Como representar um piso quadriculado: história da perspectiva e ensino de geometria
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Bolema: Boletim de Educação Matemática |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10499 |
Resumo: | Este artigo traz reflexões sobre a técnica da representação em perspectiva e a história desta técnica. A partir da representação de um quadriculado em perspectiva, três são os exemplos históricos trabalhados aqui: a regra dos dois terços, a construção de Alberti, a justa proporção de Piero della Francesca. A exploração destes exemplos históricos permitirá não só o contato com a história da invenção do espaço em perspectiva, portanto da técnica da perspectiva, mas também de conhecimentos geométricos necessários para tais construções. Ainda, a passagem por estes modos de representação permite perceber formas variadas de representação do espaço, o que implica na percepção de que o próprio espaço é construído. Isto para auxiliar na significação dos conceitos matemáticos envolvidos, bem como na elaboração de procedimentos metodológicos para o trabalho de sala de aula. |
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Como representar um piso quadriculado: história da perspectiva e ensino de geometriaEducação Matemática. Perspectiva. História da Perspectiva. Ensino de Geometria. Representação.Este artigo traz reflexões sobre a técnica da representação em perspectiva e a história desta técnica. A partir da representação de um quadriculado em perspectiva, três são os exemplos históricos trabalhados aqui: a regra dos dois terços, a construção de Alberti, a justa proporção de Piero della Francesca. A exploração destes exemplos históricos permitirá não só o contato com a história da invenção do espaço em perspectiva, portanto da técnica da perspectiva, mas também de conhecimentos geométricos necessários para tais construções. Ainda, a passagem por estes modos de representação permite perceber formas variadas de representação do espaço, o que implica na percepção de que o próprio espaço é construído. Isto para auxiliar na significação dos conceitos matemáticos envolvidos, bem como na elaboração de procedimentos metodológicos para o trabalho de sala de aula.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2015-09-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10499Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 18 n. 24 (2005); 79-931980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10499/6912Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessFlores, Cláudia ReginaMoretti, Méricles Thadeu2015-10-13T23:53:41Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/10499Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2015-10-13T23:53:41Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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