A lousa digital no processo de alfabetização desafios e possibilidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferrari, Denis Paulo
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168822
Resumo: TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital.
id UFSC_d9b259dbb0294c1d6352af3c6526d308
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/168822
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A lousa digital no processo de alfabetização desafios e possibilidadesLousa DigitalEducação na Cultura DigitalFormaçãoAlfabetizaçãoTCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital.Este trabalho busca indicar os desafios e as possibilidades quanto à utilização da lousa digital no processo de alfabetização, bem como suas implicações na escola. Perpassando pela reflexão quanto ao uso das novas tecnologias, entre os educandos, e como eles são atores efetivos no processo de mudança da escola, num aspecto de renovação da educação e dos conceitos estabelecidos e estagnados ao longo dos anos. Ainda, busca abordar sobre o uso da lousa digital nas diferentes gerações que se relacionam socialmente, tendo-se como uma das figuras principais o educador. Aqui, identificar a relação entre educador e educando é um fator considerável, tendo em vista, em muitos casos a dificuldade dos educadores em lidar com as tecnologias, nesse sentido é abordada a importância de uma formação constante por parte do educador, e que acompanhe as novas tecnologias possibilitando construir uma mediação pedagógica que contemple os aspectos sociais, e de relação tecnológica entre, escola, sociedade e educando. Considerando os aspectos positivos, a pesquisa considera de significativa importância o trabalho realizado com a utilização da lousa dentro da Sala Informatizada, pois avalia essa a nova realidade, como o contexto aos quais os alfabetizandos estão mais submetidos.Florianópolis, SCBortolato, Marcia MeloUniversidade Federal de Santa CatarinaFerrari, Denis Paulo2016-09-29T18:29:03Z2016-09-29T18:29:03Z2016-09-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis36application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168822porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-29T18:29:03Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/168822Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-09-29T18:29:03Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A lousa digital no processo de alfabetização desafios e possibilidades
title A lousa digital no processo de alfabetização desafios e possibilidades
spellingShingle A lousa digital no processo de alfabetização desafios e possibilidades
Ferrari, Denis Paulo
Lousa Digital
Educação na Cultura Digital
Formação
Alfabetização
title_short A lousa digital no processo de alfabetização desafios e possibilidades
title_full A lousa digital no processo de alfabetização desafios e possibilidades
title_fullStr A lousa digital no processo de alfabetização desafios e possibilidades
title_full_unstemmed A lousa digital no processo de alfabetização desafios e possibilidades
title_sort A lousa digital no processo de alfabetização desafios e possibilidades
author Ferrari, Denis Paulo
author_facet Ferrari, Denis Paulo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bortolato, Marcia Melo
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferrari, Denis Paulo
dc.subject.por.fl_str_mv Lousa Digital
Educação na Cultura Digital
Formação
Alfabetização
topic Lousa Digital
Educação na Cultura Digital
Formação
Alfabetização
description TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-29T18:29:03Z
2016-09-29T18:29:03Z
2016-09-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168822
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168822
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 36
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652351119032320