O Uso de Ferramentas Tecnológicas Como Recurso Pedagógico No Processo De Ensino E Aprendizagem Dos Alunos Do Ensino Fundamental: O celular como ferramenta pedagógica vindo de encontro aos nativos digitais.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Andréa Maria
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/200636
Resumo: TCC (especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Linguagem e Educação a Distância
id UFSC_db67bd22bfad35a9937bbe21b4d3a61d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/200636
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O Uso de Ferramentas Tecnológicas Como Recurso Pedagógico No Processo De Ensino E Aprendizagem Dos Alunos Do Ensino Fundamental: O celular como ferramenta pedagógica vindo de encontro aos nativos digitais.Tecnologia. Celular. Aprendizagem.TCC (especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Linguagem e Educação a DistânciaTendo como ponto de partida a realidade imersa ao avanço tecnológico, é de suma importância que as escolas mudem seu formato educativo. Nesta perspectiva fica claro que somente o uso do quadro, da caneta e do caderno, não é mais suficiente para manter os alunos, que por sua vez, nascidos na década de 1980, também chamados de nativos digitais, se mantenham interessados a aprenderem e participarem ativamente das aulas em sala de aula. Sendo assim, alguns conceitos com relação ao ensino aprendizagem precisam ser revistos nos ambientes escolares, pois é necessário acompanharmos as mudanças que acontecem no meio que nos cercam, bem como nas salas de aula. Possibilitar aos nossos alunos caminhos que dissipem o uso nocivo do celular é papel fundamental, partindo deste pressuposto, cabe a nós educadores mudarmos este quadro, apesar de termos uma Lei vigente, a Lei nº 14.363, de 25 de janeiro de 2008, a qual dispunha sobre a proibição do uso do telefone celular nas escolas estaduais de Santa Catarina. Contudo ainda batemos de frente com a realidade imposta, pois, vivemos em um mundo online, sendo que as escolas ainda estão off-line. Considerado os novos processos de ensino e de aprendizagem a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que traz em sua uma de sua competência geral, a interação com a tecnologia nas escolas, fez-se necessário a realização deste trabalho, tendo como objetivo geral, oportunizar ao aluno novas socializações do conhecimento por meio do uso de uma ferramenta tecnológica, especificamente o celular, no que diz respeito ao processo de ensino aprendizagem, perpetuando assim, o encontro metodológico com os alunos digitas na área das artes realizado pela professora Andrea Maria do Nascimento juntamente com quatro alunas de 9° ano da Escola Básica de Ensino Fundamental Professor José Rodrigues.O resultado alcançado foi surpreendente e gratificante, o envolvimento e aprendizagem por parte das alunas foi evidente, vindo de encontro a necessidade de mudarmos nossa pratica educativas e utilizarmos as Tecnologias Móveis sem Fio como forma de estratégias que já estão nas mãos dos nossos alunos geração Y.Taking as it starting point the reclity immersed in technological advancement, it is of paramount importance that schools change their educational format. From this perspective it is clear thatonly the use of the board, pen and notebook is no longer enough to keep students, who in turn, brn in the 1980s, also called digital natives, keep interested in learning and participating actively from classroom lessons. Thus, some concepts regarding teaching and learning need to be reviewed in school environments, because it is necessary to follow the changes that happen in the environments, as well as in classrooms. Providing our students with ways to dispel harmful cell phone use is a fundamental role. Based on this assumption, it is up to us educators to change this picture, despite the fact that we have a Law in force, Law n o 14.363, of 25 January 2008 which provided for a ban on the use of mobile phones in Santa Catarina State schools. However, we still facethe imposed reality, because we live in an online world, with schools still offline. Considering the new teaching and learning processes the new Common National Curriculum Base (BNCC), which brings in its one of its general competence, the interaction with technology in schools, this work was necessary, having a general objective, to provide the student with new socializations of knowledge through the use of a technological tool, specifically the cell phone, with regar to the teaching and learning process, thus perpetuating the methodological meeting with digital students in the area of the Arts conducted by teacher Andréa Maria do Nascimento along with four 9th grade students from the Professor José Rodrigues Elementary School. The result was surprising and rewarding, the involvement and learning by the students was evidente, meeting the need to change our educational practice and useWireless Mobile Technologies as a form of strategias that are already in the hands of our generation Y students.Florianópolis ,SCSantos, Alckmar Luiz dosUniversidade Federal de Santa CatarinaNascimento, Andréa Maria2019-09-17T17:12:45Z2019-09-17T17:12:45Z2019-08-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisTaking as it starting point the reclity immersed in technological advancement, it is of paramount importance that schools change their educational format. From this perspective it is clear thatonly the use of the board, pen and notebook is no longer enough to keep students, who in turn, brn in the 1980s, also called digital natives, keep interested in learning and participating actively from classroom lessons. Thus, some concepts regarding teaching and learning need to be reviewed in school environments, because it is necessary to follow the changes that happen in the environments, as well as in classrooms. Providing our students with ways to dispel harmful cell phone use is a fundamental role. Based on this assumption, it is up to us educators to change this picture, despite the fact that we have a Law in force, Law n o 14.363, of 25 January 2008 which provided for a ban on the use of mobile phones in Santa Catarina State schools. However, we still facethe imposed reality, because we live in an online world, with schools still offline. Considering the new teaching and learning processes the new Common National Curriculum Base (BNCC), which brings in its one of its general competence, the interaction with technology in schools, this work was necessary, having a general objective, to provide the student with new socializations of knowledge through the use of a technological tool, specifically the cell phone, with regar to the teaching and learning process, thus perpetuating the methodological meeting with digital students in the area of the Arts conducted by teacher Andréa Maria do Nascimento along with four 9th grade students from the Professor José Rodrigues Elementary School. The result was surprising and rewarding, the involvement and learning by the students was evidente, meeting the need to change our educational practice and useWireless Mobile Technologies as a form of strategias that are already in the hands of our generation Y students.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/200636porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-17T17:12:45Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/200636Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-09-17T17:12:45Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O Uso de Ferramentas Tecnológicas Como Recurso Pedagógico No Processo De Ensino E Aprendizagem Dos Alunos Do Ensino Fundamental: O celular como ferramenta pedagógica vindo de encontro aos nativos digitais.
