Os saberes a ensinar e para ensinar matemática e suas relações com o ensino industrial brasileiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189723 |
Resumo: | Disponível em: http://revistas.upel.edu.ve/index.php/paradigma/article/view/6907/0 |
id |
UFSC_cf82729bf74d05765969b362ed56871c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/189723 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Os saberes a ensinar e para ensinar matemática e suas relações com o ensino industrial brasileiroEnsino industrialHistória da educação matemáticaExpertsSaberes a ensinarSaberes para ensinarDisponível em: http://revistas.upel.edu.ve/index.php/paradigma/article/view/6907/0Este trabalho é parte de uma pesquisa de doutorado que se preocupa em investigar o ensino de matemática no Liceu e na Escola Industrial de Florianópolis no período de 1937 a 1961. O objetivo é identificar os saberes a ensinar e para ensinar nos cursos do Liceu Industrial e da Escola Industrial de Florianópolis e quais as principais mudanças no ensino de Mat emática destas instituições de ensino industrial. Foram utilizados como referenciais teóricos Chervel (1990) sobre história das disciplinas escolares, Julia (2001) sobre cultura escolar , Hofstetter & Valente (2017) a respeito dos saberes a ensinar , Hofstet ter et al . (2017) na definição dos experts e Cellard (2008) para a análise documental . Percebeu - se que o ensino de Matemática era voltado para cálculos básicos, pois o enfoque era formar o aluno para a indústria, apesar de se intensificar o ensino de Álgeb ra e Trigonometria no início dos anos de 1940. Palavras - chave: Ensino Industrial. História da Educação Matemática. Experts . Saberes a ensinar. Saberes para ensinar.Revista PARADIGMA2018-09-06T10:42:19Z2018-09-06T10:42:19Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSILVA NETO, O. ; COSTA, D. A. . Los saberes a enseñar y para enseñar matemática y sus relaciones con la enseñanza industrial brasileña. PARADIGMA (MARACAY), v. 39, p. 128-151, 2018.https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189723Silva Neto, OscarCosta, David Antonio daporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-09-06T10:42:19Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/189723Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-09-06T10:42:19Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os saberes a ensinar e para ensinar matemática e suas relações com o ensino industrial brasileiro |
title |
Os saberes a ensinar e para ensinar matemática e suas relações com o ensino industrial brasileiro |
spellingShingle |
Os saberes a ensinar e para ensinar matemática e suas relações com o ensino industrial brasileiro Silva Neto, Oscar Ensino industrial História da educação matemática Experts Saberes a ensinar Saberes para ensinar |
title_short |
Os saberes a ensinar e para ensinar matemática e suas relações com o ensino industrial brasileiro |
title_full |
Os saberes a ensinar e para ensinar matemática e suas relações com o ensino industrial brasileiro |
title_fullStr |
Os saberes a ensinar e para ensinar matemática e suas relações com o ensino industrial brasileiro |
title_full_unstemmed |
Os saberes a ensinar e para ensinar matemática e suas relações com o ensino industrial brasileiro |
title_sort |
Os saberes a ensinar e para ensinar matemática e suas relações com o ensino industrial brasileiro |
author |
Silva Neto, Oscar |
author_facet |
Silva Neto, Oscar Costa, David Antonio da |
author_role |
author |
author2 |
Costa, David Antonio da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva Neto, Oscar Costa, David Antonio da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino industrial História da educação matemática Experts Saberes a ensinar Saberes para ensinar |
topic |
Ensino industrial História da educação matemática Experts Saberes a ensinar Saberes para ensinar |
description |
Disponível em: http://revistas.upel.edu.ve/index.php/paradigma/article/view/6907/0 |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-06T10:42:19Z 2018-09-06T10:42:19Z 2018 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA NETO, O. ; COSTA, D. A. . Los saberes a enseñar y para enseñar matemática y sus relaciones con la enseñanza industrial brasileña. PARADIGMA (MARACAY), v. 39, p. 128-151, 2018. https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189723 |
identifier_str_mv |
SILVA NETO, O. ; COSTA, D. A. . Los saberes a enseñar y para enseñar matemática y sus relaciones con la enseñanza industrial brasileña. PARADIGMA (MARACAY), v. 39, p. 128-151, 2018. |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189723 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista PARADIGMA |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista PARADIGMA |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652231185006592 |