Dispositivo estatístico-educacional: uma quali-quantificação da educação matemática
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245855 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, 2022. |
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Dispositivo estatístico-educacional: uma quali-quantificação da educação matemáticaEducaçãoEducação científica e tecnológicaEducação matemáticaAnálise do discursoTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, 2022.Quando os discursos midiáticos e governamentais se pronunciam sobre a Educação Matemática, a estatística costuma ser um dos principais parâmetros para se estabelecer uma prática como verdadeira ou falsa. Com suporte em dados alavancados a partir de avaliações em larga escala (Pisa, Saeb, Enem, etc.), mas também nas palavras de alunos, professores e especialistas, a estatística parece estar servindo como modo de verificação de uma realidade: a Educação Matemática está péssima. Por outro lado, as discussões se conduzem para a perspectiva de que é preciso melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem urgentemente, através da introdução de certas perspectivas pedagógicas consideradas ideais na contemporaneidade. Esta tese descreve a materialidade dos discursos estatísticos-educacionais, ao mesmo tempo em que procura problematizá-los nos seus desdobramentos com a Educação Matemática, alicerçando-se no pensamento de Michel Foucault. Assim, mostra a relação entre a Educação Matemática e as estatísticas educacionais que permeia a vontade de saber deste campo de pesquisa. Para tanto, a pesquisa arqueogenealógica garimpa os discursos da mídia e da Revista Brasileira de Estatística apresentando uma reconfiguração desta relação que foi de certo modo determinando saberes que qualificam a Educação Matemática, enquadrando-a numa cientificidade que transpõe, carrega e cria visibilidades ? o catastrofismo ? e possibilidades ? o salvacionismo a ser produzido por novas pedagogias e currículos. Estas visibilidades e possibilidades estatistizadas materializam uma ação que faz com que o discurso da Educação Matemática estatistize-se, criando objetos, verdades e categorias. Gradualmente formou-se na Educação Matemática um dispositivo estatístico-educacional que colocou no centro de suas estratégias a estatística enquanto uma tecnologia que acarreta ações pelas quais a própria Educação Matemática implica a si mesmo e aos sujeitos que nela participam. De forma semelhante, pouco a pouco o dispositivo estatístico-educacional foi sendo deslocado para outro tipo de experiência com a Educação: onde antes tínhamos a capacidade da escola como critério a ser verificado, encontra-se agora também no centro das técnicas desse dispositivo uma vinculação do ato de aprender aos princípios considerados como ideais pelo regime de verdade neoliberal.Abstract: When media and government discourses speak about Mathematics Education, statistics are usually one of the main parameters to stablish a practise as true or false. Supported by data leveraged from large-scale assessmentes (PISA, Saeb, Enem, etc.), but also in the words of students, teachers and specialists, statistics seem to be serving as a way of verifying a reality: Mathematics Education it´s awful. On the other hand, the discussions lead to the perspective that it is necessary to urgently improve the quality of teaching and learning, through the introduction of certain pedagogical perspectives considered ideal in contemporary times. This thesis describes the materiality of statistical-educacional discourses, at the same time seeks to problematize them in their unfolding with Mathematics Education, based on the thought of Michel Foucault. Thus, it shows the relation between Mathematics Education and educational statistics that permeates the will to know in this field of research. In order to do so, the archeogenealogical research mines the discourses of the media and the Revista Brasileira Estatística, presenting a reconfiguration of this relationship that was, in a certain way, determining knowledge that qualifies Mathematics Education, framing it in a scientificity that transposes, carries and creates visibilities ? catastrophism ? and possibilities ? salvacionism to be produced by new pedagogies and curriculums. These statisticized visibilities and possibilities materialize an action that makes the Mathematics Education discourse also statisticized, creating objects, truths and categories. Gradually, a statistical-educational dispositive was formed in Mathematics Education that placed statistics at the center of its strategies as a technology that entails actions through which Mathematics Education involves itself and the subjects who participate in it. In a similar way, little by little, the statistical-educational dispositive was being shifted to another type of experience with Education: where before we had the school´s capacity as a criterion to be verified, there is now also at the center of the techniques of this dispositive a link from the act of learning to the principles considered ideal by neoliberal regime of truth.Flores, Cláudia ReginaUniversidade Federal de Santa CatarinaBacca, Paula Cristina2023-05-12T20:53:43Z2023-05-12T20:53:43Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis208 p.| il., gráfs.application/pdf380677https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245855porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-12T20:53:43Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/245855Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-05-12T20:53:43Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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