A teoria do agir comunicativo e sua contribuição para a educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Tatiane de Andrade
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92873
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Lingüística, Florianópolis, 2009
id UFSC_d0670c1fd377c9b8ac541410dd0b30a2
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/92873
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A teoria do agir comunicativo e sua contribuição para a educaçãoLinguisticaLinguagemEducaçãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Lingüística, Florianópolis, 2009Trabalho em PDF disponibilizado parcialmente (resumo, abstracts, instrodução, Capítulo 2, Considerações Finais e Referências).O presente trabalho pretende examinar o uso da linguagem, no contexto educacional, que promulgue o entendimento intersubjetivo entre os indivíduos. Tem como objetivo principal explorar as possíveis contribuições da Teoria do Agir Comunicativo na construção de uma prática educacional diferenciada, visando seu uso eficaz no desenvolvimento de sujeitos reflexivos em um processo de emancipação. Este trabalho é resultado de uma pesquisa bibliográfica que tem como fundamentação teórica a Teoria do Agir Comunicativo, de Jürgen Habermas. Apresenta o autor ao leitor. Introduz os conceitos fundamentais de sua obra. Analisa a importância da linguagem em sua teoria. Busca fazer uma análise da sociedade e da educação atual. Pretende aplicar o referencial teórico na análise da educação. Apresenta a racionalidade comunicativa em superação da racionalidade instrumental e estratégica. Vê a escola como uma instituição que está localizada entre o mundo da vida e o sistema. Privilegia as ações voltadas ao entendimento, para uma conseqüente reflexão crítica dos indivíduos. Apresenta a linguagem como um meio para se chegar a emancipação.The present work intends to examine the use of language, in the context of the teaching institution, which offers the intersubjective understanding among the individuals. The main objective is to explore the possible contributions of the Theory of Communicative Action in building a differentiated educational practice, to its effective use in the training of subjects in a process of emancipation. This study is the result of a bibliographical research and the theoretical referential is based on Jürgen Habermas' work, mainly in the Theory of Communicative Action. It introduces the author to the reader. It presents the fundamental concepts of Habermas' work and it examines the importance of language in his theory. It exposes an analysis about the society and the education. It intends to apply the theoretical referential in the analysis of the education. It displays the communicative rationality in overcome the instrumental and strategic rationality. It looks for to locate the school institution between the concepts world of life and system. It priorities the actions aimed at understanding, for a subsequent critical reflection of individuals. It presents the language as a means to achieve emancipation.Silva, Fábio Luiz Lopes daLonghi, Armindo JoséUniversidade Federal de Santa CatarinaRosa, Tatiane de Andrade2012-10-24T13:24:17Z2012-10-24T13:24:17Z2012-10-24T13:24:17Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf269458http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92873porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-07-20T14:07:46Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/92873Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-07-20T14:07:46Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A teoria do agir comunicativo e sua contribuição para a educação
title A teoria do agir comunicativo e sua contribuição para a educação
spellingShingle A teoria do agir comunicativo e sua contribuição para a educação
Rosa, Tatiane de Andrade
Linguistica
Linguagem
Educação
title_short A teoria do agir comunicativo e sua contribuição para a educação
title_full A teoria do agir comunicativo e sua contribuição para a educação
title_fullStr A teoria do agir comunicativo e sua contribuição para a educação
title_full_unstemmed A teoria do agir comunicativo e sua contribuição para a educação
title_sort A teoria do agir comunicativo e sua contribuição para a educação
author Rosa, Tatiane de Andrade
author_facet Rosa, Tatiane de Andrade
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Fábio Luiz Lopes da
Longhi, Armindo José
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Tatiane de Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv Linguistica
Linguagem
Educação
topic Linguistica
Linguagem
Educação
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Lingüística, Florianópolis, 2009
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-24T13:24:17Z
2012-10-24T13:24:17Z
2012-10-24T13:24:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 269458
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92873
identifier_str_mv 269458
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92873
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652295480541184