Os jovens do Ensino Médio e os desafios da formação humana integral, a partir da abordagem dos cadernos formativos do PNEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maçaneiro, Renata
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199669
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.
id UFSC_c726a852a45642912cb8156220aaae9b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/199669
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Os jovens do Ensino Médio e os desafios da formação humana integral, a partir da abordagem dos cadernos formativos do PNEMPNEMEnsino MédioFormação humana integralTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.A investigação trata das principais mudanças que ocorreram na Educação Básica nas últimas décadas, em destaque para as mudanças ocorridas no Ensino Médio. Com isso, se propôs a fazer uma análise bibliográfica sobre uma nova proposta de currículo concebida no documento do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM), que visa à formação continuada de professores das redes estaduais de ensino. O eixo central de análise se volta para a perspectiva de formação humana integral contida nos cadernos formativos da primeira etapa do PNEM. Além disso, pretendeu fazer uma breve análise sobre os sujeitos que frequentam o Ensino Médio e seus interesses em relação à escola.The research deals with the main changes that have occurred in Basic Education in the last decades, highlighting the changes that occurred in High School. With that, it proposed to make a bibliographic analysis about a new curriculum proposal conceived in the document of the National Pact for the Strengthening of Secondary Education (PNEM) that aims at the continuous formation of teachers of the state educational networks. The central axis of analysis turns to the perspective of integral human formation contained in the training books of the first phase of the PNEM. In addition, he intended to make a brief analysis about subjects who attend high school and their interests in relation to the school.Florianópolis, SCDantas, Jéferson SilveiraUniversidade Federal de Santa CatarinaMaçaneiro, Renata2019-08-07T13:33:49Z2019-08-07T13:33:49Z2016-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199669info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2019-08-07T13:33:49Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/199669Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-08-07T13:33:49Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Os jovens do Ensino Médio e os desafios da formação humana integral, a partir da abordagem dos cadernos formativos do PNEM
title Os jovens do Ensino Médio e os desafios da formação humana integral, a partir da abordagem dos cadernos formativos do PNEM
spellingShingle Os jovens do Ensino Médio e os desafios da formação humana integral, a partir da abordagem dos cadernos formativos do PNEM
Maçaneiro, Renata
PNEM
Ensino Médio
Formação humana integral
title_short Os jovens do Ensino Médio e os desafios da formação humana integral, a partir da abordagem dos cadernos formativos do PNEM
title_full Os jovens do Ensino Médio e os desafios da formação humana integral, a partir da abordagem dos cadernos formativos do PNEM
title_fullStr Os jovens do Ensino Médio e os desafios da formação humana integral, a partir da abordagem dos cadernos formativos do PNEM
title_full_unstemmed Os jovens do Ensino Médio e os desafios da formação humana integral, a partir da abordagem dos cadernos formativos do PNEM
title_sort Os jovens do Ensino Médio e os desafios da formação humana integral, a partir da abordagem dos cadernos formativos do PNEM
author Maçaneiro, Renata
author_facet Maçaneiro, Renata
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dantas, Jéferson Silveira
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Maçaneiro, Renata
dc.subject.por.fl_str_mv PNEM
Ensino Médio
Formação humana integral
topic PNEM
Ensino Médio
Formação humana integral
description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-05
2019-08-07T13:33:49Z
2019-08-07T13:33:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199669
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199669
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652381195337728