Processos de investigação histórica da constituição do saber profissional do professor que ensina matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valente, Wagner Rodrigues
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189543
Resumo: Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/3906/3178.
id UFSC_748dfd7a5f10ae47298a57b3ae89a681
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/189543
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Processos de investigação histórica da constituição do saber profissional do professor que ensina matemáticaSaber profissionalMatemática para ensinarFormação de professoresHistória da Educação MatemáticaEducação matemáticaDisponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/3906/3178.O presente texto tem por objetivo promover uma reflexão teórico-metodológica sobre as possibilidades de análise de constituição, ao longo do tempo, do saber profissional do professor que ensina matemática nos primeiros anos escolares. O estudo mobiliza categorias teóricas elaboradas por autores da Equipe de Pesquisa em História das Ciências da Educação (ERHISE) da Universidade de Genebra, na Suíça, em termos da existência histórica de saberes a ensinar e saberes para ensinar. Na apropriação realizada de estudos dessa Equipe, são considerados termos como “matemática a ensinar” e “matemática para ensinar”. O texto propõe uma alternativa metodológica para a pesquisa dos saberes profissionais do professor que ensina matemática exemplificando tal proposta a partir de estudos em andamento no âmbito de projeto amplo de pesquisa que reúne dezenas de investigadores brasileiros interessados na caracterização de uma “matemática para ensinar”.Acta Scientiae2018-09-02T14:19:22Z2018-09-02T14:19:22Z2018-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfVALENTE, Wagner Rodrigues. Processos de investigação histórica da constituição do saber profissional do professor que ensina matemática. REVISTA ACTA SCIENTIAE, v. 20, p. 377-385, 2018.https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189543Valente, Wagner Rodriguesporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-09-02T14:19:39Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/189543Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-09-02T14:19:39Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Processos de investigação histórica da constituição do saber profissional do professor que ensina matemática
title Processos de investigação histórica da constituição do saber profissional do professor que ensina matemática
spellingShingle Processos de investigação histórica da constituição do saber profissional do professor que ensina matemática
Valente, Wagner Rodrigues
Saber profissional
Matemática para ensinar
Formação de professores
História da Educação Matemática
Educação matemática
title_short Processos de investigação histórica da constituição do saber profissional do professor que ensina matemática
title_full Processos de investigação histórica da constituição do saber profissional do professor que ensina matemática
title_fullStr Processos de investigação histórica da constituição do saber profissional do professor que ensina matemática
title_full_unstemmed Processos de investigação histórica da constituição do saber profissional do professor que ensina matemática
title_sort Processos de investigação histórica da constituição do saber profissional do professor que ensina matemática
author Valente, Wagner Rodrigues
author_facet Valente, Wagner Rodrigues
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Valente, Wagner Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Saber profissional
Matemática para ensinar
Formação de professores
História da Educação Matemática
Educação matemática
topic Saber profissional
Matemática para ensinar
Formação de professores
História da Educação Matemática
Educação matemática
description Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/3906/3178.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-02T14:19:22Z
2018-09-02T14:19:22Z
2018-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VALENTE, Wagner Rodrigues. Processos de investigação histórica da constituição do saber profissional do professor que ensina matemática. REVISTA ACTA SCIENTIAE, v. 20, p. 377-385, 2018.
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189543
identifier_str_mv VALENTE, Wagner Rodrigues. Processos de investigação histórica da constituição do saber profissional do professor que ensina matemática. REVISTA ACTA SCIENTIAE, v. 20, p. 377-385, 2018.
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189543
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Acta Scientiae
publisher.none.fl_str_mv Acta Scientiae
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652330645585920