Saberes Matemáticos no Ensino Industrial: o caso dos números complexos e incomplexos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva Neto, Oscar
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Costa, David Antonio da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/212603
Resumo: Disponível em: http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/317/
id UFSC_6684f7e2a943537599bc9aa030a250c6
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/212603
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Saberes Matemáticos no Ensino Industrial: o caso dos números complexos e incomplexosSaberes matemáticosEnsino IndustrialNúmeros Complexos e IncomplexosHistória da educação matemáticaDisponível em: http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/317/Este trabalho surge no âmbito da História da educação matemática para discutir os enunciados e propriedades dos Números Complexos e Incomplexos e sua utilização com os sistemas métricos ou metrológicos no ensino industrial brasileiro. O objetivo é analisar a obra Caderno de Matemática, pertencente à uma coleção denominada Biblioteca do Ensino Industrial, de autoria de Arlindo Clemente e publicada pelo Ministério da Educação e Cultura em parceria com a Comissão Brasileiro-Americana de Educação Industrial (CBAI), com enfoque para o conteúdo dos números já nominados, com o propósito de responder à seguinte questão: números complexos e incomplexos podem ser considerados como matemática a ensinar nas escolas de ensino industrial brasileiras? Como referenciais teórico-metodológicos adotam-se as categorias de análise “saberes a ensinar” e “saberes para ensinar”, de Hofstetter e Schneuwly (2017) bem como “matemática a ensinar” e “matemática para ensinar”, de Valente (2020). Como resultados, verifica-se que a nomenclatura perdurou por mais de 400 anos, mas teve modificações consubstanciais nas definições e conteúdos trabalhados. Além disso, verifica-se que a obra analisada traz definições ligeiras e sucintas e dá importância aos exercícios e problemas, que eram destinados aos alunos dos cursos ligados aos ofícios em metal, madeira, eletricidade e artes gráficas.História da Educação Matemática2020-09-02T17:02:42Z2020-09-02T17:02:42Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSILVA NETO, O.; COSTA, D. A.. Saberes Matemáticos no Ensino Industrial: o caso dos números complexos e incomplexos. REVISTA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 6, p. 221-244, 2020.2447-6447https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/212603Silva Neto, OscarCosta, David Antonio daporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T17:02:42Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/212603Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-09-02T17:02:42Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Saberes Matemáticos no Ensino Industrial: o caso dos números complexos e incomplexos
title Saberes Matemáticos no Ensino Industrial: o caso dos números complexos e incomplexos
spellingShingle Saberes Matemáticos no Ensino Industrial: o caso dos números complexos e incomplexos
Silva Neto, Oscar
Saberes matemáticos
Ensino Industrial
Números Complexos e Incomplexos
História da educação matemática
title_short Saberes Matemáticos no Ensino Industrial: o caso dos números complexos e incomplexos
title_full Saberes Matemáticos no Ensino Industrial: o caso dos números complexos e incomplexos
title_fullStr Saberes Matemáticos no Ensino Industrial: o caso dos números complexos e incomplexos
title_full_unstemmed Saberes Matemáticos no Ensino Industrial: o caso dos números complexos e incomplexos
title_sort Saberes Matemáticos no Ensino Industrial: o caso dos números complexos e incomplexos
author Silva Neto, Oscar
author_facet Silva Neto, Oscar
Costa, David Antonio da
author_role author
author2 Costa, David Antonio da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva Neto, Oscar
Costa, David Antonio da
dc.subject.por.fl_str_mv Saberes matemáticos
Ensino Industrial
Números Complexos e Incomplexos
História da educação matemática
topic Saberes matemáticos
Ensino Industrial
Números Complexos e Incomplexos
História da educação matemática
description Disponível em: http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/317/
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-02T17:02:42Z
2020-09-02T17:02:42Z
2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA NETO, O.; COSTA, D. A.. Saberes Matemáticos no Ensino Industrial: o caso dos números complexos e incomplexos. REVISTA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 6, p. 221-244, 2020.
2447-6447
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/212603
identifier_str_mv SILVA NETO, O.; COSTA, D. A.. Saberes Matemáticos no Ensino Industrial: o caso dos números complexos e incomplexos. REVISTA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 6, p. 221-244, 2020.
2447-6447
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/212603
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv História da Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv História da Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652157046489088