Processos de investigação histórica da constituição do saber profissional do professor que ensina matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189543 |
Resumo: | Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/3906/3178. |
id |
UFSC_748dfd7a5f10ae47298a57b3ae89a681 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/189543 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Processos de investigação histórica da constituição do saber profissional do professor que ensina matemáticaSaber profissionalMatemática para ensinarFormação de professoresHistória da Educação MatemáticaEducação matemáticaDisponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/3906/3178.O presente texto tem por objetivo promover uma reflexão teórico-metodológica sobre as possibilidades de análise de constituição, ao longo do tempo, do saber profissional do professor que ensina matemática nos primeiros anos escolares. O estudo mobiliza categorias teóricas elaboradas por autores da Equipe de Pesquisa em História das Ciências da Educação (ERHISE) da Universidade de Genebra, na Suíça, em termos da existência histórica de saberes a ensinar e saberes para ensinar. Na apropriação realizada de estudos dessa Equipe, são considerados termos como “matemática a ensinar” e “matemática para ensinar”. O texto propõe uma alternativa metodológica para a pesquisa dos saberes profissionais do professor que ensina matemática exemplificando tal proposta a partir de estudos em andamento no âmbito de projeto amplo de pesquisa que reúne dezenas de investigadores brasileiros interessados na caracterização de uma “matemática para ensinar”.Acta Scientiae2018-09-02T14:19:22Z2018-09-02T14:19:22Z2018-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfVALENTE, Wagner Rodrigues. Processos de investigação histórica da constituição do saber profissional do professor que ensina matemática. REVISTA ACTA SCIENTIAE, v. 20, p. 377-385, 2018.https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189543Valente, Wagner Rodriguesporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-09-02T14:19:39Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/189543Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-09-02T14:19:39Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Processos de investigação histórica da constituição do saber profissional do professor que ensina matemática |
title |
Processos de investigação histórica da constituição do saber profissional do professor que ensina matemática |
spellingShingle |
Processos de investigação histórica da constituição do saber profissional do professor que ensina matemática Valente, Wagner Rodrigues Saber profissional Matemática para ensinar Formação de professores História da Educação Matemática Educação matemática |
title_short |
Processos de investigação histórica da constituição do saber profissional do professor que ensina matemática |
title_full |
Processos de investigação histórica da constituição do saber profissional do professor que ensina matemática |
title_fullStr |
Processos de investigação histórica da constituição do saber profissional do professor que ensina matemática |
title_full_unstemmed |
Processos de investigação histórica da constituição do saber profissional do professor que ensina matemática |
title_sort |
Processos de investigação histórica da constituição do saber profissional do professor que ensina matemática |
author |
Valente, Wagner Rodrigues |
author_facet |
Valente, Wagner Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Valente, Wagner Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Saber profissional Matemática para ensinar Formação de professores História da Educação Matemática Educação matemática |
topic |
Saber profissional Matemática para ensinar Formação de professores História da Educação Matemática Educação matemática |
description |
Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/3906/3178. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-02T14:19:22Z 2018-09-02T14:19:22Z 2018-06 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
VALENTE, Wagner Rodrigues. Processos de investigação histórica da constituição do saber profissional do professor que ensina matemática. REVISTA ACTA SCIENTIAE, v. 20, p. 377-385, 2018. https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189543 |
identifier_str_mv |
VALENTE, Wagner Rodrigues. Processos de investigação histórica da constituição do saber profissional do professor que ensina matemática. REVISTA ACTA SCIENTIAE, v. 20, p. 377-385, 2018. |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189543 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Acta Scientiae |
publisher.none.fl_str_mv |
Acta Scientiae |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652330645585920 |