Entre Kandinsky, crianças e corpo: Um exercício de uma pedagogia pobre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Flores, Cláudia Regina
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202572
Resumo: Resumo: Este é um texto-experiência, na medida em que fomos afetados por uma pedagogia pobre. Partindo de uma pesquisa maior, norteada pela questão sobre como pinturas do corpo humano potencializam exercícios do pensamento matemático, quatro oficinas foram elaboradas com pinturas de Kandinsky e desenvolvidas com crianças de uma sala de aula de quinto ano do Ensino Fundamental. Consideramos o conjunto dessas oficinas como um dispositivo que atualiza virtualidades, onde imagens da arte e diálogos de crianças dão lugar a um exercício de uma pedagogia pobre. O objetivo é, portanto, exercitar, com essas oficinas, os conceitos de acontecimento, experiência e pesquisa crítica, como ferramenta de análise na pesquisa educacional e prática pedagógica.
id UFSC_7009ea1583b5cef7de85d3a531745eb7
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/202572
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Entre Kandinsky, crianças e corpo: Um exercício de uma pedagogia pobreEducação MatemáticaArtes VisuaisVisualidadePesquisa CríticaResumo: Este é um texto-experiência, na medida em que fomos afetados por uma pedagogia pobre. Partindo de uma pesquisa maior, norteada pela questão sobre como pinturas do corpo humano potencializam exercícios do pensamento matemático, quatro oficinas foram elaboradas com pinturas de Kandinsky e desenvolvidas com crianças de uma sala de aula de quinto ano do Ensino Fundamental. Consideramos o conjunto dessas oficinas como um dispositivo que atualiza virtualidades, onde imagens da arte e diálogos de crianças dão lugar a um exercício de uma pedagogia pobre. O objetivo é, portanto, exercitar, com essas oficinas, os conceitos de acontecimento, experiência e pesquisa crítica, como ferramenta de análise na pesquisa educacional e prática pedagógica.2019-12-09T15:11:41Z2019-12-09T15:11:41Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202572Flores, Cláudia Reginaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-09T15:11:41Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/202572Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-12-09T15:11:41Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Entre Kandinsky, crianças e corpo: Um exercício de uma pedagogia pobre
title Entre Kandinsky, crianças e corpo: Um exercício de uma pedagogia pobre
spellingShingle Entre Kandinsky, crianças e corpo: Um exercício de uma pedagogia pobre
Flores, Cláudia Regina
Educação Matemática
Artes Visuais
Visualidade
Pesquisa Crítica
title_short Entre Kandinsky, crianças e corpo: Um exercício de uma pedagogia pobre
title_full Entre Kandinsky, crianças e corpo: Um exercício de uma pedagogia pobre
title_fullStr Entre Kandinsky, crianças e corpo: Um exercício de uma pedagogia pobre
title_full_unstemmed Entre Kandinsky, crianças e corpo: Um exercício de uma pedagogia pobre
title_sort Entre Kandinsky, crianças e corpo: Um exercício de uma pedagogia pobre
author Flores, Cláudia Regina
author_facet Flores, Cláudia Regina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Flores, Cláudia Regina
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática
Artes Visuais
Visualidade
Pesquisa Crítica
topic Educação Matemática
Artes Visuais
Visualidade
Pesquisa Crítica
description Resumo: Este é um texto-experiência, na medida em que fomos afetados por uma pedagogia pobre. Partindo de uma pesquisa maior, norteada pela questão sobre como pinturas do corpo humano potencializam exercícios do pensamento matemático, quatro oficinas foram elaboradas com pinturas de Kandinsky e desenvolvidas com crianças de uma sala de aula de quinto ano do Ensino Fundamental. Consideramos o conjunto dessas oficinas como um dispositivo que atualiza virtualidades, onde imagens da arte e diálogos de crianças dão lugar a um exercício de uma pedagogia pobre. O objetivo é, portanto, exercitar, com essas oficinas, os conceitos de acontecimento, experiência e pesquisa crítica, como ferramenta de análise na pesquisa educacional e prática pedagógica.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2019-12-09T15:11:41Z
2019-12-09T15:11:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202572
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202572
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652052340932608