Fragmentações e aproximações entre matemática e física no contexto escolar: problematizando o conceito de função afim

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Janice Pereira
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87093
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica.
id UFSC_ca8f4af5782a64ab630add1e1009ca83
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/87093
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Fragmentações e aproximações entre matemática e física no contexto escolar: problematizando o conceito de função afimEducaçãoEducação científica e tecnológicaCiênciaEstudo e ensinoFísicaEstudo e ensinoMatematicaEstudo e ensinoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica.Teve como preocupação a investigação do processo de construção e compreensão do conceito de função, no contexto do ensino de Matemática. Aponta fragilidades e possibilidades deste ensino, bem como sua ligação com fenômenos naturais, estudados na física. Desenvolveu uma proposta alternativa para o ensino do conceito de função afim, através da abordagem dos conceitos unificadores. Acreditamos que a associação destes elementos permite o redimensionamento do conceito de função afim, para além da Matemática, aproximando-o com o ensino da física.Florianópolis, SCAngotti, Jose Andre PeresMoretti, Mericles ThadeuUniversidade Federal de Santa CatarinaLopes, Janice Pereira2012-10-21T14:36:25Z2012-10-21T14:36:25Z20042004info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf207436http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87093porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-07-04T18:38:47Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/87093Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-07-04T18:38:47Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Fragmentações e aproximações entre matemática e física no contexto escolar: problematizando o conceito de função afim
title Fragmentações e aproximações entre matemática e física no contexto escolar: problematizando o conceito de função afim
spellingShingle Fragmentações e aproximações entre matemática e física no contexto escolar: problematizando o conceito de função afim
Lopes, Janice Pereira
Educação
Educação científica e tecnológica
Ciência
Estudo e ensino
Física
Estudo e ensino
Matematica
Estudo e ensino
title_short Fragmentações e aproximações entre matemática e física no contexto escolar: problematizando o conceito de função afim
title_full Fragmentações e aproximações entre matemática e física no contexto escolar: problematizando o conceito de função afim
title_fullStr Fragmentações e aproximações entre matemática e física no contexto escolar: problematizando o conceito de função afim
title_full_unstemmed Fragmentações e aproximações entre matemática e física no contexto escolar: problematizando o conceito de função afim
title_sort Fragmentações e aproximações entre matemática e física no contexto escolar: problematizando o conceito de função afim
author Lopes, Janice Pereira
author_facet Lopes, Janice Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Angotti, Jose Andre Peres
Moretti, Mericles Thadeu
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Janice Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação científica e tecnológica
Ciência
Estudo e ensino
Física
Estudo e ensino
Matematica
Estudo e ensino
topic Educação
Educação científica e tecnológica
Ciência
Estudo e ensino
Física
Estudo e ensino
Matematica
Estudo e ensino
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004
2004
2012-10-21T14:36:25Z
2012-10-21T14:36:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 207436
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87093
identifier_str_mv 207436
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87093
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652139846696960