Como representar um piso quadriculado: história da perspectiva e ensino de geometria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Flores, Cláudia Regina
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Moretti, Méricles Thadeu
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bolema: Boletim de Educação Matemática
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10499
Resumo: Este artigo traz reflexões sobre a técnica da representação em perspectiva e a história desta técnica. A partir da representação de um quadriculado em perspectiva, três são os exemplos históricos trabalhados aqui: a regra dos dois terços, a construção de Alberti, a justa proporção de Piero della Francesca. A exploração destes exemplos históricos permitirá não só o contato com a história da invenção do espaço em perspectiva, portanto da técnica da perspectiva, mas também de conhecimentos geométricos necessários para tais construções. Ainda, a passagem por estes modos de representação permite perceber formas variadas de representação do espaço, o que implica na percepção de que o próprio espaço é construído. Isto para auxiliar na significação dos conceitos matemáticos envolvidos, bem como na elaboração de procedimentos metodológicos para o trabalho de sala de aula.
id UNESP-14_806992a5eb6a66337896d34e6b8ad8bf
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/10499
network_acronym_str UNESP-14
network_name_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository_id_str
spelling Como representar um piso quadriculado: história da perspectiva e ensino de geometriaEducação Matemática. Perspectiva. História da Perspectiva. Ensino de Geometria. Representação.Este artigo traz reflexões sobre a técnica da representação em perspectiva e a história desta técnica. A partir da representação de um quadriculado em perspectiva, três são os exemplos históricos trabalhados aqui: a regra dos dois terços, a construção de Alberti, a justa proporção de Piero della Francesca. A exploração destes exemplos históricos permitirá não só o contato com a história da invenção do espaço em perspectiva, portanto da técnica da perspectiva, mas também de conhecimentos geométricos necessários para tais construções. Ainda, a passagem por estes modos de representação permite perceber formas variadas de representação do espaço, o que implica na percepção de que o próprio espaço é construído. Isto para auxiliar na significação dos conceitos matemáticos envolvidos, bem como na elaboração de procedimentos metodológicos para o trabalho de sala de aula.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2015-09-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10499Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 18 n. 24 (2005); 79-931980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10499/6912Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessFlores, Cláudia ReginaMoretti, Méricles Thadeu2015-10-13T23:53:41Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/10499Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2015-10-13T23:53:41Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Como representar um piso quadriculado: história da perspectiva e ensino de geometria
title Como representar um piso quadriculado: história da perspectiva e ensino de geometria
spellingShingle Como representar um piso quadriculado: história da perspectiva e ensino de geometria
Flores, Cláudia Regina
Educação Matemática. Perspectiva. História da Perspectiva. Ensino de Geometria. Representação.
title_short Como representar um piso quadriculado: história da perspectiva e ensino de geometria
title_full Como representar um piso quadriculado: história da perspectiva e ensino de geometria
title_fullStr Como representar um piso quadriculado: história da perspectiva e ensino de geometria
title_full_unstemmed Como representar um piso quadriculado: história da perspectiva e ensino de geometria
title_sort Como representar um piso quadriculado: história da perspectiva e ensino de geometria
author Flores, Cláudia Regina
author_facet Flores, Cláudia Regina
Moretti, Méricles Thadeu
author_role author
author2 Moretti, Méricles Thadeu
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Flores, Cláudia Regina
Moretti, Méricles Thadeu
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática. Perspectiva. História da Perspectiva. Ensino de Geometria. Representação.
topic Educação Matemática. Perspectiva. História da Perspectiva. Ensino de Geometria. Representação.
description Este artigo traz reflexões sobre a técnica da representação em perspectiva e a história desta técnica. A partir da representação de um quadriculado em perspectiva, três são os exemplos históricos trabalhados aqui: a regra dos dois terços, a construção de Alberti, a justa proporção de Piero della Francesca. A exploração destes exemplos históricos permitirá não só o contato com a história da invenção do espaço em perspectiva, portanto da técnica da perspectiva, mas também de conhecimentos geométricos necessários para tais construções. Ainda, a passagem por estes modos de representação permite perceber formas variadas de representação do espaço, o que implica na percepção de que o próprio espaço é construído. Isto para auxiliar na significação dos conceitos matemáticos envolvidos, bem como na elaboração de procedimentos metodológicos para o trabalho de sala de aula.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10499
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10499
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10499/6912
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
dc.source.none.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 18 n. 24 (2005); 79-93
1980-4415
0103-636X
reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
collection Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com
_version_ 1800215875825958912