Como representar um piso quadriculado: história da perspectiva e ensino de geometria
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202696 |
Resumo: | Este artigo traz reflexões sobre a técnica da representação em perspectiva e a história desta técnica. A partir da representação de um quadriculado em perspectiva, três são os exemplos históricos trabalhados aqui: a regra dos dois terços, a construção de Alberti, a justa proporção de Piero della Francesca. A exploração destes exemplos históricos permitirá não só o contato com a história da invenção do espaço em perspectiva, portanto da técnica da perspectiva, mas também de conhecimentos geométricos necessários para tais construções. Ainda, a passagem por estes modos de representação permite perceber formas variadas de representação do espaço, o que implica na percepção de que o próprio espaço é construído. Isto para auxiliar na significação dos conceitos matemáticos envolvidos, bem como na elaboração de procedimentos metodológicos para o trabalho de sala de aula. |
id |
UFSC_e63fd1074d147b47d6be6ac768d762eb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/202696 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Como representar um piso quadriculado: história da perspectiva e ensino de geometriaEducação MatemáticaPerspectivaHistória da PerspectivaEnsino de GeometriaRepresentaçãoEste artigo traz reflexões sobre a técnica da representação em perspectiva e a história desta técnica. A partir da representação de um quadriculado em perspectiva, três são os exemplos históricos trabalhados aqui: a regra dos dois terços, a construção de Alberti, a justa proporção de Piero della Francesca. A exploração destes exemplos históricos permitirá não só o contato com a história da invenção do espaço em perspectiva, portanto da técnica da perspectiva, mas também de conhecimentos geométricos necessários para tais construções. Ainda, a passagem por estes modos de representação permite perceber formas variadas de representação do espaço, o que implica na percepção de que o próprio espaço é construído. Isto para auxiliar na significação dos conceitos matemáticos envolvidos, bem como na elaboração de procedimentos metodológicos para o trabalho de sala de aula.2019-12-10T13:56:28Z2019-12-10T13:56:28Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202696Flores, Cláudia ReginaMoretti, Méricles Thadeuporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-10T13:56:28Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/202696Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-12-10T13:56:28Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Como representar um piso quadriculado: história da perspectiva e ensino de geometria |
title |
Como representar um piso quadriculado: história da perspectiva e ensino de geometria |
spellingShingle |
Como representar um piso quadriculado: história da perspectiva e ensino de geometria Flores, Cláudia Regina Educação Matemática Perspectiva História da Perspectiva Ensino de Geometria Representação |
title_short |
Como representar um piso quadriculado: história da perspectiva e ensino de geometria |
title_full |
Como representar um piso quadriculado: história da perspectiva e ensino de geometria |
title_fullStr |
Como representar um piso quadriculado: história da perspectiva e ensino de geometria |
title_full_unstemmed |
Como representar um piso quadriculado: história da perspectiva e ensino de geometria |
title_sort |
Como representar um piso quadriculado: história da perspectiva e ensino de geometria |
author |
Flores, Cláudia Regina |
author_facet |
Flores, Cláudia Regina Moretti, Méricles Thadeu |
author_role |
author |
author2 |
Moretti, Méricles Thadeu |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Flores, Cláudia Regina Moretti, Méricles Thadeu |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Matemática Perspectiva História da Perspectiva Ensino de Geometria Representação |
topic |
Educação Matemática Perspectiva História da Perspectiva Ensino de Geometria Representação |
description |
Este artigo traz reflexões sobre a técnica da representação em perspectiva e a história desta técnica. A partir da representação de um quadriculado em perspectiva, três são os exemplos históricos trabalhados aqui: a regra dos dois terços, a construção de Alberti, a justa proporção de Piero della Francesca. A exploração destes exemplos históricos permitirá não só o contato com a história da invenção do espaço em perspectiva, portanto da técnica da perspectiva, mas também de conhecimentos geométricos necessários para tais construções. Ainda, a passagem por estes modos de representação permite perceber formas variadas de representação do espaço, o que implica na percepção de que o próprio espaço é construído. Isto para auxiliar na significação dos conceitos matemáticos envolvidos, bem como na elaboração de procedimentos metodológicos para o trabalho de sala de aula. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005 2019-12-10T13:56:28Z 2019-12-10T13:56:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202696 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202696 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651957748891648 |