Brincadeiras Tradicionais e o Trabalho Pedagógico nos anos iniciais: Permanências e Transformações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Joice Rodrigues
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245898
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Pedagogia.
id UFSC_d2f144c800b34f9e2a840e722d7779b9
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/245898
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Brincadeiras Tradicionais e o Trabalho Pedagógico nos anos iniciais: Permanências e TransformaçõesBrincadeiras TradicionaisAnos IniciaisTrabalho PedagógicoEnsino FundamentalTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Pedagogia.Este trabalho teve como objetivo geral compreender algumas relações entre as brincadeiras tradicionais e o trabalho pedagógico nos anos iniciais do ensino fundamental. Formularam-se dois objetivos específicos: caracterizar a brincadeira tradicional, destacando as relações entre permanência e transformação; analisar as contribuições acadêmicas sobre a temática brincadeiras tradicionais e trabalho pedagógico, notadamente a partir da área de Educação Física. Para alcançar esses objetivos foram organizadas três ações metodológicas: a) um diálogo com parte da literatura sobre brincadeira e infância, que pudesse contribuir com a ideia de caracterizar a brincadeira tradicional; b) diálogo com imagens artísticas que tematizassem a brincadeira; c) a análise de trabalhos acadêmicos, no campo da Educação Física, que contemplassem o ensino com brincadeiras, construindo um panorama sobre como a brincadeira vem sendo articulada ao trabalho pedagógico. Diante da problemática em foco, reforça-se a importância de refletir sobre o tempo do brincar dentro das escolas, desvinculando-o de um olhar utilitário. Compreende-se, ainda, que essas brincadeiras podem revelar múltiplas aprendizagens às crianças, o que depende de condições para que efetivamente se engajem na atividade de brincar. A presente pesquisa buscou sistematizar algumas problemáticas e “trilhas” para sua resolução, a fim de permitir que as mesmas se fortaleçam e produzam ações concretas dentro das escolas, contribuindo para que de fato consigamos assegurar que o direito de brincar e da brincadeira sejam vivenciados na sua totalidadeFlorianópolis, SC.Nascimento, Carolina PichettiUniversidade Federal de Santa Catarina.Gomes, Joice Rodrigues2023-05-18T15:44:07Z2023-05-18T15:44:07Z2022-12-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis46application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245898Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2023-05-18T15:44:07Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/245898Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-05-18T15:44:07Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Brincadeiras Tradicionais e o Trabalho Pedagógico nos anos iniciais: Permanências e Transformações
title Brincadeiras Tradicionais e o Trabalho Pedagógico nos anos iniciais: Permanências e Transformações
spellingShingle Brincadeiras Tradicionais e o Trabalho Pedagógico nos anos iniciais: Permanências e Transformações
Gomes, Joice Rodrigues
Brincadeiras Tradicionais
Anos Iniciais
Trabalho Pedagógico
Ensino Fundamental
title_short Brincadeiras Tradicionais e o Trabalho Pedagógico nos anos iniciais: Permanências e Transformações
title_full Brincadeiras Tradicionais e o Trabalho Pedagógico nos anos iniciais: Permanências e Transformações
title_fullStr Brincadeiras Tradicionais e o Trabalho Pedagógico nos anos iniciais: Permanências e Transformações
title_full_unstemmed Brincadeiras Tradicionais e o Trabalho Pedagógico nos anos iniciais: Permanências e Transformações
title_sort Brincadeiras Tradicionais e o Trabalho Pedagógico nos anos iniciais: Permanências e Transformações
author Gomes, Joice Rodrigues
author_facet Gomes, Joice Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nascimento, Carolina Pichetti
Universidade Federal de Santa Catarina.
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Joice Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Brincadeiras Tradicionais
Anos Iniciais
Trabalho Pedagógico
Ensino Fundamental
topic Brincadeiras Tradicionais
Anos Iniciais
Trabalho Pedagógico
Ensino Fundamental
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Pedagogia.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-19
2023-05-18T15:44:07Z
2023-05-18T15:44:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245898
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245898
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Open Access.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Open Access.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 46
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652288167772160