A Matemática Escolar nas mudanças pedagógicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/208287 |
Resumo: | Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/che/article/view/35564 |
id |
UFSC_d79dc71eb24e61ff49a308ddd5ff9869 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/208287 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
A Matemática Escolar nas mudanças pedagógicasDisponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/che/article/view/35564RESENHA - A obra “Saberes elementares matemáticos em circulação no Brasil: dos documentos oficiais às revistas pedagógicas, 1890-1970”, organizada pelos pesquisadores Neuza Bertoni Pinto e Wagner Rodrigues Valente é fruto do projetão “A constituição dos saberes elementares matemáticos: a aritmética, a geometria e o desenho no curso primário em perspectiva histórico-comparativa, 1890-1970”, financiado pelo CNPq. Trata-se de uma investigação coordenada pelo GHEMAT, mas é também desenvolvida mediante o envolvimento de duas dezenas de instituições de ensino superior e de diversos grupos de pesquisa de diferentes estados brasileiros – por isso, uso o termo projetão. O livro é assim estruturado: apresentação, introdução e seis capítulos. De início, os organizadores apresentam ao leitor não só a obra propriamente dita, mas aquilo que no universo cinematográfico conhecemos como making-of, isto é, relatos dos bastidores, dos processos de escrita do livro, de cada capítulo. Em seguida, na introdução, Wagner Rodrigues Valente desperta a atenção do leitor logo no título com duas expressões: “dois e dois são sempre quatro” e “matemática do curso primário”. Deve-se ler essas duas expressões com muito cuidado. Olhada numa perspectiva histórica, a disciplina Matemática tem os seus saberes presentes em diferentes matérias para além da Aritmética. E mais: para além da visão conteudista de que “dois e dois são sempre quatro” a epistemologia dos saberes matemáticos vai mudando ao longo do tempo. Isso pode ser lido e visto nos seis capítulos, os quais apresentam resultados das investigações de quarenta e oito pesquisadores, destacando justamente as transformações dos saberes matemáticos – o número de autores não é proporcional ao de capítulos, há variações.Cadernos de História da Educação2020-04-14T22:58:26Z2020-04-14T22:58:26Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfOLIVEIRA, M. A.. A Matemática Escolar nas mudanças pedagógicas. Cadernos de História da Educação (Online), v. 15, p. 889-896, 2016.1982-7806https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/208287Oliveira, Marcus Aldenisson deporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-04-14T23:03:17Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/208287Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-04-14T23:03:17Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Matemática Escolar nas mudanças pedagógicas |
title |
A Matemática Escolar nas mudanças pedagógicas |
spellingShingle |
A Matemática Escolar nas mudanças pedagógicas Oliveira, Marcus Aldenisson de |
title_short |
A Matemática Escolar nas mudanças pedagógicas |
title_full |
A Matemática Escolar nas mudanças pedagógicas |
title_fullStr |
A Matemática Escolar nas mudanças pedagógicas |
title_full_unstemmed |
A Matemática Escolar nas mudanças pedagógicas |
title_sort |
A Matemática Escolar nas mudanças pedagógicas |
author |
Oliveira, Marcus Aldenisson de |
author_facet |
Oliveira, Marcus Aldenisson de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Marcus Aldenisson de |
description |
Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/che/article/view/35564 |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2020-04-14T22:58:26Z 2020-04-14T22:58:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
OLIVEIRA, M. A.. A Matemática Escolar nas mudanças pedagógicas. Cadernos de História da Educação (Online), v. 15, p. 889-896, 2016. 1982-7806 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/208287 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, M. A.. A Matemática Escolar nas mudanças pedagógicas. Cadernos de História da Educação (Online), v. 15, p. 889-896, 2016. 1982-7806 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/208287 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Cadernos de História da Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Cadernos de História da Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652379499790336 |