O lúdico na educação matemática escolar: efeitos na constituição do sujeito infantil contemporâneo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/134675 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2015. |
id |
UFSC_f051285762d53344aceb24b71697ecda |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/134675 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
O lúdico na educação matemática escolar: efeitos na constituição do sujeito infantil contemporâneoEducação científica e tecnológicaMatemáticaEstudo e ensinoAnalise do discursoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2015.Esta Dissertação problematiza um enunciado naturalizado no discurso da Educação Matemática Escolar, que diz respeito à importância do uso de atividades lúdicas, como jogos e brincadeiras, nas aulas de matemática. Para tanto, o objetivo da pesquisa é identificar entrelaçamentos entre essas práticas e a constituição do sujeito infantil contemporâneo no discurso da Educação Matemática, especificamente nos anais do XI ENEM (Encontro Nacional de Educação Matemática), material analisado na pesquisa. A partir da Análise do Discurso na perspectiva de Michel Foucault, são apresentadas as justificativas atribuídas pelos autores para a utilização do lúdico nas aulas de matemática. Dentre as mais recorrentes está a de que o aluno deve ter o desejo de aprender matemática; e ainda a de que a criança precisa aprender com prazer; entrelaçada a estas duas, aparece a importância da satisfação do aluno em aprender brincando. As enunciações referentes a essas justificativas mostraram uma possível interlocução entre as práticas lúdicas e um dos aspectos da sociedade contemporânea, a necessidade de nos constituirmos enquanto sujeitos consumidores. Servindo-se dos aportes teóricos de Zygmunt Bauman e estudiosos da infância, o trabalho aponta que são o desejo, o prazer e a satisfação que movem a sociedade de consumidores, e a infância contemporânea é subjetivada conforme essa lógica. Deste modo, a investigação sugere que as práticas lúdicas, consideradas como uma forma de governamento posta a operar nas aulas de matemática, produzem efeitos na constituição do sujeito infantil contemporâneo, especificamente o sujeito consumidor.<br>Abstract : This thesis discusses a naturalized statement in the discourse of the School Mathematics Education, with regard to the importance of using recreational activities such as plays and games, in math classes. Therefore, the objective of the research is to identify entanglements between this statement and the creation of contemporary children's subject. Specifically, the research analyzes the enunciations produced in the annals of XI ENEM (National Meeting of Mathematics Education) and, from the Discourse Analysis from the perspective of Michel Foucault, seeks to give visibility to the justifications given by the authors for the use of recreational activities in math classes. Among the most frequent is that the student must have a desire to learn and still that the child needs to learn with pleasure. Intertwined with these two, appears the importance of student satisfaction in learning while playing. The enunciations regarding these justifications have shown a possible dialogue between the playful practices developed at school and the requirements of contemporary society as regards the need to constitute us as desiring subjects, and in effect as consumer?s subject. Making use of the theoretical contributions of Zygmunt Bauman and childhood experts, the work points that are desire, pleasure and satisfaction that move the society of consumers, and the contemporary childhood is subjectivized as this logic. Thus, the research suggests that playful practices, considered as a form of rule operating in math classes take effect on the formation of contemporary children's subject, specifically the characteristics required for the subject consumer.Duarte, Cláudia GlavamUniversidade Federal de Santa CatarinaSartori, Alice Stephanie Tapia2015-09-01T04:09:18Z2015-09-01T04:09:18Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis158 p.| il.application/pdf334064https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/134675porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-09-01T04:09:19Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/134675Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-09-01T04:09:19Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O lúdico na educação matemática escolar: efeitos na constituição do sujeito infantil contemporâneo |
title |
O lúdico na educação matemática escolar: efeitos na constituição do sujeito infantil contemporâneo |
spellingShingle |
O lúdico na educação matemática escolar: efeitos na constituição do sujeito infantil contemporâneo Sartori, Alice Stephanie Tapia Educação científica e tecnológica Matemática Estudo e ensino Analise do discurso |
title_short |
O lúdico na educação matemática escolar: efeitos na constituição do sujeito infantil contemporâneo |
title_full |
O lúdico na educação matemática escolar: efeitos na constituição do sujeito infantil contemporâneo |
title_fullStr |
O lúdico na educação matemática escolar: efeitos na constituição do sujeito infantil contemporâneo |
title_full_unstemmed |
O lúdico na educação matemática escolar: efeitos na constituição do sujeito infantil contemporâneo |
title_sort |
O lúdico na educação matemática escolar: efeitos na constituição do sujeito infantil contemporâneo |
author |
Sartori, Alice Stephanie Tapia |
author_facet |
Sartori, Alice Stephanie Tapia |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Duarte, Cláudia Glavam Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sartori, Alice Stephanie Tapia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação científica e tecnológica Matemática Estudo e ensino Analise do discurso |
topic |
Educação científica e tecnológica Matemática Estudo e ensino Analise do discurso |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2015. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-09-01T04:09:18Z 2015-09-01T04:09:18Z 2015 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
334064 https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/134675 |
identifier_str_mv |
334064 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/134675 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
158 p.| il. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651912397979648 |