JOGOS, BRINCADEIRAS E EDUCAÇÃO SOCIAL: COM A PALAVRA OS EDUCADORES E EDUCADORAS DO PROJETO BRINCADEIRAS COM MENINAS E MENINOS DO VALE DO IVAÍ-PR.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199373 |
Resumo: | A Educação Social no Brasil é uma área nova da educação, a qual está em processo de constituição. Esta busca na atualidade consolidar-se em diversos âmbitos, a exemplo, o âmbito formativo. A área trabalha com pessoas que tiveram seus direitos violados, mais comumente desenvolve suas ações com a infância, adolescência e juventude. Estes são os grupos sociais alcançados pelo projeto de extensão universitária “Brincadeiras com meninas e meninos do Vale do Ivaí-PR”. O presente estudo tem como objetivo analisar a ação educativa desenvolvida por educadores/as sociais com a linguagem dos jogos e brincadeiras. A pesquisa de cunho qualitativo, foi organizada como estudo de caso. A técnica de coleta de dados aplicada foi o grupo focal. A coleta realizou-se em três encontros com educadores (as) sociais e acadêmicos (as) participantes do projeto e antigos participantes. Para a análise de dados utilizamos a análise de conteúdo de Laurence Bardin. Constatou-se com a pesquisa os seguintes resultados: a) os/as educadores(as) sociais utilizam-se de jogos e brincadeiras como forma de aproximação das crianças, adolescentes e jovens; b) a formação que os/as educadores (as) obtiveram no projeto de extensão foi fundamental para atuação na área educacional; c) o município em que o projeto de extensão é desenvolvido tem um cenário vasto de violação de direitos no que tange a infância e adolescência empobrecida e d) a Educação Social pode contribuir para a efetivação da participação social infanto-juvenil, especialmente no que se refere a esfera da garantia e reivindicação de direitos humanos. |
id |
UFSC_c97e0be558d51c3ed8d2e90ebe9efa31 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/199373 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
JOGOS, BRINCADEIRAS E EDUCAÇÃO SOCIAL: COM A PALAVRA OS EDUCADORES E EDUCADORAS DO PROJETO BRINCADEIRAS COM MENINAS E MENINOS DO VALE DO IVAÍ-PR.Educação SocialJogos e BrincadeirasCrianças e AdolescentesA Educação Social no Brasil é uma área nova da educação, a qual está em processo de constituição. Esta busca na atualidade consolidar-se em diversos âmbitos, a exemplo, o âmbito formativo. A área trabalha com pessoas que tiveram seus direitos violados, mais comumente desenvolve suas ações com a infância, adolescência e juventude. Estes são os grupos sociais alcançados pelo projeto de extensão universitária “Brincadeiras com meninas e meninos do Vale do Ivaí-PR”. O presente estudo tem como objetivo analisar a ação educativa desenvolvida por educadores/as sociais com a linguagem dos jogos e brincadeiras. A pesquisa de cunho qualitativo, foi organizada como estudo de caso. A técnica de coleta de dados aplicada foi o grupo focal. A coleta realizou-se em três encontros com educadores (as) sociais e acadêmicos (as) participantes do projeto e antigos participantes. Para a análise de dados utilizamos a análise de conteúdo de Laurence Bardin. Constatou-se com a pesquisa os seguintes resultados: a) os/as educadores(as) sociais utilizam-se de jogos e brincadeiras como forma de aproximação das crianças, adolescentes e jovens; b) a formação que os/as educadores (as) obtiveram no projeto de extensão foi fundamental para atuação na área educacional; c) o município em que o projeto de extensão é desenvolvido tem um cenário vasto de violação de direitos no que tange a infância e adolescência empobrecida e d) a Educação Social pode contribuir para a efetivação da participação social infanto-juvenil, especialmente no que se refere a esfera da garantia e reivindicação de direitos humanos.2019-07-28T12:34:00Z2019-07-28T12:34:00Z2019-07-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf1983-6554https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199373NATALI, Paula MarçalNERI, Daise Natielen dos SantosSOUZA, Thaís Godoi deCRUZ, Jaqueline LimaFERREIRA, Tamires Fernandaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-28T12:34:02Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/199373Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-07-28T12:34:02Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
