AS MOTIVAÇÕES PARA O ESTUDANTE UNIVERSITÁRIO PARTICIPAR DA MOBILIDADE VIRTUAL
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243908 |
Resumo: | Em função da pandemia da Covid-19, foi implantado no Brasil em 2021, o Programa de Mobilidade Virtual em Rede (Promover), com objetivo de possibilitar aos estudantes matriculados nas universidades federais brasileiras cursarem componentes curriculares em outras instituições do sistema de forma virtual. Por se tratar de uma experiência inédita no país, esta pesquisa buscou identificar quais os motivos levaram os estudantes a participar do programa. Este estudo utilizou uma abordagem quantitativa, por um método de amostragem não probabilístico, por meio da análise de 433 questionários respondidos on-line. O software R foi utilizado para realizar a análise descritiva. Dentre as principais razões que influenciaram a decisão dos estudantes em participar da mobilidade virtual, destacam-se: adquirir conhecimentos mais atualizados para melhorar a formação; inserir novos componentes curriculares que não estejam presentes na grade obrigatória do curso, como forma de ampliar conhecimentos; aprender sobre novas culturas e regiões do país; aproveitar componente(s) curricular(es) na instituição de origem; aumentar a chance de conseguir estágio ou emprego em outras regiões. |
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AS MOTIVAÇÕES PARA O ESTUDANTE UNIVERSITÁRIO PARTICIPAR DA MOBILIDADE VIRTUALEm função da pandemia da Covid-19, foi implantado no Brasil em 2021, o Programa de Mobilidade Virtual em Rede (Promover), com objetivo de possibilitar aos estudantes matriculados nas universidades federais brasileiras cursarem componentes curriculares em outras instituições do sistema de forma virtual. Por se tratar de uma experiência inédita no país, esta pesquisa buscou identificar quais os motivos levaram os estudantes a participar do programa. Este estudo utilizou uma abordagem quantitativa, por um método de amostragem não probabilístico, por meio da análise de 433 questionários respondidos on-line. O software R foi utilizado para realizar a análise descritiva. Dentre as principais razões que influenciaram a decisão dos estudantes em participar da mobilidade virtual, destacam-se: adquirir conhecimentos mais atualizados para melhorar a formação; inserir novos componentes curriculares que não estejam presentes na grade obrigatória do curso, como forma de ampliar conhecimentos; aprender sobre novas culturas e regiões do país; aproveitar componente(s) curricular(es) na instituição de origem; aumentar a chance de conseguir estágio ou emprego em outras regiões.INPEAU/UFSC2023-01-19T15:39:29Z2023-01-19T15:39:29Z2023-01-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243908QUEIROZ, FERNANDA CRISTINA BARBOSA PEREIRASILVA, CHRISTIAN LUIZ DATHOMAZ, SOLANGE MARLENELIMA, NILTON CÉZARQUEIROZ, JAMERSON VIEGASporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-19T15:39:29Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/243908Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-01-19T15:39:29Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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Em função da pandemia da Covid-19, foi implantado no Brasil em 2021, o Programa de Mobilidade Virtual em Rede (Promover), com objetivo de possibilitar aos estudantes matriculados nas universidades federais brasileiras cursarem componentes curriculares em outras instituições do sistema de forma virtual. Por se tratar de uma experiência inédita no país, esta pesquisa buscou identificar quais os motivos levaram os estudantes a participar do programa. Este estudo utilizou uma abordagem quantitativa, por um método de amostragem não probabilístico, por meio da análise de 433 questionários respondidos on-line. O software R foi utilizado para realizar a análise descritiva. Dentre as principais razões que influenciaram a decisão dos estudantes em participar da mobilidade virtual, destacam-se: adquirir conhecimentos mais atualizados para melhorar a formação; inserir novos componentes curriculares que não estejam presentes na grade obrigatória do curso, como forma de ampliar conhecimentos; aprender sobre novas culturas e regiões do país; aproveitar componente(s) curricular(es) na instituição de origem; aumentar a chance de conseguir estágio ou emprego em outras regiões. |
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