The impact of strategic planning instruction on learner's accurate oral performance of english as a foreign language

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Specht, André Luís
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/123311
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários, Florianópolis, 2014.
id UFSC_c1dad8e18be6fe30f7afadb85049071f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/123311
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling The impact of strategic planning instruction on learner's accurate oral performance of english as a foreign languageLiteraturaLingua inglesaEstudo e ensinoPlanejamento estrategicoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários, Florianópolis, 2014.O presente estudo investigou o impacto da instrução em planejamento estratégico no desempenho oral e percepção de 6 aprendizes brasileiros de inglês como L2. Os participantes, acadêmicos de Letras-Inglês da Unicentro-PR, campus Irati, produziram três tarefas de narrativas de imagens sob três condições diferentes: (1) sem tempo para planejar; (2) com tempo para planejar; e (3) com tempo para planejar depois de sessões instrucionais sobre como planejar. Além do mais, os participantes responderam um questionário após a realização de cada tarefa com o objetivo de conhecer as suas opiniões sobre as condições e as tarefas. Análises quantitativas e qualitativas foram conduzidas para examinar o desempenho oral dos participantes na dimensão da acurácia e percepção do processo, respectivamente. No geral, as análises estatísticas revelaram que o planejamento estratégico não produziu impacto significantivo no desempenho oral dos participantes em nível de acurácia antes e depois das sessões instrucionais. Contudo, resultados estatísticos beiraram significância nas narrativas orais produzidas depois das sessões instrucionais, o que sugere um efeito positivo do planejamento estratégico e da instrução na produção oral em nível de acurácia. As análises qualitativas dos questionários pós-tarefa forneceram evidências positivas do papel da instrução em planejamento estratégico no que diz respeito à percepção dos participantes e ao uso de estratégias de aprendizagem durante o tempo para planejar. Estas descobertas podem contribuir para o campo da aquisição em L2 e ensino de língua estrangeira.<br>D'Ely, Raquel Carolina Souza FerrazUniversidade Federal de Santa CatarinaSpecht, André Luís2014-08-06T18:04:01Z2014-08-06T18:04:01Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis97 p.| il., grafs., tabs.application/pdf326462https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/123311engreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-07T19:01:16Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/123311Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-03-07T19:01:16Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv The impact of strategic planning instruction on learner's accurate oral performance of english as a foreign language
title The impact of strategic planning instruction on learner's accurate oral performance of english as a foreign language
spellingShingle The impact of strategic planning instruction on learner's accurate oral performance of english as a foreign language
Specht, André Luís
Literatura
Lingua inglesa
Estudo e ensino
Planejamento estrategico
title_short The impact of strategic planning instruction on learner's accurate oral performance of english as a foreign language
title_full The impact of strategic planning instruction on learner's accurate oral performance of english as a foreign language
title_fullStr The impact of strategic planning instruction on learner's accurate oral performance of english as a foreign language
title_full_unstemmed The impact of strategic planning instruction on learner's accurate oral performance of english as a foreign language
title_sort The impact of strategic planning instruction on learner's accurate oral performance of english as a foreign language
author Specht, André Luís
author_facet Specht, André Luís
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv D'Ely, Raquel Carolina Souza Ferraz
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Specht, André Luís
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura
Lingua inglesa
Estudo e ensino
Planejamento estrategico
topic Literatura
Lingua inglesa
Estudo e ensino
Planejamento estrategico
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários, Florianópolis, 2014.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08-06T18:04:01Z
2014-08-06T18:04:01Z
2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 326462
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/123311
identifier_str_mv 326462
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/123311
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 97 p.| il., grafs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652047799549952