JOGOS, BRINCADEIRAS E EDUCAÇÃO SOCIAL: COM A PALAVRA OS EDUCADORES E EDUCADORAS DO PROJETO BRINCADEIRAS COM MENINAS E MENINOS DO VALE DO IVAÍ-PR. |
title |
JOGOS, BRINCADEIRAS E EDUCAÇÃO SOCIAL: COM A PALAVRA OS EDUCADORES E EDUCADORAS DO PROJETO BRINCADEIRAS COM MENINAS E MENINOS DO VALE DO IVAÍ-PR. |
spellingShingle |
JOGOS, BRINCADEIRAS E EDUCAÇÃO SOCIAL: COM A PALAVRA OS EDUCADORES E EDUCADORAS DO PROJETO BRINCADEIRAS COM MENINAS E MENINOS DO VALE DO IVAÍ-PR. NATALI, Paula Marçal Educação Social Jogos e Brincadeiras Crianças e Adolescentes |
title_short |
JOGOS, BRINCADEIRAS E EDUCAÇÃO SOCIAL: COM A PALAVRA OS EDUCADORES E EDUCADORAS DO PROJETO BRINCADEIRAS COM MENINAS E MENINOS DO VALE DO IVAÍ-PR. |
title_full |
JOGOS, BRINCADEIRAS E EDUCAÇÃO SOCIAL: COM A PALAVRA OS EDUCADORES E EDUCADORAS DO PROJETO BRINCADEIRAS COM MENINAS E MENINOS DO VALE DO IVAÍ-PR. |
title_fullStr |
JOGOS, BRINCADEIRAS E EDUCAÇÃO SOCIAL: COM A PALAVRA OS EDUCADORES E EDUCADORAS DO PROJETO BRINCADEIRAS COM MENINAS E MENINOS DO VALE DO IVAÍ-PR. |
title_full_unstemmed |
JOGOS, BRINCADEIRAS E EDUCAÇÃO SOCIAL: COM A PALAVRA OS EDUCADORES E EDUCADORAS DO PROJETO BRINCADEIRAS COM MENINAS E MENINOS DO VALE DO IVAÍ-PR. |
title_sort |
JOGOS, BRINCADEIRAS E EDUCAÇÃO SOCIAL: COM A PALAVRA OS EDUCADORES E EDUCADORAS DO PROJETO BRINCADEIRAS COM MENINAS E MENINOS DO VALE DO IVAÍ-PR. |
author |
NATALI, Paula Marçal |
author_facet |
NATALI, Paula Marçal NERI, Daise Natielen dos Santos SOUZA, Thaís Godoi de CRUZ, Jaqueline Lima FERREIRA, Tamires Fernanda |
author_role |
author |
author2 |
NERI, Daise Natielen dos Santos SOUZA, Thaís Godoi de CRUZ, Jaqueline Lima FERREIRA, Tamires Fernanda |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
NATALI, Paula Marçal NERI, Daise Natielen dos Santos SOUZA, Thaís Godoi de CRUZ, Jaqueline Lima FERREIRA, Tamires Fernanda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Social Jogos e Brincadeiras Crianças e Adolescentes |
topic |
Educação Social Jogos e Brincadeiras Crianças e Adolescentes |
description |
A Educação Social no Brasil é uma área nova da educação, a qual está em processo de constituição. Esta busca na atualidade consolidar-se em diversos âmbitos, a exemplo, o âmbito formativo. A área trabalha com pessoas que tiveram seus direitos violados, mais comumente desenvolve suas ações com a infância, adolescência e juventude. Estes são os grupos sociais alcançados pelo projeto de extensão universitária “Brincadeiras com meninas e meninos do Vale do Ivaí-PR”. O presente estudo tem como objetivo analisar a ação educativa desenvolvida por educadores/as sociais com a linguagem dos jogos e brincadeiras. A pesquisa de cunho qualitativo, foi organizada como estudo de caso. A técnica de coleta de dados aplicada foi o grupo focal. A coleta realizou-se em três encontros com educadores (as) sociais e acadêmicos (as) participantes do projeto e antigos participantes. Para a análise de dados utilizamos a análise de conteúdo de Laurence Bardin. Constatou-se com a pesquisa os seguintes resultados: a) os/as educadores(as) sociais utilizam-se de jogos e brincadeiras como forma de aproximação das crianças, adolescentes e jovens; b) a formação que os/as educadores (as) obtiveram no projeto de extensão foi fundamental para atuação na área educacional; c) o município em que o projeto de extensão é desenvolvido tem um cenário vasto de violação de direitos no que tange a infância e adolescência empobrecida e d) a Educação Social pode contribuir para a efetivação da participação social infanto-juvenil, especialmente no que se refere a esfera da garantia e reivindicação de direitos humanos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-28T12:34:00Z 2019-07-28T12:34:00Z 2019-07-04 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
1983-6554 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199373 |
identifier_str_mv |
1983-6554 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199373 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1823042914514632704 |