A aprendizagem do present perfect: um olhar sobre a produção de erros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Mariane Schaffer
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102170
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Lingüística.
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spelling A aprendizagem do present perfect: um olhar sobre a produção de errosLinguísticaLingua inglesa -Estudo e ensino - Falantes estrangeirosVerbosAnalise de errosAquisição de linguagemInterlingua (Aprendizagem de línguas)Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Lingüística.Este estudo investiga as possíveis causas responsáveis pela ocorrência de erros no desempenho de falantes nativos do português do Brasil, aprendizes do inglês como segunda língua, ao empregarem o present perfect. Através da análise de erros contidos em dados produzidos, utilizando a Análise Contrastiva entre a Interlíngua dos aprendizes e a norma selecionada na língua-alvo, são identificados e classificados os erros que ocorrem no desempenho dos aprendizes como oriundos de transferência da língua materna, causados por influências intralingüísticas e ainda atribuídos à existência de uma lacuna semântica nos sistemas verbais das línguas portuguesa e inglesa. A metodologia empregada foi a da Psicolingüística Experimental e consistiu na provocação de dados que apresentassem a estrutura objeto desta pesquisa ? o present perfect. Analisou-se um corpus da língua produzida por 37 falantes nativos do PB aprendizes do inglês como língua estrangeira, alunos de três turmas do 3º ano do ensino médio do Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET) da cidade de Curitiba no estado do Paraná. A análise desse corpus tornou possível evidenciar na produção de erros dos aprendizes efeitos inter e intralingüísticos, bem como ressaltou as diferenças existentes entre a língua portuguesa e a inglesa relativas ao aspecto verbal.Florianópolis, SCCabral, Leonor ScliarUniversidade Federal de Santa CatarinaDias, Mariane Schaffer2013-07-16T00:13:02Z2013-07-16T00:13:02Z20052005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisix, 122 f.| il.application/pdf234089http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102170porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-08-27T20:37:17Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/102170Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-08-27T20:37:17Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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