Os saberes a ensinar e para ensinar matemática e suas relações com o ensino industrial brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva Neto, Oscar
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Costa, David Antonio da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189723
Resumo: Disponível em: http://revistas.upel.edu.ve/index.php/paradigma/article/view/6907/0
id UFSC_cf82729bf74d05765969b362ed56871c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/189723
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Os saberes a ensinar e para ensinar matemática e suas relações com o ensino industrial brasileiroEnsino industrialHistória da educação matemáticaExpertsSaberes a ensinarSaberes para ensinarDisponível em: http://revistas.upel.edu.ve/index.php/paradigma/article/view/6907/0Este trabalho é parte de uma pesquisa de doutorado que se preocupa em investigar o ensino de matemática no Liceu e na Escola Industrial de Florianópolis no período de 1937 a 1961. O objetivo é identificar os saberes a ensinar e para ensinar nos cursos do Liceu Industrial e da Escola Industrial de Florianópolis e quais as principais mudanças no ensino de Mat emática destas instituições de ensino industrial. Foram utilizados como referenciais teóricos Chervel (1990) sobre história das disciplinas escolares, Julia (2001) sobre cultura escolar , Hofstetter & Valente (2017) a respeito dos saberes a ensinar , Hofstet ter et al . (2017) na definição dos experts e Cellard (2008) para a análise documental . Percebeu - se que o ensino de Matemática era voltado para cálculos básicos, pois o enfoque era formar o aluno para a indústria, apesar de se intensificar o ensino de Álgeb ra e Trigonometria no início dos anos de 1940. Palavras - chave: Ensino Industrial. História da Educação Matemática. Experts . Saberes a ensinar. Saberes para ensinar.Revista PARADIGMA2018-09-06T10:42:19Z2018-09-06T10:42:19Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSILVA NETO, O. ; COSTA, D. A. . Los saberes a enseñar y para enseñar matemática y sus relaciones con la enseñanza industrial brasileña. PARADIGMA (MARACAY), v. 39, p. 128-151, 2018.https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189723Silva Neto, OscarCosta, David Antonio daporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-09-06T10:42:19Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/189723Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-09-06T10:42:19Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Os saberes a ensinar e para ensinar matemática e suas relações com o ensino industrial brasileiro
title Os saberes a ensinar e para ensinar matemática e suas relações com o ensino industrial brasileiro
spellingShingle Os saberes a ensinar e para ensinar matemática e suas relações com o ensino industrial brasileiro
Silva Neto, Oscar
Ensino industrial
História da educação matemática
Experts
Saberes a ensinar
Saberes para ensinar
title_short Os saberes a ensinar e para ensinar matemática e suas relações com o ensino industrial brasileiro
title_full Os saberes a ensinar e para ensinar matemática e suas relações com o ensino industrial brasileiro
title_fullStr Os saberes a ensinar e para ensinar matemática e suas relações com o ensino industrial brasileiro
title_full_unstemmed Os saberes a ensinar e para ensinar matemática e suas relações com o ensino industrial brasileiro
title_sort Os saberes a ensinar e para ensinar matemática e suas relações com o ensino industrial brasileiro
author Silva Neto, Oscar
author_facet Silva Neto, Oscar
Costa, David Antonio da
author_role author
author2 Costa, David Antonio da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva Neto, Oscar
Costa, David Antonio da
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino industrial
História da educação matemática
Experts
Saberes a ensinar
Saberes para ensinar
topic Ensino industrial
História da educação matemática
Experts
Saberes a ensinar
Saberes para ensinar
description Disponível em: http://revistas.upel.edu.ve/index.php/paradigma/article/view/6907/0
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-06T10:42:19Z
2018-09-06T10:42:19Z
2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA NETO, O. ; COSTA, D. A. . Los saberes a enseñar y para enseñar matemática y sus relaciones con la enseñanza industrial brasileña. PARADIGMA (MARACAY), v. 39, p. 128-151, 2018.
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189723
identifier_str_mv SILVA NETO, O. ; COSTA, D. A. . Los saberes a enseñar y para enseñar matemática y sus relaciones con la enseñanza industrial brasileña. PARADIGMA (MARACAY), v. 39, p. 128-151, 2018.
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189723
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista PARADIGMA
publisher.none.fl_str_mv Revista PARADIGMA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652231185006592