Programas de ensino e manuais escolares como fontes para estudo da constituição da matemática para ensinar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202049 |
Resumo: | Disponível em...https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2019v12n2p51/41729 |
id |
UFSC_d7a3295b8594e2a0431e31f0b814d91d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/202049 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Programas de ensino e manuais escolares como fontes para estudo da constituição da matemática para ensinarFormação de professoresMatemáticaSaber profissionalManual escolarPrograma de ensinoDisponível em...https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2019v12n2p51/41729Este texto aborda o tema da matemática na formação de professores dos primeiros anos escolares, hoje denominados Ensino Fundamental I. Trata do assunto considerando que, em meio ao conjunto de saberes profissionais do professor dos primeiros anos escolares, historicamente vem sendo elaborada uma matemática para ensinar articulada a uma matemática a ensinar. A matemática para ensinar revela-se como um saber profissional, uma matemática para o exercício da docência, uma ferramenta de trabalho do professor para ensinar matemática. E, se assim é, por hipótese teórica, a pergunta mobilizadora do artigo pode ser enunciada como: no uso dos programas de ensino e de manuais escolares como fontes de pesquisa, como caracterizar a matemática para ensinar? Consideram-se como aportes teórico-metodológicos os estudos sócio-históricos que vêm sendo desenvolvidos pela Equipe de Pesquisa de História Social da Educação – ERHISE, da Universidade de Genebra. Na conclusão do estudo, pontuam-se elementos importantes para o desenvolvimento de pesquisas que buscam caracterizar o saber profissional do professor que ensina matemática.2019-12-02T21:05:07Z2019-12-02T21:05:07Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfVALENTE, Wagner Rodrigues. Programas de ensino e manuais escolares como fontes para estudo da constituição da matemática para ensinar. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, Florianópolis, v. 12, n. 2, p. 51-63, nov. 2019. ISSN 1982-5153. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2019v12n2p51/41729>. Acesso em: 02 dez. 2019. doi:https://doi.org/10.5007/1982-5153.2019v12n2p51.https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202049Valente, Wagner Rodriguesporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-02T21:05:07Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/202049Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-12-02T21:05:07Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Programas de ensino e manuais escolares como fontes para estudo da constituição da matemática para ensinar |
title |
Programas de ensino e manuais escolares como fontes para estudo da constituição da matemática para ensinar |
spellingShingle |
Programas de ensino e manuais escolares como fontes para estudo da constituição da matemática para ensinar Valente, Wagner Rodrigues Formação de professores Matemática Saber profissional Manual escolar Programa de ensino |
title_short |
Programas de ensino e manuais escolares como fontes para estudo da constituição da matemática para ensinar |
title_full |
Programas de ensino e manuais escolares como fontes para estudo da constituição da matemática para ensinar |
title_fullStr |
Programas de ensino e manuais escolares como fontes para estudo da constituição da matemática para ensinar |
title_full_unstemmed |
Programas de ensino e manuais escolares como fontes para estudo da constituição da matemática para ensinar |
title_sort |
Programas de ensino e manuais escolares como fontes para estudo da constituição da matemática para ensinar |
author |
Valente, Wagner Rodrigues |
author_facet |
Valente, Wagner Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Valente, Wagner Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Matemática Saber profissional Manual escolar Programa de ensino |
topic |
Formação de professores Matemática Saber profissional Manual escolar Programa de ensino |
description |
Disponível em...https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2019v12n2p51/41729 |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-02T21:05:07Z 2019-12-02T21:05:07Z 2019 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
VALENTE, Wagner Rodrigues. Programas de ensino e manuais escolares como fontes para estudo da constituição da matemática para ensinar. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, Florianópolis, v. 12, n. 2, p. 51-63, nov. 2019. ISSN 1982-5153. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2019v12n2p51/41729>. Acesso em: 02 dez. 2019. doi:https://doi.org/10.5007/1982-5153.2019v12n2p51. https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202049 |
identifier_str_mv |
VALENTE, Wagner Rodrigues. Programas de ensino e manuais escolares como fontes para estudo da constituição da matemática para ensinar. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, Florianópolis, v. 12, n. 2, p. 51-63, nov. 2019. ISSN 1982-5153. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2019v12n2p51/41729>. Acesso em: 02 dez. 2019. doi:https://doi.org/10.5007/1982-5153.2019v12n2p51. |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202049 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652176046686208 |