A formação de pedagogos na modalidade da educação a distância: Um estudo sobre o curso de pedagogia da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Angelita
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/101993
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
id UFSC_cd8ee28e294e7d22e062d050bf327af5
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/101993
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaPereira, AngelitaErn, Edel2013-07-15T23:44:41Z2013-07-15T23:44:41Z20052005221513http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/101993Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.Nesta dissertação, analiso a formação de professores para as séries iniciais - 1ª a 4ª série do ensino fundamental e educação infantil - junto ao Curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC - Modalidade a Distância. O foco são as influências dos pressupostos teórico-metodológicos do curso (Teoria Histórico-Cultural) na prática pedagógica desenvolvida pelos professores-alunos em suas instituições escolares, bem como a incorporação das tecnologias de informação e comunicação nessas práticas escolares. A categoria para análise foi a "mediação", mais especificamente a mediação pedagógica. Para o desenvolvimento do trabalho, realizei uma pesquisa de campo junto aos professores-alunos de cinco municípios da Grande Florianópolis. Os instrumentos utilizados foram questionários e entrevistas. A organização dos dados obtidos e sua análise foram realizadas na perspectiva metodológica quantitativa e qualitativa, utilizando-se a análise de conteúdo para melhor compreensão da categoria "mediação". Também recorri à minha vivência, enquanto tutora do curso. O trabalho está fundamentado na Teoria Histórico-Cultural, especialmente nos estudos desenvolvidos por Vygotsky. Os resultados do estudo mostram que elementos dos pressupostos teóricos do curso, foram incorporados à prática pedagógica dessas professoras o que lhes permitiu re-significar dimensões de sua prática concorrendo para o estabelecimento de um perfil mediador destas profissionais. A pesquisa assinalou ainda a necessidade de o Centro de Educação a Distância - CEAD da UDESC rever e reestruturar as questões relativas ao uso dos recursos tecnológicos disponibilizados pelo Curso, e proporcionar a seus alunos mais subsídios para modificar sua prática pedagógica, de modo que possam introduzir de maneira inteligente o uso das tecnologias em sala de aula.porFlorianópolis, SCEducaçãoEnsino a distanciaEstudo e ensinoEducaçãoProfessores -FormaçãoPratica de ensinoA formação de pedagogos na modalidade da educação a distância: Um estudo sobre o curso de pedagogia da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESCinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL221513.pdfapplication/pdf378622https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/101993/1/221513.pdf85a320d4212f02f8118093f59aed3613MD51123456789/1019932013-07-15 20:44:41.948oai:repositorio.ufsc.br:123456789/101993Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-07-15T23:44:41Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.en.fl_str_mv A formação de pedagogos na modalidade da educação a distância: Um estudo sobre o curso de pedagogia da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
title A formação de pedagogos na modalidade da educação a distância: Um estudo sobre o curso de pedagogia da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
spellingShingle A formação de pedagogos na modalidade da educação a distância: Um estudo sobre o curso de pedagogia da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
Pereira, Angelita
Educação
Ensino a distancia
Estudo e ensino
Educação
Professores -
Formação
Pratica de ensino
title_short A formação de pedagogos na modalidade da educação a distância: Um estudo sobre o curso de pedagogia da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
title_full A formação de pedagogos na modalidade da educação a distância: Um estudo sobre o curso de pedagogia da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
title_fullStr A formação de pedagogos na modalidade da educação a distância: Um estudo sobre o curso de pedagogia da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
title_full_unstemmed A formação de pedagogos na modalidade da educação a distância: Um estudo sobre o curso de pedagogia da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
title_sort A formação de pedagogos na modalidade da educação a distância: Um estudo sobre o curso de pedagogia da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
author Pereira, Angelita
author_facet Pereira, Angelita
author_role author
dc.contributor.en.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Angelita
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ern, Edel
contributor_str_mv Ern, Edel
dc.subject.classification.en.fl_str_mv Educação
Ensino a distancia
Estudo e ensino
Educação
Professores -
Formação
Pratica de ensino
topic Educação
Ensino a distancia
Estudo e ensino
Educação
Professores -
Formação
Pratica de ensino
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
publishDate 2005
dc.date.submitted.en.fl_str_mv 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-07-15T23:44:41Z
dc.date.available.fl_str_mv 2013-07-15T23:44:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/101993
dc.identifier.other.en.fl_str_mv 221513
identifier_str_mv 221513
url http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/101993
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/101993/1/221513.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 85a320d4212f02f8118093f59aed3613
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805028296720384