Os Perspectógrafos de Dürer na educação matemática: história, geometria e visualização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meneguzzi, Thatieli
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92248
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2009
id UFSC_c16e1c372fc540c077fc7a79e41479a8
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/92248
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Os Perspectógrafos de Dürer na educação matemática: história, geometria e visualizaçãoEducaçãoGeometriaEstudo e ensinoPercepção espacialPerspectivaEducaçao matemáticaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2009No presente trabalho, fazemos um estudo sobre os perspectógrafos de Albrecht Dürer, que durante o Renascimento alemão, desenvolveu máquinas para desenhar em perspectiva. Nosso intento é trazer uma discussão em torno dos perspectógrafos de Dürer como ferramenta do olhar e construir imagens em perspectiva com possibilidades de aplicação em sala de aula. Acreditamos que este fato se faz importante, pois de um lado discuti-se o aspecto da história da perspectiva associada à construção de um modo de olhar e de representar e, por outro lado, as possibilidades de ensino envolvendo a história e a geometria com ênfase na visualização matemática. Desta forma, a problemática do presente trabalho é como as máquinas de Dürer - os perspectógrafos - podem ser trazidas ao ensino atual, a fim de se trabalhar conceitos geométricos espaciais, aliando a história da perspectiva e os conhecimentos empregados em torno da técnica de desenho. Aliando os perspectógrafos, a história, a visualização e a geometria, construímos uma máquina, que denominamos perspectógrafo didático, criada a partir dos perspectógrafos. Para utilizarmos o perspectógrafo didático recriamos questões trazidas da história, resolvidas pelo próprio Dürer e resolvemos as mesmas. Através disto, busca-se aliar a história da perspectiva com o ensino da geometria desenvolvendo aspectos conceituais da matemática, entre eles a visualização matemática.Flores, Cláudia ReginaUniversidade Federal de Santa CatarinaMeneguzzi, Thatieli2012-10-24T07:08:33Z2012-10-24T07:08:33Z2012-10-24T07:08:33Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis122 f.| il.application/pdf280592http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92248porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-04T19:23:53Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/92248Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T19:23:53Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Os Perspectógrafos de Dürer na educação matemática: história, geometria e visualização
title Os Perspectógrafos de Dürer na educação matemática: história, geometria e visualização
spellingShingle Os Perspectógrafos de Dürer na educação matemática: história, geometria e visualização
Meneguzzi, Thatieli
Educação
Geometria
Estudo e ensino
Percepção espacial
Perspectiva
Educaçao matemática
title_short Os Perspectógrafos de Dürer na educação matemática: história, geometria e visualização
title_full Os Perspectógrafos de Dürer na educação matemática: história, geometria e visualização
title_fullStr Os Perspectógrafos de Dürer na educação matemática: história, geometria e visualização
title_full_unstemmed Os Perspectógrafos de Dürer na educação matemática: história, geometria e visualização
title_sort Os Perspectógrafos de Dürer na educação matemática: história, geometria e visualização
author Meneguzzi, Thatieli
author_facet Meneguzzi, Thatieli
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Flores, Cláudia Regina
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Meneguzzi, Thatieli
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Geometria
Estudo e ensino
Percepção espacial
Perspectiva
Educaçao matemática
topic Educação
Geometria
Estudo e ensino
Percepção espacial
Perspectiva
Educaçao matemática
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2009
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-24T07:08:33Z
2012-10-24T07:08:33Z
2012-10-24T07:08:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 280592
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92248
identifier_str_mv 280592
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92248
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 122 f.| il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652264904065024