COACHING E O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS COMPORTAMENTAIS UM ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253842 |
Resumo: | Atualmente as organizações estão investindo em desenvolvimento, qualificação e treinamento dos seus colaboradores por meio do coaching, uma metodologia que se utiliza de ferramentas e técnicas buscando ampliar o conhecimento de si mesmo, reconhecer seus potenciais e suas limitações e assim construir um plano para atingir suas metas e objetivos tanto pessoais, quanto profissionais. Considerando o contexto das Universidades, o objetivo do presente estudo foi avaliar o papel do programa de Coaching da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) no desenvolvimento de competências comportamentais na perspectiva dos acadêmicos participantes. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório baseado em método misto, que inclui o uso complementar de abordagens qualitativa e quantitativa. A coleta de dados foi por meio de questionário com perguntas abertas e fechadas para os acadêmicos participantes, com investigação da avaliação da importância e aquisição das competências comportamentais. A análise de dados quantitativa foi realizada a partir da frequência absoluta e relativa, enquanto a dos dados qualitativos baseou-se na análise de Bardin. A partir do estudo foi possível inferir que o Programa de Coaching da UDESC contribuiu com o desenvolvimento de competências comportamentais na perspectiva dos acadêmicos participantes. |
id |
UFSC_db51c4a90c773c70a3e06c295ad121bf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/253842 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
COACHING E O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS COMPORTAMENTAIS UM ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIORAtualmente as organizações estão investindo em desenvolvimento, qualificação e treinamento dos seus colaboradores por meio do coaching, uma metodologia que se utiliza de ferramentas e técnicas buscando ampliar o conhecimento de si mesmo, reconhecer seus potenciais e suas limitações e assim construir um plano para atingir suas metas e objetivos tanto pessoais, quanto profissionais. Considerando o contexto das Universidades, o objetivo do presente estudo foi avaliar o papel do programa de Coaching da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) no desenvolvimento de competências comportamentais na perspectiva dos acadêmicos participantes. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório baseado em método misto, que inclui o uso complementar de abordagens qualitativa e quantitativa. A coleta de dados foi por meio de questionário com perguntas abertas e fechadas para os acadêmicos participantes, com investigação da avaliação da importância e aquisição das competências comportamentais. A análise de dados quantitativa foi realizada a partir da frequência absoluta e relativa, enquanto a dos dados qualitativos baseou-se na análise de Bardin. A partir do estudo foi possível inferir que o Programa de Coaching da UDESC contribuiu com o desenvolvimento de competências comportamentais na perspectiva dos acadêmicos participantes.INPEAU/UFSC2024-01-04T13:07:27Z2024-01-04T13:07:27Z2023-12-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253842MENDES, KETTY CELINA FERNANDESDALMAU, MARCOS BAPTISTA LOPEZporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-04T13:08:07Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/253842Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732024-01-04T13:08:07Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
COACHING E O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS COMPORTAMENTAIS UM ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR |
title |
COACHING E O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS COMPORTAMENTAIS UM ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR |
spellingShingle |
COACHING E O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS COMPORTAMENTAIS UM ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR MENDES, KETTY CELINA FERNANDES |
title_short |
COACHING E O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS COMPORTAMENTAIS UM ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR |
title_full |
COACHING E O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS COMPORTAMENTAIS UM ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR |
title_fullStr |
COACHING E O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS COMPORTAMENTAIS UM ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR |
title_full_unstemmed |
COACHING E O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS COMPORTAMENTAIS UM ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR |
title_sort |
COACHING E O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS COMPORTAMENTAIS UM ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR |
author |
MENDES, KETTY CELINA FERNANDES |
author_facet |
MENDES, KETTY CELINA FERNANDES DALMAU, MARCOS BAPTISTA LOPEZ |
author_role |
author |
author2 |
DALMAU, MARCOS BAPTISTA LOPEZ |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MENDES, KETTY CELINA FERNANDES DALMAU, MARCOS BAPTISTA LOPEZ |
description |
Atualmente as organizações estão investindo em desenvolvimento, qualificação e treinamento dos seus colaboradores por meio do coaching, uma metodologia que se utiliza de ferramentas e técnicas buscando ampliar o conhecimento de si mesmo, reconhecer seus potenciais e suas limitações e assim construir um plano para atingir suas metas e objetivos tanto pessoais, quanto profissionais. Considerando o contexto das Universidades, o objetivo do presente estudo foi avaliar o papel do programa de Coaching da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) no desenvolvimento de competências comportamentais na perspectiva dos acadêmicos participantes. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório baseado em método misto, que inclui o uso complementar de abordagens qualitativa e quantitativa. A coleta de dados foi por meio de questionário com perguntas abertas e fechadas para os acadêmicos participantes, com investigação da avaliação da importância e aquisição das competências comportamentais. A análise de dados quantitativa foi realizada a partir da frequência absoluta e relativa, enquanto a dos dados qualitativos baseou-se na análise de Bardin. A partir do estudo foi possível inferir que o Programa de Coaching da UDESC contribuiu com o desenvolvimento de competências comportamentais na perspectiva dos acadêmicos participantes. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-15 2024-01-04T13:07:27Z 2024-01-04T13:07:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253842 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253842 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU/UFSC |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU/UFSC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652338361008128 |