Enfocando a formação de professores de ciências no Timor-Leste
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Alexandria (Florianópolis) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37719 |
Resumo: | O presente trabalho tem como base, pesquisas desenvolvidas no âmbito do Programa de Qualificação de Docentes e Língua Portuguesa (PQLP), vinculado a um acordo de cooperação internacional entre o Brasil e o Timor-Leste, o qual intenciona tanto fortalecer a língua portuguesa naquele país, quanto contribuir para a formação emergencial acadêmica de docentes. Desde 2005, a CAPES envia missões compostas por 50 educadores brasileiros ao Timor-Leste, envolvidos nos diferentes projetos de formação de professores da escola básica. Desde 2009, a UFSC é coordenadora acadêmica do PQLP. Nesse artigo, investigamos alguns problemas relacionados às condições de produção do programa e também propostas pedagógicas baseadas na educação CTS na formação de professores de ciências. Nesse sentido, esse estudo se inspira nos aportes teóricos e metodológicos da educação CTS latino-americana e na Análise de Discurso da linha francesa. Para além do levantamento de problemas, apontamos alguns caminhos para uma proposta pedagógica progressista, crítica, pensando na formação de professores sintonizados com as realidades socioculturais timorenses, envolvendo-o com o processo de construção de temas geradores em perspectiva freireana. Essa experiência de vivência com os professores timorenses possibilitou identificar alguns eixos temáticos que podem ser desenvolvidos nessa perspectiva de educação CTS. |
id |
UFSC-23_185c898d0ab804ced4359ad2495b643c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufsc.br:article/37719 |
network_acronym_str |
UFSC-23 |
network_name_str |
Alexandria (Florianópolis) |
repository_id_str |
|
spelling |
Enfocando a formação de professores de ciências no Timor-LesteO presente trabalho tem como base, pesquisas desenvolvidas no âmbito do Programa de Qualificação de Docentes e Língua Portuguesa (PQLP), vinculado a um acordo de cooperação internacional entre o Brasil e o Timor-Leste, o qual intenciona tanto fortalecer a língua portuguesa naquele país, quanto contribuir para a formação emergencial acadêmica de docentes. Desde 2005, a CAPES envia missões compostas por 50 educadores brasileiros ao Timor-Leste, envolvidos nos diferentes projetos de formação de professores da escola básica. Desde 2009, a UFSC é coordenadora acadêmica do PQLP. Nesse artigo, investigamos alguns problemas relacionados às condições de produção do programa e também propostas pedagógicas baseadas na educação CTS na formação de professores de ciências. Nesse sentido, esse estudo se inspira nos aportes teóricos e metodológicos da educação CTS latino-americana e na Análise de Discurso da linha francesa. Para além do levantamento de problemas, apontamos alguns caminhos para uma proposta pedagógica progressista, crítica, pensando na formação de professores sintonizados com as realidades socioculturais timorenses, envolvendo-o com o processo de construção de temas geradores em perspectiva freireana. Essa experiência de vivência com os professores timorenses possibilitou identificar alguns eixos temáticos que podem ser desenvolvidos nessa perspectiva de educação CTS. Universidade Federal de Santa Catarina2012-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37719Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 5 n. 2 (2012): Edição Especial; 189-2081982-5153reponame:Alexandria (Florianópolis)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37719/28893Copyright (c) 2012 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessCassiani, SuzaniVon Linsingen, IrlanLunardi, Graziela2019-04-11T14:30:09Zoai:periodicos.ufsc.br:article/37719Revistahttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/oai1982-51531982-5153opendoar:2019-04-11T14:30:09Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Enfocando a formação de professores de ciências no Timor-Leste |
title |
Enfocando a formação de professores de ciências no Timor-Leste |
spellingShingle |
Enfocando a formação de professores de ciências no Timor-Leste Cassiani, Suzani |
title_short |
Enfocando a formação de professores de ciências no Timor-Leste |
title_full |
Enfocando a formação de professores de ciências no Timor-Leste |
title_fullStr |
Enfocando a formação de professores de ciências no Timor-Leste |
title_full_unstemmed |
Enfocando a formação de professores de ciências no Timor-Leste |
title_sort |
Enfocando a formação de professores de ciências no Timor-Leste |
author |
Cassiani, Suzani |
author_facet |
Cassiani, Suzani Von Linsingen, Irlan Lunardi, Graziela |
author_role |
author |
author2 |
Von Linsingen, Irlan Lunardi, Graziela |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cassiani, Suzani Von Linsingen, Irlan Lunardi, Graziela |
description |
O presente trabalho tem como base, pesquisas desenvolvidas no âmbito do Programa de Qualificação de Docentes e Língua Portuguesa (PQLP), vinculado a um acordo de cooperação internacional entre o Brasil e o Timor-Leste, o qual intenciona tanto fortalecer a língua portuguesa naquele país, quanto contribuir para a formação emergencial acadêmica de docentes. Desde 2005, a CAPES envia missões compostas por 50 educadores brasileiros ao Timor-Leste, envolvidos nos diferentes projetos de formação de professores da escola básica. Desde 2009, a UFSC é coordenadora acadêmica do PQLP. Nesse artigo, investigamos alguns problemas relacionados às condições de produção do programa e também propostas pedagógicas baseadas na educação CTS na formação de professores de ciências. Nesse sentido, esse estudo se inspira nos aportes teóricos e metodológicos da educação CTS latino-americana e na Análise de Discurso da linha francesa. Para além do levantamento de problemas, apontamos alguns caminhos para uma proposta pedagógica progressista, crítica, pensando na formação de professores sintonizados com as realidades socioculturais timorenses, envolvendo-o com o processo de construção de temas geradores em perspectiva freireana. Essa experiência de vivência com os professores timorenses possibilitou identificar alguns eixos temáticos que podem ser desenvolvidos nessa perspectiva de educação CTS. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37719 |
url |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37719 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37719/28893 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2012 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2012 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 5 n. 2 (2012): Edição Especial; 189-208 1982-5153 reponame:Alexandria (Florianópolis) instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Alexandria (Florianópolis) |
collection |
Alexandria (Florianópolis) |
repository.name.fl_str_mv |
Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808843262161584128 |