Os jovens do Ensino Médio e os desafios da formação humana integral, a partir da abordagem dos cadernos formativos do PNEM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199669 |
Resumo: | TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia. |
id |
UFSC_c726a852a45642912cb8156220aaae9b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/199669 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Os jovens do Ensino Médio e os desafios da formação humana integral, a partir da abordagem dos cadernos formativos do PNEMPNEMEnsino MédioFormação humana integralTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.A investigação trata das principais mudanças que ocorreram na Educação Básica nas últimas décadas, em destaque para as mudanças ocorridas no Ensino Médio. Com isso, se propôs a fazer uma análise bibliográfica sobre uma nova proposta de currículo concebida no documento do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM), que visa à formação continuada de professores das redes estaduais de ensino. O eixo central de análise se volta para a perspectiva de formação humana integral contida nos cadernos formativos da primeira etapa do PNEM. Além disso, pretendeu fazer uma breve análise sobre os sujeitos que frequentam o Ensino Médio e seus interesses em relação à escola.The research deals with the main changes that have occurred in Basic Education in the last decades, highlighting the changes that occurred in High School. With that, it proposed to make a bibliographic analysis about a new curriculum proposal conceived in the document of the National Pact for the Strengthening of Secondary Education (PNEM) that aims at the continuous formation of teachers of the state educational networks. The central axis of analysis turns to the perspective of integral human formation contained in the training books of the first phase of the PNEM. In addition, he intended to make a brief analysis about subjects who attend high school and their interests in relation to the school.Florianópolis, SCDantas, Jéferson SilveiraUniversidade Federal de Santa CatarinaMaçaneiro, Renata2019-08-07T13:33:49Z2019-08-07T13:33:49Z2016-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199669info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2019-08-07T13:33:49Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/199669Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-08-07T13:33:49Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os jovens do Ensino Médio e os desafios da formação humana integral, a partir da abordagem dos cadernos formativos do PNEM |
title |
Os jovens do Ensino Médio e os desafios da formação humana integral, a partir da abordagem dos cadernos formativos do PNEM |
spellingShingle |
Os jovens do Ensino Médio e os desafios da formação humana integral, a partir da abordagem dos cadernos formativos do PNEM Maçaneiro, Renata PNEM Ensino Médio Formação humana integral |
title_short |
Os jovens do Ensino Médio e os desafios da formação humana integral, a partir da abordagem dos cadernos formativos do PNEM |
title_full |
Os jovens do Ensino Médio e os desafios da formação humana integral, a partir da abordagem dos cadernos formativos do PNEM |
title_fullStr |
Os jovens do Ensino Médio e os desafios da formação humana integral, a partir da abordagem dos cadernos formativos do PNEM |
title_full_unstemmed |
Os jovens do Ensino Médio e os desafios da formação humana integral, a partir da abordagem dos cadernos formativos do PNEM |
title_sort |
Os jovens do Ensino Médio e os desafios da formação humana integral, a partir da abordagem dos cadernos formativos do PNEM |
author |
Maçaneiro, Renata |
author_facet |
Maçaneiro, Renata |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Dantas, Jéferson Silveira Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maçaneiro, Renata |
dc.subject.por.fl_str_mv |
PNEM Ensino Médio Formação humana integral |
topic |
PNEM Ensino Médio Formação humana integral |
description |
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-05 2019-08-07T13:33:49Z 2019-08-07T13:33:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199669 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199669 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652381195337728 |