O ensino da perspectiva: ensaio de uma escrita histórica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93056 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2009 |
id |
UFSC_7ba442378ee0b4bf1659a2844e6874fd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/93056 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
O ensino da perspectiva: ensaio de uma escrita históricaEducaçãoEducação científica e tecnológicaPerspectivaEstudo e ensinoGeometria descritivaEducaçao matemáticaHistóriaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2009A perspectiva é ainda a técnica mais usual de desenho para muitos profissionais: engenheiros, arquitetos, desenhistas industriais e artistas. A problemática que se levanta nesta pesquisa é compreender como a perspectiva tornou-se um saber escolar. Busca-se realizar um ensaio de uma escrita histórica sobre o ensino deste saber - a perspectiva -, problematizando aspectos tais como quando e por quais razões este saber escolar institucionalizou-se no ensino de nível superior, como se deu o seu desenvolvimento, em quais cursos este saber era ministrado, qual era a formação dos professores que o lecionavam e qual bibliografia era utilizada. A presente pesquisa é realizada na UFSC, limitando-se às décadas de 1960 e 1970. Os materiais de análise englobam documentos tais como planos de ensino, ementas, catálogos de cursos, livros teóricos e didáticos, além de conversas com docentes. Os locais da pesquisa concentram-se no Departamento de Geociências do Centro de Estudos Básicos, no Departamento de Engenharia Elétrica do Centro Tecnológico e no Ginásio de Aplicação do Centro de Ciências da Educação. Esta pesquisa tece, enfim, uma narrativa que aponta para a institucionalização do ensino do saber perspectiva na UFSC.Flores, Cláudia ReginaUniversidade Federal de Santa CatarinaGuérios, Gislaine Teixeira Borges2012-10-24T15:50:39Z2012-10-24T15:50:39Z2012-10-24T15:50:39Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis144 p.| il.application/pdf275387http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93056porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-04-30T16:31:48Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/93056Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-04-30T16:31:48Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino da perspectiva: ensaio de uma escrita histórica |
title |
O ensino da perspectiva: ensaio de uma escrita histórica |
spellingShingle |
O ensino da perspectiva: ensaio de uma escrita histórica Guérios, Gislaine Teixeira Borges Educação Educação científica e tecnológica Perspectiva Estudo e ensino Geometria descritiva Educaçao matemática História |
title_short |
O ensino da perspectiva: ensaio de uma escrita histórica |
title_full |
O ensino da perspectiva: ensaio de uma escrita histórica |
title_fullStr |
O ensino da perspectiva: ensaio de uma escrita histórica |
title_full_unstemmed |
O ensino da perspectiva: ensaio de uma escrita histórica |
title_sort |
O ensino da perspectiva: ensaio de uma escrita histórica |
author |
Guérios, Gislaine Teixeira Borges |
author_facet |
Guérios, Gislaine Teixeira Borges |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Flores, Cláudia Regina Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guérios, Gislaine Teixeira Borges |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Educação científica e tecnológica Perspectiva Estudo e ensino Geometria descritiva Educaçao matemática História |
topic |
Educação Educação científica e tecnológica Perspectiva Estudo e ensino Geometria descritiva Educaçao matemática História |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2009 |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-10-24T15:50:39Z 2012-10-24T15:50:39Z 2012-10-24T15:50:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
275387 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93056 |
identifier_str_mv |
275387 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93056 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
144 p.| il. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652252742680576 |