Uma matemática financeira para o ensino nas escolas alemãs de Antônio Carlos (SC)
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244552 |
Resumo: | Com a instalação de escolas alemãs no município de Antônio Carlos (SC), e dentre as proposições para um ensino da matemática, via-se a indicação de conteúdos que se voltavam para atividades cotidianas, notadamente aquelas ligadas ao comércio e a economia. Em face dos cadernos escolares do aluno José Junkes, datados de 1942, da Escola Isolada Egito, uma das escolas alemãs instaladas em Antônio Carlos, objetiva-se aqui analisar se e como tal discurso se constituía como um agente e efeito de uma educação financeira. Para este estudo, apoia-se em ferramentas teóricometodológicas a partir dos estudos de Michel Foucault. Por ora, observa-se que práticas financeiras e de comércio se apresentam na matemática escolar alemã voltando-se para a preparação para o trabalho comerciário, bem como para formar indivíduos que saibam economizar. Essas práticas, portanto, se configuram como efeito e agente para o discurso atual da educação financeira. |
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Com a instalação de escolas alemãs no município de Antônio Carlos (SC), e dentre as proposições para um ensino da matemática, via-se a indicação de conteúdos que se voltavam para atividades cotidianas, notadamente aquelas ligadas ao comércio e a economia. Em face dos cadernos escolares do aluno José Junkes, datados de 1942, da Escola Isolada Egito, uma das escolas alemãs instaladas em Antônio Carlos, objetiva-se aqui analisar se e como tal discurso se constituía como um agente e efeito de uma educação financeira. Para este estudo, apoia-se em ferramentas teóricometodológicas a partir dos estudos de Michel Foucault. Por ora, observa-se que práticas financeiras e de comércio se apresentam na matemática escolar alemã voltando-se para a preparação para o trabalho comerciário, bem como para formar indivíduos que saibam economizar. Essas práticas, portanto, se configuram como efeito e agente para o discurso atual da educação financeira. |
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