O ideário democrático e popular na educação: um inventário crítico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kataoka, Emyly Kathyury
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/195837
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2018.
id UFSC_c1c37972e32234fcaf8bc13b29ff0e44
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/195837
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaKataoka, Emyly KathyuryMarcassa, Luciana Pedrosa2019-05-09T15:15:46Z2019-05-09T15:15:46Z2018356670https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/195837Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2018.Muitos estudos partem da análise da educação para disto derivar seu potencial impacto político mais geral. Ao contrário, entendemos que este movimento ocorre de maneira inversa, por isso, buscamos captar a relação entre o movimento geral da classe trabalhadora e as lutas na educação. O objetivo central desta tese foi analisar e discutir as ideias e concepções de educação que derivaram da Estratégia Democrática e Popular (EDP), abordando como a educação passou a ser pensada, formulada e proposta, expressando aspectos centrais da estratégia democrática e popular então assumida como estratégia hegemônica nas lutas da classe trabalhadora. O estudo foi fundamentalmente bibliográfico, contando também com a análise histórica, conceitual e documental para desvendar o movimento do real, utilizando perspectiva teórica da tradição marxista, e delimitado o período de gênese, desenvolvimento e auge da EDP (final dos anos 1970 até 2002). Analisamos como se organizou uma parcela da classe trabalhadora, aqueles dispostos a defender a educação na sua relação com a mobilização geral da classe, e como sustentaram as mesmas tarefas concretas e horizontes políticos de médio prazo da EDP, refletindo sobre a difusão de tal estratégia no movimento educacional e a assimilação de parte deste ideário, abordando a luta do campo da educação pela democratização da educação, principal bandeira desta área a partir da década de 1980 até o início dos anos 2000. Por ter enfrentado a mesma conjuntura, os mesmos dilemas e conflitos, o campo educacional acabou expressando, de forma particular, a consciência prática da classe trabalhadora em seu conjunto, daí que tenha sido possível identificar um ideário democrático e popular no campo educacional e nossa pesquisa tratou de demonstrar sua presença, bem como as consequências para as lutas educacionais. Nos interessou evidenciar os limites da EDP e das lutas orientadas por esta estratégia, ao mostrar a causalidade histórica que produziu o fenômeno. Esperamos ter contribuído e municiar para a superação da EDP, considerada por nós como uma estratégia controversa e limitada, capturando as novidades do real, e armando a classe para os seus embates cotidianos e históricos.Abstract : Many studies come from the education analysis to, from this, derivate it s potential impact at the more general politics. Otherwise, we understand that these movement happens in an inverse way and because of that, we try to understand the relationship between the general movement of the working class and the educational struggles. The central objective of this thesis was to analyse and discuss the ideas and concepts of education deviated from Democratic and Popular Strategy (DPS), covering how the education come to be thought, formulated and proposed, expressing central aspects of the Democratic and Popular Strategy, then assumed as the hegemonic one in the struggles of the working class in our country. The study was fundamentally bibliographical, also using historical, conceptual and documental analysis to unraveling the movement or the real, using the theoretical perspective of marxist tradition, and limiting the period of the genesis, development and the highest point of the DPS (from late 1970 s to 2002). We have analysed how a share of the working class have organized itself, those in disposition to defend the education in its relationship with general movement of working class, and how the keep the same concrete tasks and half term political horizons from DPS, reflecting about the spreading of such strategy in the educational movement and the assimilation of part of this principle. Beginning from the gestation of such relationship, the struggle in the educational field for democratization of education, major claim of this area from the 1980 s to the begging of 2000 s. By have faced the same conjuncture, the same doubts and conflicts, the educational field ended up expressing, in a private way, the practical conscious of the whole working class. Then it was possible to identify a democratic and popular principle in the educational field and our research worked in show its presence, such as the consequences for the educational struggles. We were interested in keeping evident the limits of DPS and the fights guided for this strategy, by showing the historical causality that produced the phenomenon and so we wish to contribute and prepare ourselves to the overcoming of the DPS, that we consider as a controversial and limited strategy, taking the news of the real and arming the working class to its daylight and historical struggles.537 p.porEducaçãoDemocratização da educaçãoO ideário democrático e popular na educação: um inventário críticoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPEED1340-T.pdfPEED1340-T.pdfapplication/pdf2942132https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/195837/1/PEED1340-T.pdfbc2a43a2055645a4d54a2bf1d0d2a255MD51123456789/1958372019-05-10 13:55:33.25oai:repositorio.ufsc.br:123456789/195837Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-05-10T16:55:33Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O ideário democrático e popular na educação: um inventário crítico
title O ideário democrático e popular na educação: um inventário crítico
spellingShingle O ideário democrático e popular na educação: um inventário crítico
Kataoka, Emyly Kathyury
Educação
Democratização da educação
title_short O ideário democrático e popular na educação: um inventário crítico
title_full O ideário democrático e popular na educação: um inventário crítico
title_fullStr O ideário democrático e popular na educação: um inventário crítico
title_full_unstemmed O ideário democrático e popular na educação: um inventário crítico
title_sort O ideário democrático e popular na educação: um inventário crítico
author Kataoka, Emyly Kathyury
author_facet Kataoka, Emyly Kathyury
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Kataoka, Emyly Kathyury
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marcassa, Luciana Pedrosa
contributor_str_mv Marcassa, Luciana Pedrosa
dc.subject.classification.none.fl_str_mv Educação
Democratização da educação
topic Educação
Democratização da educação
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2018.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-05-09T15:15:46Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-05-09T15:15:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/195837
dc.identifier.other.none.fl_str_mv 356670
identifier_str_mv 356670
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/195837
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 537 p.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/195837/1/PEED1340-T.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv bc2a43a2055645a4d54a2bf1d0d2a255
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805001054715904