The impact of strategic planning instruction on learner's accurate oral performance of english as a foreign language
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/123311 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários, Florianópolis, 2014. |
id |
UFSC_c1dad8e18be6fe30f7afadb85049071f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/123311 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
The impact of strategic planning instruction on learner's accurate oral performance of english as a foreign languageLiteraturaLingua inglesaEstudo e ensinoPlanejamento estrategicoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários, Florianópolis, 2014.O presente estudo investigou o impacto da instrução em planejamento estratégico no desempenho oral e percepção de 6 aprendizes brasileiros de inglês como L2. Os participantes, acadêmicos de Letras-Inglês da Unicentro-PR, campus Irati, produziram três tarefas de narrativas de imagens sob três condições diferentes: (1) sem tempo para planejar; (2) com tempo para planejar; e (3) com tempo para planejar depois de sessões instrucionais sobre como planejar. Além do mais, os participantes responderam um questionário após a realização de cada tarefa com o objetivo de conhecer as suas opiniões sobre as condições e as tarefas. Análises quantitativas e qualitativas foram conduzidas para examinar o desempenho oral dos participantes na dimensão da acurácia e percepção do processo, respectivamente. No geral, as análises estatísticas revelaram que o planejamento estratégico não produziu impacto significantivo no desempenho oral dos participantes em nível de acurácia antes e depois das sessões instrucionais. Contudo, resultados estatísticos beiraram significância nas narrativas orais produzidas depois das sessões instrucionais, o que sugere um efeito positivo do planejamento estratégico e da instrução na produção oral em nível de acurácia. As análises qualitativas dos questionários pós-tarefa forneceram evidências positivas do papel da instrução em planejamento estratégico no que diz respeito à percepção dos participantes e ao uso de estratégias de aprendizagem durante o tempo para planejar. Estas descobertas podem contribuir para o campo da aquisição em L2 e ensino de língua estrangeira.<br>D'Ely, Raquel Carolina Souza FerrazUniversidade Federal de Santa CatarinaSpecht, André Luís2014-08-06T18:04:01Z2014-08-06T18:04:01Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis97 p.| il., grafs., tabs.application/pdf326462https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/123311engreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-07T19:01:16Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/123311Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-03-07T19:01:16Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
The impact of strategic planning instruction on learner's accurate oral performance of english as a foreign language |
title |
The impact of strategic planning instruction on learner's accurate oral performance of english as a foreign language |
spellingShingle |
The impact of strategic planning instruction on learner's accurate oral performance of english as a foreign language Specht, André Luís Literatura Lingua inglesa Estudo e ensino Planejamento estrategico |
title_short |
The impact of strategic planning instruction on learner's accurate oral performance of english as a foreign language |
title_full |
The impact of strategic planning instruction on learner's accurate oral performance of english as a foreign language |
title_fullStr |
The impact of strategic planning instruction on learner's accurate oral performance of english as a foreign language |
title_full_unstemmed |
The impact of strategic planning instruction on learner's accurate oral performance of english as a foreign language |
title_sort |
The impact of strategic planning instruction on learner's accurate oral performance of english as a foreign language |
author |
Specht, André Luís |
author_facet |
Specht, André Luís |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
D'Ely, Raquel Carolina Souza Ferraz Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Specht, André Luís |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura Lingua inglesa Estudo e ensino Planejamento estrategico |
topic |
Literatura Lingua inglesa Estudo e ensino Planejamento estrategico |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários, Florianópolis, 2014. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-08-06T18:04:01Z 2014-08-06T18:04:01Z 2014 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
326462 https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/123311 |
identifier_str_mv |
326462 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/123311 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
97 p.| il., grafs., tabs. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652047799549952 |