APONTAMENTOS INICIAIS SOBRE A DESIGUALDADE RACIAL E A GESTÃO UNIVERSITÁRIA: UM OLHAR PARA A UNIVERSIDADE PRIVADA, A PARTIR DO CICLO DE POLÍTICAS
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131817 |
Resumo: | Este texto, fragmento da proposta de dissertação no Mestrado em Gestão Educacional, apresenta apontamentos iniciais acerca da desigualdade racial e da trajetória do negro no Brasil, desde a abolição da escravidão, até a implementação das políticas de Ações Afirmativas, voltadas para a igualdade. Utilizando a Abordagem do Ciclo de Políticas de Stephen Ball, para analisar as conquistas dos Movimentos Negros, a consolidação de leis e sua interpretação pela sociedade, o texto aborda relatividade do mérito em uma sociedade desigual e propõe um olhar para o setor privado, especialmente para a Universidade. Através da primeira análise de alguns dados sociais, de três Universidades privadas do Rio Grande do Sul, sob a luz das Ações Afirmativas, o texto sugere, na gestão universitária, um caminho para a reversão da desigualdade. |
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APONTAMENTOS INICIAIS SOBRE A DESIGUALDADE RACIAL E A GESTÃO UNIVERSITÁRIA: UM OLHAR PARA A UNIVERSIDADE PRIVADA, A PARTIR DO CICLO DE POLÍTICASRacismo Institucional – Ações Afirmativas – Cotas Raciais – Desigualdade Racial – Universidade Privada.Este texto, fragmento da proposta de dissertação no Mestrado em Gestão Educacional, apresenta apontamentos iniciais acerca da desigualdade racial e da trajetória do negro no Brasil, desde a abolição da escravidão, até a implementação das políticas de Ações Afirmativas, voltadas para a igualdade. Utilizando a Abordagem do Ciclo de Políticas de Stephen Ball, para analisar as conquistas dos Movimentos Negros, a consolidação de leis e sua interpretação pela sociedade, o texto aborda relatividade do mérito em uma sociedade desigual e propõe um olhar para o setor privado, especialmente para a Universidade. Através da primeira análise de alguns dados sociais, de três Universidades privadas do Rio Grande do Sul, sob a luz das Ações Afirmativas, o texto sugere, na gestão universitária, um caminho para a reversão da desigualdade.INPEAU2015-04-08T14:29:48Z2015-04-08T14:29:48Z2014-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-00-4https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131817Cassel, CássioRocha, Maria Aparecida Marques daporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-08T14:29:48Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/131817Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-04-08T14:29:48Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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