Proposta de uma oficina utilizando a temática cosméticos para o ensino de química no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schlemper, Jaqueline
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/228873
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Blumenau. Licenciatura em Química
id UFSC_c62837bc25a0dcb3d9f02260d0c6a90f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/228873
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Proposta de uma oficina utilizando a temática cosméticos para o ensino de química no ensino médioCosméticosOficina temáticaAlfabetização científica e tecnológicaEnsino de químicaTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Blumenau. Licenciatura em QuímicaAs oficinas temáticas são um recurso didático que possibilitam a aproximação de conceitos teóricos com a prática. No Ensino de Química, podem proporcionar aos estudantes autonomia na construção dos conhecimentos e incentivar o protagonismo do próprio processo de aprendizagem. Este trabalho teve como objetivo elaborar e desenvolver uma oficina temática sobre cosméticos para a contextualização das reações de substituição nucleofílicas alifáticas, como forma de contribuir para a alfabetização cientifica e tecnológica deles, por meio da abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade. A oficina foi realizada em uma turma de estudantes da sexta fase do curso técnico integrado em Química, do Instituto Federal de Santa Catarina de Jaraguá do Sul/SC. Para o levantamento de dados, os estudantes responderam dois questionários virtuais. O primeiro, antes da oficina, buscou conhecer os hábitos de consumo e analisar o conhecimento dos estudantes sobre os cosméticos. O segundo, após a realização da oficina, foi para verificar as percepções dos estudantes sobre a oficina. O cosmético abordado na oficina foi o sabonete líquido e a problematização foi pensada a partir de uma notícia falsa. Por meio dos questionários e das atividades realizadas durante a oficina, constatou-se que os estudantes apreciaram a oficina temática, concordaram com a relevância do tema cosméticos e compreenderam que a Química vai além dos conhecimentos escolares. Estima-se que a oficina contribuiu, parcialmente, para o desenvolvimento de características de pessoas alfabetizadas científica e tecnologicamente, entretanto, este resultado não pode ser conclusivo porque apenas quarenta por cento dos estudantes responderam ao questionário final.Blumenau, SCRichetti, Graziela PiccoliUniversidade Federal de Santa CatarinaSchlemper, Jaqueline2021-10-08T13:04:54Z2021-10-08T13:04:54Z2021-09-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis72application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/228873info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2021-10-08T13:04:54Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/228873Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-10-08T13:04:54Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Proposta de uma oficina utilizando a temática cosméticos para o ensino de química no ensino médio
title Proposta de uma oficina utilizando a temática cosméticos para o ensino de química no ensino médio
spellingShingle Proposta de uma oficina utilizando a temática cosméticos para o ensino de química no ensino médio
Schlemper, Jaqueline
Cosméticos
Oficina temática
Alfabetização científica e tecnológica
Ensino de química
title_short Proposta de uma oficina utilizando a temática cosméticos para o ensino de química no ensino médio
title_full Proposta de uma oficina utilizando a temática cosméticos para o ensino de química no ensino médio
title_fullStr Proposta de uma oficina utilizando a temática cosméticos para o ensino de química no ensino médio
title_full_unstemmed Proposta de uma oficina utilizando a temática cosméticos para o ensino de química no ensino médio
title_sort Proposta de uma oficina utilizando a temática cosméticos para o ensino de química no ensino médio
author Schlemper, Jaqueline
author_facet Schlemper, Jaqueline
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Richetti, Graziela Piccoli
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Schlemper, Jaqueline
dc.subject.por.fl_str_mv Cosméticos
Oficina temática
Alfabetização científica e tecnológica
Ensino de química
topic Cosméticos
Oficina temática
Alfabetização científica e tecnológica
Ensino de química
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Blumenau. Licenciatura em Química
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-08T13:04:54Z
2021-10-08T13:04:54Z
2021-09-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/228873
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/228873
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 72
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Blumenau, SC
publisher.none.fl_str_mv Blumenau, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652377369083904