Programas de ensino e manuais escolares como fontes para estudo da constituição da matemática para ensinar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valente, Wagner Rodrigues
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202049
Resumo: Disponível em...https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2019v12n2p51/41729
id UFSC_d7a3295b8594e2a0431e31f0b814d91d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/202049
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Programas de ensino e manuais escolares como fontes para estudo da constituição da matemática para ensinarFormação de professoresMatemáticaSaber profissionalManual escolarPrograma de ensinoDisponível em...https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2019v12n2p51/41729Este texto aborda o tema da matemática na formação de professores dos primeiros anos escolares, hoje denominados Ensino Fundamental I. Trata do assunto considerando que, em meio ao conjunto de saberes profissionais do professor dos primeiros anos escolares, historicamente vem sendo elaborada uma matemática para ensinar articulada a uma matemática a ensinar. A matemática para ensinar revela-se como um saber profissional, uma matemática para o exercício da docência, uma ferramenta de trabalho do professor para ensinar matemática. E, se assim é, por hipótese teórica, a pergunta mobilizadora do artigo pode ser enunciada como: no uso dos programas de ensino e de manuais escolares como fontes de pesquisa, como caracterizar a matemática para ensinar? Consideram-se como aportes teórico-metodológicos os estudos sócio-históricos que vêm sendo desenvolvidos pela Equipe de Pesquisa de História Social da Educação – ERHISE, da Universidade de Genebra. Na conclusão do estudo, pontuam-se elementos importantes para o desenvolvimento de pesquisas que buscam caracterizar o saber profissional do professor que ensina matemática.2019-12-02T21:05:07Z2019-12-02T21:05:07Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfVALENTE, Wagner Rodrigues. Programas de ensino e manuais escolares como fontes para estudo da constituição da matemática para ensinar. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, Florianópolis, v. 12, n. 2, p. 51-63, nov. 2019. ISSN 1982-5153. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2019v12n2p51/41729>. Acesso em: 02 dez. 2019. doi:https://doi.org/10.5007/1982-5153.2019v12n2p51.https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202049Valente, Wagner Rodriguesporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-02T21:05:07Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/202049Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-12-02T21:05:07Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Programas de ensino e manuais escolares como fontes para estudo da constituição da matemática para ensinar
title Programas de ensino e manuais escolares como fontes para estudo da constituição da matemática para ensinar
spellingShingle Programas de ensino e manuais escolares como fontes para estudo da constituição da matemática para ensinar
Valente, Wagner Rodrigues
Formação de professores
Matemática
Saber profissional
Manual escolar
Programa de ensino
title_short Programas de ensino e manuais escolares como fontes para estudo da constituição da matemática para ensinar
title_full Programas de ensino e manuais escolares como fontes para estudo da constituição da matemática para ensinar
title_fullStr Programas de ensino e manuais escolares como fontes para estudo da constituição da matemática para ensinar
title_full_unstemmed Programas de ensino e manuais escolares como fontes para estudo da constituição da matemática para ensinar
title_sort Programas de ensino e manuais escolares como fontes para estudo da constituição da matemática para ensinar
author Valente, Wagner Rodrigues
author_facet Valente, Wagner Rodrigues
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Valente, Wagner Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Matemática
Saber profissional
Manual escolar
Programa de ensino
topic Formação de professores
Matemática
Saber profissional
Manual escolar
Programa de ensino
description Disponível em...https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2019v12n2p51/41729
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-02T21:05:07Z
2019-12-02T21:05:07Z
2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VALENTE, Wagner Rodrigues. Programas de ensino e manuais escolares como fontes para estudo da constituição da matemática para ensinar. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, Florianópolis, v. 12, n. 2, p. 51-63, nov. 2019. ISSN 1982-5153. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2019v12n2p51/41729>. Acesso em: 02 dez. 2019. doi:https://doi.org/10.5007/1982-5153.2019v12n2p51.
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202049
identifier_str_mv VALENTE, Wagner Rodrigues. Programas de ensino e manuais escolares como fontes para estudo da constituição da matemática para ensinar. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, Florianópolis, v. 12, n. 2, p. 51-63, nov. 2019. ISSN 1982-5153. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2019v12n2p51/41729>. Acesso em: 02 dez. 2019. doi:https://doi.org/10.5007/1982-5153.2019v12n2p51.
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202049
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652176046686208