Saberes Matemáticos no Ensino Industrial: o caso dos números complexos e incomplexos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neto, Oscar Silva
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: da Costa, David Antonio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de História da Educação Matemática
Texto Completo: http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/317
Resumo: Este trabalho surge no âmbito da História da educação matemática para discutir os enunciados e propriedades dos Números Complexos e Incomplexos e sua utilização com os sistemas métricos ou metrológicos no âmbito do ensino industrial brasileiro. O objetivo é analisar a obra Caderno de Matemática, pertencente à uma coleção denominada Biblioteca do Ensino Industrial, de autoria de Arlindo Clemente e publicada pelo Ministério da Educação e Cultura em parceria com a Comissão Brasileiro-Americana de Educação Industrial (CBAI), com enfoque para o conteúdo dos números já nominados, com o propósito de responder à seguinte questão: números complexos e incomplexos podem ser considerados como matemática a ensinar nas escolas de ensino industrial brasileiras? Como referenciais teórico-metodológicos adotam-se as categorias de análise “saberes a ensinar” e “saberes para ensinar”, de Hofstetter e Schneuwly (2017) bem como “matemática a ensinar” e “matemática para ensinar”, de Valente (2020). Como resultados, verifica-se que a nomenclatura perdurou por mais de 400 anos, mas teve modificações consubstanciais nas definições e conteúdos trabalhados. Além disso, verifica-se que a obra analisada traz definições ligeiras e sucintas e dá importância aos exercícios e problemas, que eram destinados aos alunos dos cursos ligados aos ofícios em metal, madeira, eletricidade e artes gráficas.
id SBHMAT_17b84136a6fd12ac91ebfd50d8fb9204
oai_identifier_str oai:ojs2.histemat.com.br:article/317
network_acronym_str SBHMAT
network_name_str Revista de História da Educação Matemática
repository_id_str
spelling Saberes Matemáticos no Ensino Industrial: o caso dos números complexos e incomplexosSaberes matemáticoEnsino IndustrialNúmeros Complexos e IncomplexosHistória da educação matemáticaEste trabalho surge no âmbito da História da educação matemática para discutir os enunciados e propriedades dos Números Complexos e Incomplexos e sua utilização com os sistemas métricos ou metrológicos no âmbito do ensino industrial brasileiro. O objetivo é analisar a obra Caderno de Matemática, pertencente à uma coleção denominada Biblioteca do Ensino Industrial, de autoria de Arlindo Clemente e publicada pelo Ministério da Educação e Cultura em parceria com a Comissão Brasileiro-Americana de Educação Industrial (CBAI), com enfoque para o conteúdo dos números já nominados, com o propósito de responder à seguinte questão: números complexos e incomplexos podem ser considerados como matemática a ensinar nas escolas de ensino industrial brasileiras? Como referenciais teórico-metodológicos adotam-se as categorias de análise “saberes a ensinar” e “saberes para ensinar”, de Hofstetter e Schneuwly (2017) bem como “matemática a ensinar” e “matemática para ensinar”, de Valente (2020). Como resultados, verifica-se que a nomenclatura perdurou por mais de 400 anos, mas teve modificações consubstanciais nas definições e conteúdos trabalhados. Além disso, verifica-se que a obra analisada traz definições ligeiras e sucintas e dá importância aos exercícios e problemas, que eram destinados aos alunos dos cursos ligados aos ofícios em metal, madeira, eletricidade e artes gráficas.Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2020-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/317Revista de História da Educação Matemática; v. 6 n. 2 (2020): Histórias de uma constituição de saberes matemáticos no ensino e na formação de professores2447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/317/270Copyright (c) 2020 Revista de História da Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessNeto, Oscar Silvada Costa, David Antonio2023-12-13T13:39:57Zoai:ojs2.histemat.com.br:article/317Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2023-12-13T13:39:57Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false
dc.title.none.fl_str_mv Saberes Matemáticos no Ensino Industrial: o caso dos números complexos e incomplexos
title Saberes Matemáticos no Ensino Industrial: o caso dos números complexos e incomplexos
spellingShingle Saberes Matemáticos no Ensino Industrial: o caso dos números complexos e incomplexos
Neto, Oscar Silva
Saberes matemático
Ensino Industrial
Números Complexos e Incomplexos
História da educação matemática
title_short Saberes Matemáticos no Ensino Industrial: o caso dos números complexos e incomplexos
title_full Saberes Matemáticos no Ensino Industrial: o caso dos números complexos e incomplexos
title_fullStr Saberes Matemáticos no Ensino Industrial: o caso dos números complexos e incomplexos
title_full_unstemmed Saberes Matemáticos no Ensino Industrial: o caso dos números complexos e incomplexos
title_sort Saberes Matemáticos no Ensino Industrial: o caso dos números complexos e incomplexos
author Neto, Oscar Silva
author_facet Neto, Oscar Silva
da Costa, David Antonio
author_role author
author2 da Costa, David Antonio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Neto, Oscar Silva
da Costa, David Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv Saberes matemático
Ensino Industrial
Números Complexos e Incomplexos
História da educação matemática
topic Saberes matemático
Ensino Industrial
Números Complexos e Incomplexos
História da educação matemática
description Este trabalho surge no âmbito da História da educação matemática para discutir os enunciados e propriedades dos Números Complexos e Incomplexos e sua utilização com os sistemas métricos ou metrológicos no âmbito do ensino industrial brasileiro. O objetivo é analisar a obra Caderno de Matemática, pertencente à uma coleção denominada Biblioteca do Ensino Industrial, de autoria de Arlindo Clemente e publicada pelo Ministério da Educação e Cultura em parceria com a Comissão Brasileiro-Americana de Educação Industrial (CBAI), com enfoque para o conteúdo dos números já nominados, com o propósito de responder à seguinte questão: números complexos e incomplexos podem ser considerados como matemática a ensinar nas escolas de ensino industrial brasileiras? Como referenciais teórico-metodológicos adotam-se as categorias de análise “saberes a ensinar” e “saberes para ensinar”, de Hofstetter e Schneuwly (2017) bem como “matemática a ensinar” e “matemática para ensinar”, de Valente (2020). Como resultados, verifica-se que a nomenclatura perdurou por mais de 400 anos, mas teve modificações consubstanciais nas definições e conteúdos trabalhados. Além disso, verifica-se que a obra analisada traz definições ligeiras e sucintas e dá importância aos exercícios e problemas, que eram destinados aos alunos dos cursos ligados aos ofícios em metal, madeira, eletricidade e artes gráficas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/317
url http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/317
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/317/270
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista de História da Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista de História da Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática; v. 6 n. 2 (2020): Histórias de uma constituição de saberes matemáticos no ensino e na formação de professores
2447-6447
reponame:Revista de História da Educação Matemática
instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron:SBHMAT
instname_str Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron_str SBHMAT
institution SBHMAT
reponame_str Revista de História da Educação Matemática
collection Revista de História da Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
repository.mail.fl_str_mv revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com
_version_ 1797053462915055616