A formação de pedagogos na modalidade da educação a distância: Um estudo sobre o curso de pedagogia da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/101993 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. |
id |
UFSC_cd8ee28e294e7d22e062d050bf327af5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/101993 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Universidade Federal de Santa CatarinaPereira, AngelitaErn, Edel2013-07-15T23:44:41Z2013-07-15T23:44:41Z20052005221513http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/101993Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.Nesta dissertação, analiso a formação de professores para as séries iniciais - 1ª a 4ª série do ensino fundamental e educação infantil - junto ao Curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC - Modalidade a Distância. O foco são as influências dos pressupostos teórico-metodológicos do curso (Teoria Histórico-Cultural) na prática pedagógica desenvolvida pelos professores-alunos em suas instituições escolares, bem como a incorporação das tecnologias de informação e comunicação nessas práticas escolares. A categoria para análise foi a "mediação", mais especificamente a mediação pedagógica. Para o desenvolvimento do trabalho, realizei uma pesquisa de campo junto aos professores-alunos de cinco municípios da Grande Florianópolis. Os instrumentos utilizados foram questionários e entrevistas. A organização dos dados obtidos e sua análise foram realizadas na perspectiva metodológica quantitativa e qualitativa, utilizando-se a análise de conteúdo para melhor compreensão da categoria "mediação". Também recorri à minha vivência, enquanto tutora do curso. O trabalho está fundamentado na Teoria Histórico-Cultural, especialmente nos estudos desenvolvidos por Vygotsky. Os resultados do estudo mostram que elementos dos pressupostos teóricos do curso, foram incorporados à prática pedagógica dessas professoras o que lhes permitiu re-significar dimensões de sua prática concorrendo para o estabelecimento de um perfil mediador destas profissionais. A pesquisa assinalou ainda a necessidade de o Centro de Educação a Distância - CEAD da UDESC rever e reestruturar as questões relativas ao uso dos recursos tecnológicos disponibilizados pelo Curso, e proporcionar a seus alunos mais subsídios para modificar sua prática pedagógica, de modo que possam introduzir de maneira inteligente o uso das tecnologias em sala de aula.porFlorianópolis, SCEducaçãoEnsino a distanciaEstudo e ensinoEducaçãoProfessores -FormaçãoPratica de ensinoA formação de pedagogos na modalidade da educação a distância: Um estudo sobre o curso de pedagogia da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESCinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL221513.pdfapplication/pdf378622https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/101993/1/221513.pdf85a320d4212f02f8118093f59aed3613MD51123456789/1019932013-07-15 20:44:41.948oai:repositorio.ufsc.br:123456789/101993Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-07-15T23:44:41Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.en.fl_str_mv |
A formação de pedagogos na modalidade da educação a distância: Um estudo sobre o curso de pedagogia da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC |
title |
A formação de pedagogos na modalidade da educação a distância: Um estudo sobre o curso de pedagogia da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC |
spellingShingle |
A formação de pedagogos na modalidade da educação a distância: Um estudo sobre o curso de pedagogia da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC Pereira, Angelita Educação Ensino a distancia Estudo e ensino Educação Professores - Formação Pratica de ensino |
title_short |
A formação de pedagogos na modalidade da educação a distância: Um estudo sobre o curso de pedagogia da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC |
title_full |
A formação de pedagogos na modalidade da educação a distância: Um estudo sobre o curso de pedagogia da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC |
title_fullStr |
A formação de pedagogos na modalidade da educação a distância: Um estudo sobre o curso de pedagogia da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC |
title_full_unstemmed |
A formação de pedagogos na modalidade da educação a distância: Um estudo sobre o curso de pedagogia da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC |
title_sort |
A formação de pedagogos na modalidade da educação a distância: Um estudo sobre o curso de pedagogia da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC |
author |
Pereira, Angelita |
author_facet |
Pereira, Angelita |
author_role |
author |
dc.contributor.en.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Angelita |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ern, Edel |
contributor_str_mv |
Ern, Edel |
dc.subject.classification.en.fl_str_mv |
Educação Ensino a distancia Estudo e ensino Educação Professores - Formação Pratica de ensino |
topic |
Educação Ensino a distancia Estudo e ensino Educação Professores - Formação Pratica de ensino |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. |
publishDate |
2005 |
dc.date.submitted.en.fl_str_mv |
2005 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2005 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-07-15T23:44:41Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2013-07-15T23:44:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/101993 |
dc.identifier.other.en.fl_str_mv |
221513 |
identifier_str_mv |
221513 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/101993 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/101993/1/221513.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
85a320d4212f02f8118093f59aed3613 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1766805028296720384 |