Prevenção ao assédio moral no trabalho na Universidade Federal de Santa Catarina á luz da metodologia de análise de políticas públicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Bernadete Quadro
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/211511
Resumo: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2019
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spelling Prevenção ao assédio moral no trabalho na Universidade Federal de Santa Catarina á luz da metodologia de análise de políticas públicasAdministraçãoUniversidades e faculdadesAssédioAssédio no ambiente de trabalhoPolíticas públicasDissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2019O assédio moral no trabalho é um problema social causado por multifatores, estudado por multidisciplinas, e tratado por multiprofissionais. É um processo frequente e persistente, composto geralmente de atos discretos, sutis, com potencialidade de se expandir gradualmente. Suas causas e suas consequências envolvem três dimensões: as pessoas, as organizações e a sociedade. Por vezes, é considerado um problema complexo de difícil resolução. As pesquisas desenvolvidas sobre o tema são classificadas em três tipos: primárias, voltadas para as ações/políticas de prevenção; secundárias, ações para intervir ou parar o processo assedioso; e terciárias, ações reativas visando à remediação do prejuízo instalado. Boa parte das investigações se apresenta no nível secundário e terciário em detrimento às pesquisas primárias. Enquanto isso, o problema emerge nas mídias envolvendo instituições de ensino superior. Paradoxalmente, o local em que se desenvolve o saber também é cenário que gera e perpetua hostilidade, desigualdade e sofrimento mental. Contexto que leva ao objetivo geral desta pesquisa: Recomendar alternativas para mitigar o problema público identificado por meio da metodologia da Análise de Políticas Públicas. Tendo como objetivos específicos: a) Diagnosticar o assédio moral no trabalho como um problema público; b) Identificar políticas de assédio moral no trabalho na Universidade Federal de Santa Catarina; c) Analisar alternativas a partir da abordagem argumentativa. Com o intuito de contribuir com as pesquisas do tipo primárias e também com a Administração Universitária, este estudo partiu do pressuposto de que o assédio moral no trabalho é um problema público e precisa ser enfrentado. A pesquisa é classificada como aplicada, com abordagem qualitativa. É descritiva e também prescritiva, considerando a adoção da metodologia de Análise de Políticas Públicas. A amostra foi composta de três grupos distintos de participantes, dois formados por gestores e o terceiro por profissionais que discutiram o problema em um Fórum, do qual foram geradas seis alternativas classificadas em óbvias e criativas. Como resultado, constatou-se que há uma falha de implementação de políticas constantes em normativas institucionais. Os gestores não estão preparados para atuar na prevenção do assédio moral em decorrência da ambiguidade que envolve as definições desse problema, que são os conceitos e as características do assédio moral no trabalho aliados às dificuldades para interpretações da legislação correlata. Como ação preventiva, a capacitação dos gestores emergiu de forma veemente nos resultados das análises, sendo esta a recomendação para enfrentar o problema público estudado.Abstract: The workplace moral harassment is a multi-factor social problem studied by multi-disciplines and addressed by multi-professionals. It is a frequent and persistent process usually composed of discrete, subtle acts, and the potential to expand gradually. The causes and consequences involve three dimensions: people, organizations, and society. Sometimes, it is considered as a complex problem and difficult to solve. Research on the subject classifies into three types. Primary, focused on prevention actions/policies; secondary, actions to intervene or stop the harassing process, and tertiary, reactive actions aimed at the remediation of the installed damage. Many investigations come at the secondary and tertiary levels to the detriment of primary research. Meanwhile, the problem emerges in the media involving higher education institutions. Paradoxically, the place where knowledge develops is also a scenario that generates and perpetuates hostility, inequality, and mental suffering. Such a context leads to the general objective of this research: recommend alternatives to mitigate the public problem identified through the methodology of Public Policies Analysis. The main objectives are the following. a) Diagnose workplace moral harassment as a public problem. b) Identify policies on workplace moral harassment at the Federal University of Santa Catarina, and c) Analyze alternatives from the argumentative approach. The study started from the assumption that workplace moral harassment is a public problem that needs to be addressed to contribute to the primary research and University Administration. The research is classified as applied and with a qualitative approach. It is descriptive and also prescriptive considering the adoption of Public Policies Analysis methodology. The sample consisted of three distinct groups of participants. Two of them formed by managers and the third by professionals who discussed the problem in a Forum and from which six alternatives classified as obvious and creative were generated. As a result, it was found that there is a failure to implement policies contained in institutional regulations. Managers are not prepared to act on the prevention of moral harassment due to the ambiguity surrounding the problem?s definitions that are concepts and characteristics of the workplace moral harassment coupled with difficulties in interpreting the related legislation. As a preventive action, managers? training emerged strongly in the analysis results, which is the recommendation to address the public problem studied.Jacobsen, Alessandra de LinharesNunes, Thiago SoaresUniversidade Federal de Santa CatarinaDuarte, Bernadete Quadro2020-08-20T05:39:33Z2020-08-20T05:39:33Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis333 p.| ils., gráfs., tabs.application/pdf364393https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/211511porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-20T05:39:33Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/211511Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-08-20T05:39:33Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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