As disciplinas de metodologia de ensino e estágio supervisionado na formação do professor de matemática: saberes e dificuldades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Motta, Josiane Marques
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88328
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica.
id UFSC_cf753fe37b11ef683a5e389304d8b27d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/88328
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaMotta, Josiane MarquesCarvalho, Neri Terezinha Both2012-10-22T07:46:02Z2012-10-22T07:46:02Z20062006229913http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88328Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica.O presente trabalho de dissertação realiza um diagnóstico da formação inicial do professor de Matemática no contexto de duas disciplinas do curso de Matemática-Licenciatura da Universidade Federal de Santa Catarina: Metodologia de Ensino de Matemática e Estágio Supervisionado. Estudamos documentos oficiais destas disciplinas, tais como: ementas, programas e planos de ensino, o que nos permitiu identificar saberes, que categorizamos em saberes teóricos e saberes práticos. Por meio da observação naturalista em classe, identificamos e estudamos a Praxeologia Matemática e a Praxeologia Didática desenvolvida pelos alunos da disciplina de Estágio Supervisionado em classes do ensino fundamental. Deste modo foi possível identificar dificuldades que o futuro professor de Matemática encontra ao assumir uma classe, isto é, quando o estagiário realiza a passagem de aluno a professor. À luz da Teoria Antropológica do Saber de Chevallard, identificamos saberes e dificuldades que permeiam a formação inicial do professor de Matemática.147 f.| il.porFlorianópolis, SCEducaçãoMatematicaEstudo e ensino (Superior)MetodologiaEnsino superior -LicenciaturaProfessores -FormaçãoProfessores de matematicaEstagios supervisionadosAs disciplinas de metodologia de ensino e estágio supervisionado na formação do professor de matemática: saberes e dificuldadesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL229913.pdfapplication/pdf927817https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/88328/1/229913.pdfe29c4ac49f1a80db1210e18103f25b3fMD51TEXT229913.pdf.txt229913.pdf.txtExtracted Texttext/plain311476https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/88328/2/229913.pdf.txt86b7b97eb3055040cf572d7e8776eb98MD52THUMBNAIL229913.pdf.jpg229913.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1195https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/88328/3/229913.pdf.jpg5dfbbf71e4337306f22f0eb5160d8dd1MD53123456789/883282013-05-04 22:50:45.148oai:repositorio.ufsc.br:123456789/88328Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T01:50:45Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As disciplinas de metodologia de ensino e estágio supervisionado na formação do professor de matemática: saberes e dificuldades
title As disciplinas de metodologia de ensino e estágio supervisionado na formação do professor de matemática: saberes e dificuldades
spellingShingle As disciplinas de metodologia de ensino e estágio supervisionado na formação do professor de matemática: saberes e dificuldades
Motta, Josiane Marques
Educação
Matematica
Estudo e ensino (Superior)
Metodologia
Ensino superior -
Licenciatura
Professores -
Formação
Professores de matematica
Estagios supervisionados
title_short As disciplinas de metodologia de ensino e estágio supervisionado na formação do professor de matemática: saberes e dificuldades
title_full As disciplinas de metodologia de ensino e estágio supervisionado na formação do professor de matemática: saberes e dificuldades
title_fullStr As disciplinas de metodologia de ensino e estágio supervisionado na formação do professor de matemática: saberes e dificuldades
title_full_unstemmed As disciplinas de metodologia de ensino e estágio supervisionado na formação do professor de matemática: saberes e dificuldades
title_sort As disciplinas de metodologia de ensino e estágio supervisionado na formação do professor de matemática: saberes e dificuldades
author Motta, Josiane Marques
author_facet Motta, Josiane Marques
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Motta, Josiane Marques
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carvalho, Neri Terezinha Both
contributor_str_mv Carvalho, Neri Terezinha Both
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Educação
Matematica
Estudo e ensino (Superior)
Metodologia
Ensino superior -
Licenciatura
Professores -
Formação
Professores de matematica
Estagios supervisionados
topic Educação
Matematica
Estudo e ensino (Superior)
Metodologia
Ensino superior -
Licenciatura
Professores -
Formação
Professores de matematica
Estagios supervisionados
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica.
publishDate 2006
dc.date.submitted.pt_BR.fl_str_mv 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-10-22T07:46:02Z
dc.date.available.fl_str_mv 2012-10-22T07:46:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88328
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv 229913
identifier_str_mv 229913
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88328
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 147 f.| il.
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/88328/1/229913.pdf
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/88328/2/229913.pdf.txt
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/88328/3/229913.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e29c4ac49f1a80db1210e18103f25b3f
86b7b97eb3055040cf572d7e8776eb98
5dfbbf71e4337306f22f0eb5160d8dd1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805359499935744