A utilização do curriculo por competências no curso técnico de enfermagem da escola técnica do SUS - MA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/171879 |
Resumo: | TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-graduação em Enfermagem. Linhas de Cuidado em Saúde Materna, Neonatal e do Lactante |
id |
UFSC_d3aac338911af38c763217c0f4ae5469 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/171879 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
A utilização do curriculo por competências no curso técnico de enfermagem da escola técnica do SUS - MACurrículoEducação em EnfermagemEnfermagemTCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-graduação em Enfermagem. Linhas de Cuidado em Saúde Materna, Neonatal e do LactanteA Educação Permanente em Saúde propõe que os processos de educação dos trabalhadores da saúde se façam a partir da problematização do processo de trabalho, e considera que as necessidades de formação e desenvolvimento dos trabalhadores sejam pautadas pelas necessidades de saúde das pessoas e populações. Esse estudo tem como objetivo descrever as propostas e os métodos do currículo por competências, implantado na formação profissional de técnicos em enfermagem da Escola Técnica do SUS em São Luís –MA. A metodologia utilizada na Escola Técnica do Sus é a da problematização. O envolvimento do aluno em situações de prática de saúde, desde o início e ao longo de todo o curso, é fundamental para a inter-relação teoria prática, para atribuição de significado aos saberes apropriados, para a compreensão e utilização, em contextos variados, dos conhecimentos relativos ao exercício profissional. Na ETSUS/MA é utilizada a aprendizagem significativa que articule trabalho e ensino diretamente no seu processo de trabalho. Com isso a Escola visa formar um sujeito capaz de analisar e modificar a sua realidade, capaz de desenvolver um senso crítico. O currículo por competências vem sendo trabalhado na Escola, onde o aluno consegue identificar competências para o seu processo de trabalho. A construção de um currículo por competências é feita diariamente e a sua construção é no coletivo onde os focos principais são: os conhecimentos, as competências e as habilidades que conseguiram ser construídas durante o curso. O processo de formação não finaliza com a entrega do diploma.Florianópolis, SCBoehs, AstridUniversidade Federal de Santa CatarinaSantos, Aracy da Silva2016-12-23T01:08:23Z2016-12-23T01:08:23Z2016-12-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis16application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/171879porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-12-23T01:08:23Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/171879Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-12-23T01:08:23Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A utilização do curriculo por competências no curso técnico de enfermagem da escola técnica do SUS - MA |
title |
A utilização do curriculo por competências no curso técnico de enfermagem da escola técnica do SUS - MA |
spellingShingle |
A utilização do curriculo por competências no curso técnico de enfermagem da escola técnica do SUS - MA Santos, Aracy da Silva Currículo Educação em Enfermagem Enfermagem |
title_short |
A utilização do curriculo por competências no curso técnico de enfermagem da escola técnica do SUS - MA |
title_full |
A utilização do curriculo por competências no curso técnico de enfermagem da escola técnica do SUS - MA |
title_fullStr |
A utilização do curriculo por competências no curso técnico de enfermagem da escola técnica do SUS - MA |
title_full_unstemmed |
A utilização do curriculo por competências no curso técnico de enfermagem da escola técnica do SUS - MA |
title_sort |
A utilização do curriculo por competências no curso técnico de enfermagem da escola técnica do SUS - MA |
author |
Santos, Aracy da Silva |
author_facet |
Santos, Aracy da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Boehs, Astrid Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Aracy da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Currículo Educação em Enfermagem Enfermagem |
topic |
Currículo Educação em Enfermagem Enfermagem |
description |
TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-graduação em Enfermagem. Linhas de Cuidado em Saúde Materna, Neonatal e do Lactante |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-23T01:08:23Z 2016-12-23T01:08:23Z 2016-12-22 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/171879 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/171879 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
16 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652394018373632 |