Olhar [para] e pensar [com] as imagens: problematizações para a construção de uma história da educação financeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Jéssica Ignácio de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Flores, Cláudia Regina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203107
Resumo: Diante do aumento na produção de pesquisas sobre a inserção da educação financeira no ensino de matemática bem como da sua inclusão na Base Nacional Comum Curricular, consideramos emergente historicizar a constituição desse tema, tendo como base as ferramentas da genealogia apresentadas por Michel Foucault. Neste artigo, problematizamos uma educação financeira, que se instituiu emergente na década de 1960, com imagens da arte considerando-as como elementos de uma dispersão de acontecimentos formados por pensamentos, práticas, formas de ser, dizer, fazer e cultuar econômicos que conduzem a um tipo de educação. Para tanto, consideramos os escritos de Hans Belting sobre o que é imagem, e de Jacques Rancière para a discussão sobre estética e política. Além disso, analisamos as imagens do artista Andy Warhol, um dos principais nomes da chamada Pop Art. Estas imagens mostram o protagonismo do consumo, vivenciado na década de 60.
id UFSC_cefa2dfa8df30cc86da826d0a3c8e007
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/203107
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Olhar [para] e pensar [com] as imagens: problematizações para a construção de uma história da educação financeiraHistória da Educação MatemáticaImagensEducação FinanceiraDiante do aumento na produção de pesquisas sobre a inserção da educação financeira no ensino de matemática bem como da sua inclusão na Base Nacional Comum Curricular, consideramos emergente historicizar a constituição desse tema, tendo como base as ferramentas da genealogia apresentadas por Michel Foucault. Neste artigo, problematizamos uma educação financeira, que se instituiu emergente na década de 1960, com imagens da arte considerando-as como elementos de uma dispersão de acontecimentos formados por pensamentos, práticas, formas de ser, dizer, fazer e cultuar econômicos que conduzem a um tipo de educação. Para tanto, consideramos os escritos de Hans Belting sobre o que é imagem, e de Jacques Rancière para a discussão sobre estética e política. Além disso, analisamos as imagens do artista Andy Warhol, um dos principais nomes da chamada Pop Art. Estas imagens mostram o protagonismo do consumo, vivenciado na década de 60.2019-12-18T12:00:04Z2019-12-18T12:00:04Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203107Souza, Jéssica Ignácio deFlores, Cláudia Reginaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-18T12:00:05Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/203107Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-12-18T12:00:05Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Olhar [para] e pensar [com] as imagens: problematizações para a construção de uma história da educação financeira
title Olhar [para] e pensar [com] as imagens: problematizações para a construção de uma história da educação financeira
spellingShingle Olhar [para] e pensar [com] as imagens: problematizações para a construção de uma história da educação financeira
Souza, Jéssica Ignácio de
História da Educação Matemática
Imagens
Educação Financeira
title_short Olhar [para] e pensar [com] as imagens: problematizações para a construção de uma história da educação financeira
title_full Olhar [para] e pensar [com] as imagens: problematizações para a construção de uma história da educação financeira
title_fullStr Olhar [para] e pensar [com] as imagens: problematizações para a construção de uma história da educação financeira
title_full_unstemmed Olhar [para] e pensar [com] as imagens: problematizações para a construção de uma história da educação financeira
title_sort Olhar [para] e pensar [com] as imagens: problematizações para a construção de uma história da educação financeira
author Souza, Jéssica Ignácio de
author_facet Souza, Jéssica Ignácio de
Flores, Cláudia Regina
author_role author
author2 Flores, Cláudia Regina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Jéssica Ignácio de
Flores, Cláudia Regina
dc.subject.por.fl_str_mv História da Educação Matemática
Imagens
Educação Financeira
topic História da Educação Matemática
Imagens
Educação Financeira
description Diante do aumento na produção de pesquisas sobre a inserção da educação financeira no ensino de matemática bem como da sua inclusão na Base Nacional Comum Curricular, consideramos emergente historicizar a constituição desse tema, tendo como base as ferramentas da genealogia apresentadas por Michel Foucault. Neste artigo, problematizamos uma educação financeira, que se instituiu emergente na década de 1960, com imagens da arte considerando-as como elementos de uma dispersão de acontecimentos formados por pensamentos, práticas, formas de ser, dizer, fazer e cultuar econômicos que conduzem a um tipo de educação. Para tanto, consideramos os escritos de Hans Belting sobre o que é imagem, e de Jacques Rancière para a discussão sobre estética e política. Além disso, analisamos as imagens do artista Andy Warhol, um dos principais nomes da chamada Pop Art. Estas imagens mostram o protagonismo do consumo, vivenciado na década de 60.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-18T12:00:04Z
2019-12-18T12:00:04Z
2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203107
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203107
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652356608327680