COACHING E O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS COMPORTAMENTAIS UM ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MENDES, KETTY CELINA FERNANDES
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: DALMAU, MARCOS BAPTISTA LOPEZ
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253842
Resumo: Atualmente as organizações estão investindo em desenvolvimento, qualificação e treinamento dos seus colaboradores por meio do coaching, uma metodologia que se utiliza de ferramentas e técnicas buscando ampliar o conhecimento de si mesmo, reconhecer seus potenciais e suas limitações e assim construir um plano para atingir suas metas e objetivos tanto pessoais, quanto profissionais. Considerando o contexto das Universidades, o objetivo do presente estudo foi avaliar o papel do programa de Coaching da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) no desenvolvimento de competências comportamentais na perspectiva dos acadêmicos participantes. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório baseado em método misto, que inclui o uso complementar de abordagens qualitativa e quantitativa. A coleta de dados foi por meio de questionário com perguntas abertas e fechadas para os acadêmicos participantes, com investigação da avaliação da importância e aquisição das competências comportamentais. A análise de dados quantitativa foi realizada a partir da frequência absoluta e relativa, enquanto a dos dados qualitativos baseou-se na análise de Bardin. A partir do estudo foi possível inferir que o Programa de Coaching da UDESC contribuiu com o desenvolvimento de competências comportamentais na perspectiva dos acadêmicos participantes.
id UFSC_db51c4a90c773c70a3e06c295ad121bf
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/253842
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling COACHING E O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS COMPORTAMENTAIS UM ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIORAtualmente as organizações estão investindo em desenvolvimento, qualificação e treinamento dos seus colaboradores por meio do coaching, uma metodologia que se utiliza de ferramentas e técnicas buscando ampliar o conhecimento de si mesmo, reconhecer seus potenciais e suas limitações e assim construir um plano para atingir suas metas e objetivos tanto pessoais, quanto profissionais. Considerando o contexto das Universidades, o objetivo do presente estudo foi avaliar o papel do programa de Coaching da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) no desenvolvimento de competências comportamentais na perspectiva dos acadêmicos participantes. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório baseado em método misto, que inclui o uso complementar de abordagens qualitativa e quantitativa. A coleta de dados foi por meio de questionário com perguntas abertas e fechadas para os acadêmicos participantes, com investigação da avaliação da importância e aquisição das competências comportamentais. A análise de dados quantitativa foi realizada a partir da frequência absoluta e relativa, enquanto a dos dados qualitativos baseou-se na análise de Bardin. A partir do estudo foi possível inferir que o Programa de Coaching da UDESC contribuiu com o desenvolvimento de competências comportamentais na perspectiva dos acadêmicos participantes.INPEAU/UFSC2024-01-04T13:07:27Z2024-01-04T13:07:27Z2023-12-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253842MENDES, KETTY CELINA FERNANDESDALMAU, MARCOS BAPTISTA LOPEZporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-04T13:08:07Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/253842Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732024-01-04T13:08:07Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv COACHING E O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS COMPORTAMENTAIS UM ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
title COACHING E O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS COMPORTAMENTAIS UM ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
spellingShingle COACHING E O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS COMPORTAMENTAIS UM ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
MENDES, KETTY CELINA FERNANDES
title_short COACHING E O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS COMPORTAMENTAIS UM ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
title_full COACHING E O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS COMPORTAMENTAIS UM ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
title_fullStr COACHING E O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS COMPORTAMENTAIS UM ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
title_full_unstemmed COACHING E O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS COMPORTAMENTAIS UM ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
title_sort COACHING E O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS COMPORTAMENTAIS UM ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
author MENDES, KETTY CELINA FERNANDES
author_facet MENDES, KETTY CELINA FERNANDES
DALMAU, MARCOS BAPTISTA LOPEZ
author_role author
author2 DALMAU, MARCOS BAPTISTA LOPEZ
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv MENDES, KETTY CELINA FERNANDES
DALMAU, MARCOS BAPTISTA LOPEZ
description Atualmente as organizações estão investindo em desenvolvimento, qualificação e treinamento dos seus colaboradores por meio do coaching, uma metodologia que se utiliza de ferramentas e técnicas buscando ampliar o conhecimento de si mesmo, reconhecer seus potenciais e suas limitações e assim construir um plano para atingir suas metas e objetivos tanto pessoais, quanto profissionais. Considerando o contexto das Universidades, o objetivo do presente estudo foi avaliar o papel do programa de Coaching da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) no desenvolvimento de competências comportamentais na perspectiva dos acadêmicos participantes. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório baseado em método misto, que inclui o uso complementar de abordagens qualitativa e quantitativa. A coleta de dados foi por meio de questionário com perguntas abertas e fechadas para os acadêmicos participantes, com investigação da avaliação da importância e aquisição das competências comportamentais. A análise de dados quantitativa foi realizada a partir da frequência absoluta e relativa, enquanto a dos dados qualitativos baseou-se na análise de Bardin. A partir do estudo foi possível inferir que o Programa de Coaching da UDESC contribuiu com o desenvolvimento de competências comportamentais na perspectiva dos acadêmicos participantes.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-15
2024-01-04T13:07:27Z
2024-01-04T13:07:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253842
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253842
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652338361008128