Qualidade das vivências acadêmicas percebidas por estudantes cotistas na Universidade Federal de Santa Catarina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Albanaes, Patrícia
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214986
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2019
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spelling Qualidade das vivências acadêmicas percebidas por estudantes cotistas na Universidade Federal de Santa CatarinaPsicologiaEstudantes universitáriosPercepçãoProgramas de ação afirmativaCarreira profissionalDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2019Os poucos estudos na área de orientação e desenvolvimento de carreira que versam sobre as vivências acadêmicas de universitários cotistas seguem tradicionalmente uma natureza quantitativa e comparativa (cotistas versus não cotistas), demonstrando haver algumas peculiaridades entre esses grupos. Assim, esta dissertação (com abordagem qualitativa) objetivou compreender a qualidade das vivências acadêmicas percebida por estudantes cotistas da UFSC, com a finalidade de explorar possíveis especificidades referentes às experiências formativas de um público historicamente menos tradicional a ingressar no ensino superior brasileiro. Realizou-se um estudo de casos múltiplos, no qual foram entrevistados dez discentes cotistas da instituição, com idades entre 18 e 28 anos, oriundos de três áreas (humanas, saúde, tecnológica). Os dados foram transcritos e submetidos à análise de conteúdo de Bardin (2016). As seis categorias amplas de análise foram definidas a priori, com base no quadro teórico das vivências e integração acadêmica. Quanto à categoria ?pessoal?, identificou-se prejuízos no bem-estar físico e psicológico percebido, em decorrência da conjuntura dos estudos-curso, de dificuldades financeiras, assim como da conciliação dos estudo-trabalho. Referente à categoria ?interpessoal?, observou-se alguns limitadores da integração social, tais como a alta carga horária despendida na rotina de estudos (e a autocobrança acadêmica elevada). Quanto à categoria ?estudo?, identificou-se a percepção de dificuldades iniciais na graduação, devido à falta de uma base escolar anterior consistente, à baixa cobrança pedagógica e ao baixo nível de comprometimento individual. No que tange à categoria ?institucional?, verificou-se principalmente um processo de ?inclusão excludente?, pois uma parcela dos estudantes cotistas não tem as mesmas oportunidades de inserção em experiências extracurriculares/extraclasse na área de formação. Quanto à categoria ?intenção de abandono?, verificou-se que a identificação com a profissão e o envolvimento em atividades extracurriculares exercem forte influência para não haver intenção de abandono de curso. Por último, referente à categoria ?carreira?, observou-se a crença relativa ao ensino superior como possibilidade de melhoria de condições de vida (individual e familiar) e de ascensão social. Adicionalmente, quanto aos projetos profissionais, há uma alta probabilidade de sequência na área acadêmica (após o término da graduação), tanto para aumentar chances de se inserir no mercado de trabalho, como para ter maior retorno e estabilidade financeira. Discute-se a importância de que sejam articuladas políticas públicas voltadas não apenas para o acesso às IES federais no Brasil, mas também que possibilitem a permanência adequada dos cotistas, no que se refere a vários aspectos, tais como à necessidade de ampliação de recursos financeiros voltados a estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, à ampliação e sistematização de apoio pedagógico, etc. Também seria de suma importância o desenvolvimento de serviços voltados para o desenvolvimento de carreira desses discentes, de modo fornecer mais elementos que favoreçam a satisfação e formação de identidade acadêmico-profissional, assim como a empregabilidade dos mesmos após a conclusão do ensino superior.Abstract: The few studies in the area of career orientation and development about the academic experiences of quota holder university students traditionally follow a quantitative and comparative nature (quote holders versus other students), showing that there are some peculiarities among these groups. Therefore, this dissertation (with qualitative approach) aimed at understanding the quality of the academic experiences perceived by quote holder students of UFSC, with the purpose of exploring feasible specificities related to the formative experiences of a historically less traditional public to enter the Brazilian higher education. A multiple case study was performed, in which ten quote holder students of the institution were interviewed, aged between 18 and 28 years, from three areas (humanities, health, technological). The data were transcribed and submitted to the content analysis of Bardin (2016). The six wide analysis categories were defined a priori, based on the theoretical board of the experiences and academic integration. Regarding the category ?personal?, it was possible to identify damage in the perceived physical and psychological well-being, due to the conjuncture of the studies-course, financial difficulties, as well as the conciliation between study and work. Regarding the ?interpersonal? category, some restrictors of the social integration were observed, such as the high load expended in the study routine (and the high academic self-demand). Regarding the category ?study?, the perception of initial difficulties in the graduation were identified due to the lack of a consistent previous educational basis, to the low pedagogical demand and to the low level of individual commitment. In relation to the category ?institutional?, it was mainly verified a process of ?excluding inclusion?, since one portion of the quote holder students does not have the same insertion opportunities in extracurricular experiences in the area of study. About the category ?abandonment intention?, it was verified that the identification with the profession and the involvement in extracurricular activities exert a strong influence in order to avoid the course abandonment intention. Finally, regarding the category ?career?, it was observed the relative belief in the higher education as a possibility of improving the individual and familiar living conditions. Furthermore, in relation to the professional projects, there is a high follow-up probability in the academic area (after graduation), both to increase the chances of entering the work market and to have a bigger return and financial stability. There is a discussion about the importance of articulating public policies focused not only on the access to federal HEIs in Brazil, but also to enable the proper stay of the quote holders in relation to several aspects, such as the need of expanding financial resources to students in socioeconomic vulnerable situation, to the expansion and systematization of pedagogical support, etc. It would also be extremely important the development of services focused on the development of these students? career, in order to give more elements that favor the satisfaction and formation of academic-professional identity, as well as their employability after the conclusion of the higher education.Nunes, Maiana Farias OliveiraUniversidade Federal de Santa CatarinaAlbanaes, Patrícia2020-10-21T21:11:57Z2020-10-21T21:11:57Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis286 p.| il., tbs.application/pdf362374https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214986porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:11:57Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/214986Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:11:57Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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