A utilização do curriculo por competências no curso técnico de enfermagem da escola técnica do SUS - MA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Aracy da Silva
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/171879
Resumo: TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-graduação em Enfermagem. Linhas de Cuidado em Saúde Materna, Neonatal e do Lactante
id UFSC_d3aac338911af38c763217c0f4ae5469
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/171879
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A utilização do curriculo por competências no curso técnico de enfermagem da escola técnica do SUS - MACurrículoEducação em EnfermagemEnfermagemTCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-graduação em Enfermagem. Linhas de Cuidado em Saúde Materna, Neonatal e do LactanteA Educação Permanente em Saúde propõe que os processos de educação dos trabalhadores da saúde se façam a partir da problematização do processo de trabalho, e considera que as necessidades de formação e desenvolvimento dos trabalhadores sejam pautadas pelas necessidades de saúde das pessoas e populações. Esse estudo tem como objetivo descrever as propostas e os métodos do currículo por competências, implantado na formação profissional de técnicos em enfermagem da Escola Técnica do SUS em São Luís –MA. A metodologia utilizada na Escola Técnica do Sus é a da problematização. O envolvimento do aluno em situações de prática de saúde, desde o início e ao longo de todo o curso, é fundamental para a inter-relação teoria prática, para atribuição de significado aos saberes apropriados, para a compreensão e utilização, em contextos variados, dos conhecimentos relativos ao exercício profissional. Na ETSUS/MA é utilizada a aprendizagem significativa que articule trabalho e ensino diretamente no seu processo de trabalho. Com isso a Escola visa formar um sujeito capaz de analisar e modificar a sua realidade, capaz de desenvolver um senso crítico. O currículo por competências vem sendo trabalhado na Escola, onde o aluno consegue identificar competências para o seu processo de trabalho. A construção de um currículo por competências é feita diariamente e a sua construção é no coletivo onde os focos principais são: os conhecimentos, as competências e as habilidades que conseguiram ser construídas durante o curso. O processo de formação não finaliza com a entrega do diploma.Florianópolis, SCBoehs, AstridUniversidade Federal de Santa CatarinaSantos, Aracy da Silva2016-12-23T01:08:23Z2016-12-23T01:08:23Z2016-12-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis16application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/171879porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-12-23T01:08:23Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/171879Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-12-23T01:08:23Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A utilização do curriculo por competências no curso técnico de enfermagem da escola técnica do SUS - MA
title A utilização do curriculo por competências no curso técnico de enfermagem da escola técnica do SUS - MA
spellingShingle A utilização do curriculo por competências no curso técnico de enfermagem da escola técnica do SUS - MA
Santos, Aracy da Silva
Currículo
Educação em Enfermagem
Enfermagem
title_short A utilização do curriculo por competências no curso técnico de enfermagem da escola técnica do SUS - MA
title_full A utilização do curriculo por competências no curso técnico de enfermagem da escola técnica do SUS - MA
title_fullStr A utilização do curriculo por competências no curso técnico de enfermagem da escola técnica do SUS - MA
title_full_unstemmed A utilização do curriculo por competências no curso técnico de enfermagem da escola técnica do SUS - MA
title_sort A utilização do curriculo por competências no curso técnico de enfermagem da escola técnica do SUS - MA
author Santos, Aracy da Silva
author_facet Santos, Aracy da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Boehs, Astrid
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Aracy da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo
Educação em Enfermagem
Enfermagem
topic Currículo
Educação em Enfermagem
Enfermagem
description TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-graduação em Enfermagem. Linhas de Cuidado em Saúde Materna, Neonatal e do Lactante
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-23T01:08:23Z
2016-12-23T01:08:23Z
2016-12-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/171879
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/171879
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 16
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652394018373632