title O Uso de Ferramentas Tecnológicas Como Recurso Pedagógico No Processo De Ensino E Aprendizagem Dos Alunos Do Ensino Fundamental: O celular como ferramenta pedagógica vindo de encontro aos nativos digitais.
spellingShingle O Uso de Ferramentas Tecnológicas Como Recurso Pedagógico No Processo De Ensino E Aprendizagem Dos Alunos Do Ensino Fundamental: O celular como ferramenta pedagógica vindo de encontro aos nativos digitais.
Nascimento, Andréa Maria
Tecnologia. Celular. Aprendizagem.
title_short O Uso de Ferramentas Tecnológicas Como Recurso Pedagógico No Processo De Ensino E Aprendizagem Dos Alunos Do Ensino Fundamental: O celular como ferramenta pedagógica vindo de encontro aos nativos digitais.
title_full O Uso de Ferramentas Tecnológicas Como Recurso Pedagógico No Processo De Ensino E Aprendizagem Dos Alunos Do Ensino Fundamental: O celular como ferramenta pedagógica vindo de encontro aos nativos digitais.
title_fullStr O Uso de Ferramentas Tecnológicas Como Recurso Pedagógico No Processo De Ensino E Aprendizagem Dos Alunos Do Ensino Fundamental: O celular como ferramenta pedagógica vindo de encontro aos nativos digitais.
title_full_unstemmed O Uso de Ferramentas Tecnológicas Como Recurso Pedagógico No Processo De Ensino E Aprendizagem Dos Alunos Do Ensino Fundamental: O celular como ferramenta pedagógica vindo de encontro aos nativos digitais.
title_sort O Uso de Ferramentas Tecnológicas Como Recurso Pedagógico No Processo De Ensino E Aprendizagem Dos Alunos Do Ensino Fundamental: O celular como ferramenta pedagógica vindo de encontro aos nativos digitais.
author Nascimento, Andréa Maria
author_facet Nascimento, Andréa Maria
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Alckmar Luiz dos
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Andréa Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia. Celular. Aprendizagem.
topic Tecnologia. Celular. Aprendizagem.
description TCC (especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Linguagem e Educação a Distância
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-17T17:12:45Z
2019-09-17T17:12:45Z
2019-08-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/200636
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/200636
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv Taking as it starting point the reclity immersed in technological advancement, it is of paramount importance that schools change their educational format. From this perspective it is clear thatonly the use of the board, pen and notebook is no longer enough to keep students, who in turn, brn in the 1980s, also called digital natives, keep interested in learning and participating actively from classroom lessons. Thus, some concepts regarding teaching and learning need to be reviewed in school environments, because it is necessary to follow the changes that happen in the environments, as well as in classrooms. Providing our students with ways to dispel harmful cell phone use is a fundamental role. Based on this assumption, it is up to us educators to change this picture, despite the fact that we have a Law in force, Law n o 14.363, of 25 January 2008 which provided for a ban on the use of mobile phones in Santa Catarina State schools. However, we still facethe imposed reality, because we live in an online world, with schools still offline. Considering the new teaching and learning processes the new Common National Curriculum Base (BNCC), which brings in its one of its general competence, the interaction with technology in schools, this work was necessary, having a general objective, to provide the student with new socializations of knowledge through the use of a technological tool, specifically the cell phone, with regar to the teaching and learning process, thus perpetuating the methodological meeting with digital students in the area of the Arts conducted by teacher Andréa Maria do Nascimento along with four 9th grade students from the Professor José Rodrigues Elementary School. The result was surprising and rewarding, the involvement and learning by the students was evidente, meeting the need to change our educational practice and useWireless Mobile Technologies as a form of strategias that are already in the hands of our generation Y students.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis ,SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis ,SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651939107307520