Ações pedagógicas na transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: vivências dos direitos da infância em escolas da Rede Municipal de Florianópolis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Samara
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254059
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2023.
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spelling Ações pedagógicas na transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: vivências dos direitos da infância em escolas da Rede Municipal de FlorianópolisEducaçãoInfânciaEnsino primárioCriançasEducação infantilPrática de ensinoProjeto pedagógicoEnsino fundamentalDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2023.Esta pesquisa de mestrado, vinculada à linha de pesquisa Educação e Infância e ao Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Infância, Educação e Escola (GEPIEE), teve como objetivo investigar quais ações pedagógicas promovem vivências dos direitos da infância no 1º ano do Ensino Fundamental, realizadas no momento da transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental em escolas da Rede Municipal de Florianópolis. Para tanto buscamos identificar orientações em documentos oficiais, analisar ações pedagógicas realizadas nas escolas, compreender a importância da continuidade no desenvolvimento da escrita e explorar como teoria, políticas e práticas se relacionam nesse contexto. A dissertação foi organizada em três capítulos: “A apropriação da escrita como um instrumento cultural complexo: para além da transição entre Educação Infantil e Anos Iniciais”, “Transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental nos documentos da política educacional” e “As ações pedagógicas de transição na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis”. Em termos metodológicos, a pesquisa caracterizou-se por uma abordagem qualitativa, incluindo revisão bibliográfica, envio de questionários, análise documental e entrevistas com professoras do 1º ano do Ensino Fundamental. A análise foi realizada com base no método de Análise de Conteúdo, que utiliza procedimentos sistemáticos e objetivos de descrição do conteúdo das mensagens. A Teoria Histórico Cultural, baseada nas ideias de Vigotski, foi o referencial que fundamentou a investigação e orientou as análises e a construção dos resultados. Os resultados pautaram-se na análise de documentos oficiais, de nove (09) Projetos Político pedagógicos e nove (09) depoimentos de professoras de 1º ano, sendo possível destacar: a referência nos documentos oficiais à transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, enfatizando o desenvolvimento integral da criança; a relevância do papel da brincadeira no desenvolvimento infantil e no processo de aquisição da escrita como instrumento cultural complexo, manifestada pelas professoras; a importância da relação família-escola e do afeto na acolhida das crianças; a identificação da necessidade de trabalho docente compartilhado e de planejamento coletivo, bem como da importância da formação continuada para todos os profissionais da Educação Básica; a necessidade de avançar nos estudos das práticas baseadas na Teoria Histórico Cultural, devido à importância dessa abordagem no contexto da transição e alfabetização. A formação continuada pode ser entendida como um instrumento fundamental para superar os desafios e limites identificados nas ações pedagógicas analisadas.Abstract: This master's research, linked to the line of research Education and Childhood and the Group of Studies and Research on Childhood, Education and School (GEPIEE), aimed to investigate which pedagogical actions promote experiences of children's rights in the 1st year of Elementary School, carried out at the time of the transition from Early Childhood Education to Elementary Education in schools in the Municipal Network of Florianópolis. For that, we seek to identify guidelines in official documents, analyze pedagogical actions carried out in schools, understand the importance of continuity in the development of writing and explore how theory, policies and practices are related in this context. The dissertation was organized into three chapters: “The appropriation of writing as a complex cultural instrument: beyond the transition between Early Childhood Education and Early Years”, “Transition from Early Childhood Education to Elementary Education in educational policy documents” and “Actions pedagogical transitions in the Municipal Education Network of Florianópolis”. In methodological terms, the research was characterized by a qualitative approach, including bibliographic review, sending questionnaires, document analysis and interviews with teachers of the 1st year of Elementary School. The analysis was carried out based on the Content Analysis method, which uses systematic and objective procedures for describing the content of the messages. The Historical-Cultural theory, based on Vygotsky's ideas, was the reference that supported the investigation and guided the analyzes and construction of the results. The results were based on the analysis of official documents, nine (09) Political Pedagogical Projects and nine (09) testimonials from 1st year teachers, it being possible to highlight: the reference in official documents to the transition from Early Childhood Education to Elementary Education, emphasizing the integral development of the child; the relevance of the role of play in child development and in the process of acquiring writing as a complex cultural instrument, expressed by the teachers; the importance of the family-school relationship and affection in welcoming children; identifying the need for shared teaching work and collective planning, as well as the importance of continuing education for all Basic Education professionals; the need to advance in studies of practices based on Historical-Cultural Theory, due to the importance of this approach in the context of transition and literacy. Continuing education can be understood as a fundamental instrument to overcome the challenges and limits identified in the analyzed pedagogical actions.Carvalho, Diana Carvalho deUniversidade Federal de Santa CatarinaCardoso, Samara2024-01-22T12:12:22Z2024-01-22T12:12:22Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis313 p.| gráfs.application/pdf385831https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254059porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-07T12:15:33Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/254059Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732024-02-07T12:15:33Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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