As práticas de memorização no ensino de matemática: reconfigurações nos discursos da revista Nova Escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sartori, Alice Stephanie Tapia
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/211660
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2019.
id UFSC_c0c8c5c6f1d71e9e7fe6b305db1f4352
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/211660
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaSartori, Alice Stephanie TapiaDuarte, Claudia Glavam2020-08-20T05:57:15Z2020-08-20T05:57:15Z2019362436https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/211660Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2019.Esta Tese tem a intenção de responder a questão: Como as práticas de memorização na Educação Matemática foram sendo reconfiguradas nos discursos da Revista Nova Escola? O corpus de análise constitui-se de enunciações extraídas de exemplares da Revista Nova Escola, publicados entre 1986 e 2015. As ferramentas metodológicas da pesquisa advêm da análise do discurso na perspectiva foucaultiana, especialmente dos pressupostos da arqueologia e da genealogia. O entrelaçamento de enunciados mostrou as diferentes justificativas atribuídas por professores e pesquisadores à importância da memorização, bem como de suas críticas, produzindo verdades naturalizadas no campo da Educação Matemática. Algumas questões foram necessárias à investigação como: Quais são algumas das condições de possibilidade para a formulação de verdades em torno das práticas de memorização? Quais são os efeitos destas práticas para a constituição de subjetividades e como estão amalgamadas em relações de poder? Como os enunciados relacionados a estas práticas vão se alterando no discurso da Educação Matemática? Portanto, a investigação mostrou que: I) Desde os gregos atribuía-se importância às práticas de memorização para a constituição do sujeito orador, e, posteriormente com o advento do cristianismo, essas práticas passaram por descontinuidades. Do mesmo modo, foram identificadas rupturas a partir dos estudos de pensadores modernos que questionavam a retenção de conteúdos sem compreensão. II) As atividades referentes ao decorar, à repetição e à recitação, realizadas de forma mecânica, contribuíram, mesmo que de modo sutil, para a fabricação de corpos dóceis pela maquinaria escolar em uma sociedade disciplinar. III) Com o advento de novas ideias pedagógicas como, por exemplo, as do construtivismo, o ato de memorizar só seria aceito, e assumido como necessário, se utilizado com a intenção de poupar o tempo dos estudantes e liberá-lo para atividades mais desafiadoras, o que sinaliza uma ressignificação do tempo. A importância da memorização não se assenta mais no acúmulo de conhecimentos, mas na intenção de dar espaço à criatividade e à autonomia do estudante para resolver problemas e elaborar suas próprias estratégias. Tais elementos nos dão indícios da produção de um sujeito flexível, necessário à sociedade de controle e à lógica neoliberal.Abstract : This thesis intends to answer the question: How were the practices of memorization in Mathematics Education reconfigured in the discourses of the Revista Nova Escola? The corpus of analysis consists of statements extracted from copies of Revista Nova Escola, published between 1986 and 2015. The methodological tools of research come from the analysis of discourse in the Foucauldian perspective, especially from the presuppositions of archaeology and genealogy. The interlacing of statements showed the different justifications attributed by teachers and researchers to the importance of memorization, as well as their critiques, producing naturalized truths in the field of Mathematics Education. Some questions were needed to research such as: What are some of the conditions of possibility for the formulation of truths about the practices of memorization? What are the effects of these practices for the constitution of subjectivities and how are they amalgamated in power relations? How do the statements related to these practices change in the discourse of Mathematics Education? Therefore, research showed that: I) Since the Greeks, was attached importance to the practices of memorization for the constitution of the speaker subject, and, later on with the advent of Christianity, these practices went through discontinuities. Likewise, ruptures were identified from the studies of modern thinkers who questioned the retention of contents without understanding. II) Activities related to memorize, repetition and recitation, performed mechanically, contributed, even if subtly, to the production of docile bodies by the school machinery in a disciplinary society. III) With the advent of new pedagogical ideas such as, for example, those of constructivism, the act of memorizing would only be accepted, and assumed as necessary, if used with the intention of saving students' time and leaving them for more challenging activities, which signals a re-signification of time. The importance of memorization is not based more on the accumulation of knowledge, but on the intention of giving space to the creativity and autonomy of the student to solve problems and to elaborate their own strategies. These elements give us indications of the production of a flexible subject, necessary to the control society and the neoliberal logic.251 p.| il.porEducação científica e tecnológicaMatemáticaAnálise do discursoAs práticas de memorização no ensino de matemática: reconfigurações nos discursos da revista Nova Escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPECT0395-T.pdfPECT0395-T.pdfapplication/pdf1736542https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/211660/-1/PECT0395-T.pdf9ea38556fdb0032068ad8b272e729e45MD5-1123456789/2116602020-08-20 02:57:15.725oai:repositorio.ufsc.br:123456789/211660Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-08-20T05:57:15Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv As práticas de memorização no ensino de matemática: reconfigurações nos discursos da revista Nova Escola
title As práticas de memorização no ensino de matemática: reconfigurações nos discursos da revista Nova Escola
spellingShingle As práticas de memorização no ensino de matemática: reconfigurações nos discursos da revista Nova Escola
Sartori, Alice Stephanie Tapia
Educação científica e tecnológica
Matemática
Análise do discurso
title_short As práticas de memorização no ensino de matemática: reconfigurações nos discursos da revista Nova Escola
title_full As práticas de memorização no ensino de matemática: reconfigurações nos discursos da revista Nova Escola
title_fullStr As práticas de memorização no ensino de matemática: reconfigurações nos discursos da revista Nova Escola
title_full_unstemmed As práticas de memorização no ensino de matemática: reconfigurações nos discursos da revista Nova Escola
title_sort As práticas de memorização no ensino de matemática: reconfigurações nos discursos da revista Nova Escola
author Sartori, Alice Stephanie Tapia
author_facet Sartori, Alice Stephanie Tapia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Sartori, Alice Stephanie Tapia
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Duarte, Claudia Glavam
contributor_str_mv Duarte, Claudia Glavam
dc.subject.classification.none.fl_str_mv Educação científica e tecnológica
Matemática
Análise do discurso
topic Educação científica e tecnológica
Matemática
Análise do discurso
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2019.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-08-20T05:57:15Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-08-20T05:57:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/211660
dc.identifier.other.none.fl_str_mv 362436
identifier_str_mv 362436
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/211660
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 251 p.| il.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/211660/-1/PECT0395-T.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 9ea38556fdb0032068ad8b272e729e45
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805266470273024