A Matemática na formação de professores para os primeiros anos escolares (Roraima, 1940-1990)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, José Ivanildo de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/179717
Resumo: 173f.; il. color; 30cm LIMA, José Ivanildo de. A Matemática na formação de professores dos primeiros anos escolares - Roraima (1940 a 1990). Tese de Doutorado. Programa Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática - REAMEC, Manaus, 2017.
id UFSC_d5fb14d634f6731bcfab7cb9c8bd9414
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/179717
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A Matemática na formação de professores para os primeiros anos escolares (Roraima, 1940-1990)Historia da Educação MatemáticaFormação de professoresSaberes matemáticosRoraima173f.; il. color; 30cm LIMA, José Ivanildo de. A Matemática na formação de professores dos primeiros anos escolares - Roraima (1940 a 1990). Tese de Doutorado. Programa Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática - REAMEC, Manaus, 2017.A pesquisa que embasou este trabalho, intitulada “A Matemática na formação de professores dos primeiros anos escolares - Roraima (1940 a 1990)” teve por objetivo analisar a Matemática presente na formação de professores para os primeiros anos escolares em Roraima, nas décadas de 1940 a 1990. Está assentada na linha de pesquisa “Formação de Professores para a Educação em Ciências e Matemática” do Programa de Doutorado da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC). Intenta responder a questão: como esteve presente a Matemática na formação do professor dos primeiros anos escolares em Roraima nas décadas de 1940 a 1990? O recorte temporal da pesquisa se inicia na década de 1940, período em que se institucionalizou o sistema de ensino no antigo Território Federal do Rio Branco (1943), passando pela criação do Curso Normal Regional Monteiro Lobato (1949) até chegar a Escola de Formação de Professores de Boa Vista (1977), que se projetou, no âmbito regional, como principal instituição responsável por formar professores dos anos iniciais em Roraima, tendo seu auge na primeira metade da década 1990 e seu declínio nos finais da segunda metade. A base teórico-metodológica se ancora em ferramentas conceituais da história cultural, tais como: representação, apropriação e práticas, amparadas em Roger Chartier (1990). Outros conceitos da história das disciplinas escolares, tais como: a ideia de finalidades de objetivos e finalidades reais, cultura escolar compõem o ferramental, tomadas a partir de André Chervel (1990) e de Dominique Julia (2001). As categorias advindas da História da Educação, como os modelos dos conteúdos culturais-cognitivos e o pedagógicodidático de Dermeval Saviani (2008), além dos conceitos de saberes a ensinar e para ensinar descritos por Borer (2009) e Hofstetter e Schneuwly (2009) também são referenciados. O campo mais específico da História da Educação Matemática tem sua base nas pesquisas de Valente (1999, 2007a, 2010, 2011b). As fontes utilizadas na análise são: literatura memorialística, atas, grades curriculares, diários de classe, a legislação, decretos, cadernos de planos de aulas, relatórios e parte da entrevista de ex-aluno e professor que atuou nessas Escolas. A Matemática na formação do professor dos primeiros anos escolares descreve uma trajetória que passa, num momento, pela priorização da presença de saberes matemáticos do Ensino Secundário de 1.º e do 2.º Ciclos, em detrimento daqueles mais voltados para o nível de atuação do professor. Em outro, o movimento de organização curricular decreta em maior ou menor medida que os saberes para ensinar oscilam entre um saber de cultura geral e um saber profissional do nível de atuação do futuro docente.Valente, Wagner RodriguesLima, José Ivanildo de2017-09-20T23:22:28Z2017-09-20T23:22:28Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfLIMA, José Ivanildo de. A Matemática na formação de professores para os primeiros anos escolares (Roraima, 1940-1990). 173f. Tese (Doutorado), Universidade Federal de Mato Grosso, Rede Amazonica de Educação em Ciências e Matemática. Programa de Pòs-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Cuiabá, 2017.https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/179717porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-09-20T23:23:59Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/179717Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-09-20T23:23:59Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A Matemática na formação de professores para os primeiros anos escolares (Roraima, 1940-1990)
title A Matemática na formação de professores para os primeiros anos escolares (Roraima, 1940-1990)
spellingShingle A Matemática na formação de professores para os primeiros anos escolares (Roraima, 1940-1990)
Lima, José Ivanildo de
Historia da Educação Matemática
Formação de professores
Saberes matemáticos
Roraima
title_short A Matemática na formação de professores para os primeiros anos escolares (Roraima, 1940-1990)
title_full A Matemática na formação de professores para os primeiros anos escolares (Roraima, 1940-1990)
title_fullStr A Matemática na formação de professores para os primeiros anos escolares (Roraima, 1940-1990)
title_full_unstemmed A Matemática na formação de professores para os primeiros anos escolares (Roraima, 1940-1990)
title_sort A Matemática na formação de professores para os primeiros anos escolares (Roraima, 1940-1990)
author Lima, José Ivanildo de
author_facet Lima, José Ivanildo de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Valente, Wagner Rodrigues
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, José Ivanildo de
dc.subject.por.fl_str_mv Historia da Educação Matemática
Formação de professores
Saberes matemáticos
Roraima
topic Historia da Educação Matemática
Formação de professores
Saberes matemáticos
Roraima
description 173f.; il. color; 30cm LIMA, José Ivanildo de. A Matemática na formação de professores dos primeiros anos escolares - Roraima (1940 a 1990). Tese de Doutorado. Programa Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática - REAMEC, Manaus, 2017.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-20T23:22:28Z
2017-09-20T23:22:28Z
2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LIMA, José Ivanildo de. A Matemática na formação de professores para os primeiros anos escolares (Roraima, 1940-1990). 173f. Tese (Doutorado), Universidade Federal de Mato Grosso, Rede Amazonica de Educação em Ciências e Matemática. Programa de Pòs-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Cuiabá, 2017.
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/179717
identifier_str_mv LIMA, José Ivanildo de. A Matemática na formação de professores para os primeiros anos escolares (Roraima, 1940-1990). 173f. Tese (Doutorado), Universidade Federal de Mato Grosso, Rede Amazonica de Educação em Ciências e Matemática. Programa de Pòs-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Cuiabá, 2017.
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/179717
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652292192206848