O lúdico na educação matemática escolar: efeitos na constituição do sujeito infantil contemporâneo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sartori, Alice Stephanie Tapia
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/134675
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2015.
id UFSC_f051285762d53344aceb24b71697ecda
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/134675
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O lúdico na educação matemática escolar: efeitos na constituição do sujeito infantil contemporâneoEducação científica e tecnológicaMatemáticaEstudo e ensinoAnalise do discursoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2015.Esta Dissertação problematiza um enunciado naturalizado no discurso da Educação Matemática Escolar, que diz respeito à importância do uso de atividades lúdicas, como jogos e brincadeiras, nas aulas de matemática. Para tanto, o objetivo da pesquisa é identificar entrelaçamentos entre essas práticas e a constituição do sujeito infantil contemporâneo no discurso da Educação Matemática, especificamente nos anais do XI ENEM (Encontro Nacional de Educação Matemática), material analisado na pesquisa. A partir da Análise do Discurso na perspectiva de Michel Foucault, são apresentadas as justificativas atribuídas pelos autores para a utilização do lúdico nas aulas de matemática. Dentre as mais recorrentes está a de que o aluno deve ter o desejo de aprender matemática; e ainda a de que a criança precisa aprender com prazer; entrelaçada a estas duas, aparece a importância da satisfação do aluno em aprender brincando. As enunciações referentes a essas justificativas mostraram uma possível interlocução entre as práticas lúdicas e um dos aspectos da sociedade contemporânea, a necessidade de nos constituirmos enquanto sujeitos consumidores. Servindo-se dos aportes teóricos de Zygmunt Bauman e estudiosos da infância, o trabalho aponta que são o desejo, o prazer e a satisfação que movem a sociedade de consumidores, e a infância contemporânea é subjetivada conforme essa lógica. Deste modo, a investigação sugere que as práticas lúdicas, consideradas como uma forma de governamento posta a operar nas aulas de matemática, produzem efeitos na constituição do sujeito infantil contemporâneo, especificamente o sujeito consumidor.<br>Abstract : This thesis discusses a naturalized statement in the discourse of the School Mathematics Education, with regard to the importance of using recreational activities such as plays and games, in math classes. Therefore, the objective of the research is to identify entanglements between this statement and the creation of contemporary children's subject. Specifically, the research analyzes the enunciations produced in the annals of XI ENEM (National Meeting of Mathematics Education) and, from the Discourse Analysis from the perspective of Michel Foucault, seeks to give visibility to the justifications given by the authors for the use of recreational activities in math classes. Among the most frequent is that the student must have a desire to learn and still that the child needs to learn with pleasure. Intertwined with these two, appears the importance of student satisfaction in learning while playing. The enunciations regarding these justifications have shown a possible dialogue between the playful practices developed at school and the requirements of contemporary society as regards the need to constitute us as desiring subjects, and in effect as consumer?s subject. Making use of the theoretical contributions of Zygmunt Bauman and childhood experts, the work points that are desire, pleasure and satisfaction that move the society of consumers, and the contemporary childhood is subjectivized as this logic. Thus, the research suggests that playful practices, considered as a form of rule operating in math classes take effect on the formation of contemporary children's subject, specifically the characteristics required for the subject consumer.Duarte, Cláudia GlavamUniversidade Federal de Santa CatarinaSartori, Alice Stephanie Tapia2015-09-01T04:09:18Z2015-09-01T04:09:18Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis158 p.| il.application/pdf334064https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/134675porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-09-01T04:09:19Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/134675Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-09-01T04:09:19Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O lúdico na educação matemática escolar: efeitos na constituição do sujeito infantil contemporâneo
title O lúdico na educação matemática escolar: efeitos na constituição do sujeito infantil contemporâneo
spellingShingle O lúdico na educação matemática escolar: efeitos na constituição do sujeito infantil contemporâneo
Sartori, Alice Stephanie Tapia
Educação científica e tecnológica
Matemática
Estudo e ensino
Analise do discurso
title_short O lúdico na educação matemática escolar: efeitos na constituição do sujeito infantil contemporâneo
title_full O lúdico na educação matemática escolar: efeitos na constituição do sujeito infantil contemporâneo
title_fullStr O lúdico na educação matemática escolar: efeitos na constituição do sujeito infantil contemporâneo
title_full_unstemmed O lúdico na educação matemática escolar: efeitos na constituição do sujeito infantil contemporâneo
title_sort O lúdico na educação matemática escolar: efeitos na constituição do sujeito infantil contemporâneo
author Sartori, Alice Stephanie Tapia
author_facet Sartori, Alice Stephanie Tapia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Duarte, Cláudia Glavam
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Sartori, Alice Stephanie Tapia
dc.subject.por.fl_str_mv Educação científica e tecnológica
Matemática
Estudo e ensino
Analise do discurso
topic Educação científica e tecnológica
Matemática
Estudo e ensino
Analise do discurso
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2015.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-01T04:09:18Z
2015-09-01T04:09:18Z
2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 334064
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/134675
identifier_str_mv 334064
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/134675
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 158 p.| il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651912397979648