Como representar um piso quadriculado: história da perspectiva e ensino de geometria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Flores, Cláudia Regina
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Moretti, Méricles Thadeu
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202696
Resumo: Este artigo traz reflexões sobre a técnica da representação em perspectiva e a história desta técnica. A partir da representação de um quadriculado em perspectiva, três são os exemplos históricos trabalhados aqui: a regra dos dois terços, a construção de Alberti, a justa proporção de Piero della Francesca. A exploração destes exemplos históricos permitirá não só o contato com a história da invenção do espaço em perspectiva, portanto da técnica da perspectiva, mas também de conhecimentos geométricos necessários para tais construções. Ainda, a passagem por estes modos de representação permite perceber formas variadas de representação do espaço, o que implica na percepção de que o próprio espaço é construído. Isto para auxiliar na significação dos conceitos matemáticos envolvidos, bem como na elaboração de procedimentos metodológicos para o trabalho de sala de aula.
id UFSC_e63fd1074d147b47d6be6ac768d762eb
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/202696
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Como representar um piso quadriculado: história da perspectiva e ensino de geometriaEducação MatemáticaPerspectivaHistória da PerspectivaEnsino de GeometriaRepresentaçãoEste artigo traz reflexões sobre a técnica da representação em perspectiva e a história desta técnica. A partir da representação de um quadriculado em perspectiva, três são os exemplos históricos trabalhados aqui: a regra dos dois terços, a construção de Alberti, a justa proporção de Piero della Francesca. A exploração destes exemplos históricos permitirá não só o contato com a história da invenção do espaço em perspectiva, portanto da técnica da perspectiva, mas também de conhecimentos geométricos necessários para tais construções. Ainda, a passagem por estes modos de representação permite perceber formas variadas de representação do espaço, o que implica na percepção de que o próprio espaço é construído. Isto para auxiliar na significação dos conceitos matemáticos envolvidos, bem como na elaboração de procedimentos metodológicos para o trabalho de sala de aula.2019-12-10T13:56:28Z2019-12-10T13:56:28Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202696Flores, Cláudia ReginaMoretti, Méricles Thadeuporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-10T13:56:28Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/202696Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-12-10T13:56:28Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Como representar um piso quadriculado: história da perspectiva e ensino de geometria
title Como representar um piso quadriculado: história da perspectiva e ensino de geometria
spellingShingle Como representar um piso quadriculado: história da perspectiva e ensino de geometria
Flores, Cláudia Regina
Educação Matemática
Perspectiva
História da Perspectiva
Ensino de Geometria
Representação
title_short Como representar um piso quadriculado: história da perspectiva e ensino de geometria
title_full Como representar um piso quadriculado: história da perspectiva e ensino de geometria
title_fullStr Como representar um piso quadriculado: história da perspectiva e ensino de geometria
title_full_unstemmed Como representar um piso quadriculado: história da perspectiva e ensino de geometria
title_sort Como representar um piso quadriculado: história da perspectiva e ensino de geometria
author Flores, Cláudia Regina
author_facet Flores, Cláudia Regina
Moretti, Méricles Thadeu
author_role author
author2 Moretti, Méricles Thadeu
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Flores, Cláudia Regina
Moretti, Méricles Thadeu
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática
Perspectiva
História da Perspectiva
Ensino de Geometria
Representação
topic Educação Matemática
Perspectiva
História da Perspectiva
Ensino de Geometria
Representação
description Este artigo traz reflexões sobre a técnica da representação em perspectiva e a história desta técnica. A partir da representação de um quadriculado em perspectiva, três são os exemplos históricos trabalhados aqui: a regra dos dois terços, a construção de Alberti, a justa proporção de Piero della Francesca. A exploração destes exemplos históricos permitirá não só o contato com a história da invenção do espaço em perspectiva, portanto da técnica da perspectiva, mas também de conhecimentos geométricos necessários para tais construções. Ainda, a passagem por estes modos de representação permite perceber formas variadas de representação do espaço, o que implica na percepção de que o próprio espaço é construído. Isto para auxiliar na significação dos conceitos matemáticos envolvidos, bem como na elaboração de procedimentos metodológicos para o trabalho de sala de aula.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2019-12-10T13:56:28Z
2019-12-10T13:56:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202696
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202696
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651957748891648