As disciplinas de metodologia de ensino e estágio supervisionado na formação do professor de matemática: saberes e dificuldades
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88328 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica. |
id |
UFSC_cf753fe37b11ef683a5e389304d8b27d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/88328 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Universidade Federal de Santa CatarinaMotta, Josiane MarquesCarvalho, Neri Terezinha Both2012-10-22T07:46:02Z2012-10-22T07:46:02Z20062006229913http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88328Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica.O presente trabalho de dissertação realiza um diagnóstico da formação inicial do professor de Matemática no contexto de duas disciplinas do curso de Matemática-Licenciatura da Universidade Federal de Santa Catarina: Metodologia de Ensino de Matemática e Estágio Supervisionado. Estudamos documentos oficiais destas disciplinas, tais como: ementas, programas e planos de ensino, o que nos permitiu identificar saberes, que categorizamos em saberes teóricos e saberes práticos. Por meio da observação naturalista em classe, identificamos e estudamos a Praxeologia Matemática e a Praxeologia Didática desenvolvida pelos alunos da disciplina de Estágio Supervisionado em classes do ensino fundamental. Deste modo foi possível identificar dificuldades que o futuro professor de Matemática encontra ao assumir uma classe, isto é, quando o estagiário realiza a passagem de aluno a professor. À luz da Teoria Antropológica do Saber de Chevallard, identificamos saberes e dificuldades que permeiam a formação inicial do professor de Matemática.147 f.| il.porFlorianópolis, SCEducaçãoMatematicaEstudo e ensino (Superior)MetodologiaEnsino superior -LicenciaturaProfessores -FormaçãoProfessores de matematicaEstagios supervisionadosAs disciplinas de metodologia de ensino e estágio supervisionado na formação do professor de matemática: saberes e dificuldadesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL229913.pdfapplication/pdf927817https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/88328/1/229913.pdfe29c4ac49f1a80db1210e18103f25b3fMD51TEXT229913.pdf.txt229913.pdf.txtExtracted Texttext/plain311476https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/88328/2/229913.pdf.txt86b7b97eb3055040cf572d7e8776eb98MD52THUMBNAIL229913.pdf.jpg229913.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1195https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/88328/3/229913.pdf.jpg5dfbbf71e4337306f22f0eb5160d8dd1MD53123456789/883282013-05-04 22:50:45.148oai:repositorio.ufsc.br:123456789/88328Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T01:50:45Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
As disciplinas de metodologia de ensino e estágio supervisionado na formação do professor de matemática: saberes e dificuldades |
title |
As disciplinas de metodologia de ensino e estágio supervisionado na formação do professor de matemática: saberes e dificuldades |
spellingShingle |
As disciplinas de metodologia de ensino e estágio supervisionado na formação do professor de matemática: saberes e dificuldades Motta, Josiane Marques Educação Matematica Estudo e ensino (Superior) Metodologia Ensino superior - Licenciatura Professores - Formação Professores de matematica Estagios supervisionados |
title_short |
As disciplinas de metodologia de ensino e estágio supervisionado na formação do professor de matemática: saberes e dificuldades |
title_full |
As disciplinas de metodologia de ensino e estágio supervisionado na formação do professor de matemática: saberes e dificuldades |
title_fullStr |
As disciplinas de metodologia de ensino e estágio supervisionado na formação do professor de matemática: saberes e dificuldades |
title_full_unstemmed |
As disciplinas de metodologia de ensino e estágio supervisionado na formação do professor de matemática: saberes e dificuldades |
title_sort |
As disciplinas de metodologia de ensino e estágio supervisionado na formação do professor de matemática: saberes e dificuldades |
author |
Motta, Josiane Marques |
author_facet |
Motta, Josiane Marques |
author_role |
author |
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Motta, Josiane Marques |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Carvalho, Neri Terezinha Both |
contributor_str_mv |
Carvalho, Neri Terezinha Both |
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv |
Educação Matematica Estudo e ensino (Superior) Metodologia Ensino superior - Licenciatura Professores - Formação Professores de matematica Estagios supervisionados |
topic |
Educação Matematica Estudo e ensino (Superior) Metodologia Ensino superior - Licenciatura Professores - Formação Professores de matematica Estagios supervisionados |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica. |
publishDate |
2006 |
dc.date.submitted.pt_BR.fl_str_mv |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-10-22T07:46:02Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012-10-22T07:46:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88328 |
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv |
229913 |
identifier_str_mv |
229913 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88328 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
147 f.| il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/88328/1/229913.pdf https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/88328/2/229913.pdf.txt https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/88328/3/229913.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e29c4ac49f1a80db1210e18103f25b3f 86b7b97eb3055040cf572d7e8776eb98 5dfbbf71e4337306f22f0eb5160d8dd1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1766805359499935744 |