Indústria cultura: possibilidades de resistência na Educação Infantil
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197118 |
Resumo: | TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia. |
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Indústria cultura: possibilidades de resistência na Educação InfantilTeoria críticaindústria culturalformaçãoEducação InfantilTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.O presente trabalho tem como objetivo analisar o conceito de indústria cultural criado pelos filósofos Theodor Adorno e Max Horkheimer e refletir sobre propostas alternativas a esse fenômeno na Educação Infantil. O trabalho possui dois capítulos e, devido à natureza teórica do objeto, no primeiro foi realizada uma pesquisa bibliográfica, explicando a crítica de Adorno à formação cultural e aos conceitos de indústria cultural e de semiformação apresentados por ele. No segundo capítulo discutimos as possibilidades alternativas de resistência aos produtos da indústria cultural a partir de uma pesquisa documental e de observações realizadas em uma instituição de educação infantil de Florianópolis, mantendo um diálogo com o filósofo Walter Benjamin, o qual nos auxilia a compreender a relação entre a criança e o brinquedo. Por meio da pesquisa, foi possível analisar que estes produtos culturais fazem parte do cotidiano das crianças e não há como ignorar sua existência. Contudo, nas propostas pedagógicas observadas, constatamos alternativas de resistência a esse fenômeno que incentivam as crianças a terem experiências significativas e a criarem possibilidades de construção de um pensamento autônomo e reflexivo.Florianópolis, SCPetry, Franciele BeteMomm, Caroline MachadoUniversidade Federal de Santa CatarinaWelter, Morgana2019-07-04T14:26:21Z2019-07-04T14:26:21Z2016-08-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197118info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2019-07-04T14:26:22Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/197118Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-07-04T14:26:22Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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