Todas as indústrias são culturais: crítica à idéia de «indústrias culturais» e novas possibilidades de pesquisa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por spa |
Título da fonte: | Matrizes (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/38199 |
Resumo: | Ainda que as categorias «indústrias culturais» e «consumo cultural» sejam úteis em valiosas publicações, não estão isentas de problemas. Este texto mostra como seu uso obstrui algumas possibilidades de pesquisa e como deixar de usá-las abre novas possibilidades. Destacar o atributo «cultural» de algumas indústrias e consumos, em particular, esconde a relevância cultural de todas as outras indústrias e consumos, o que atrapalha o estudo destas outras indústrias e consumos a partir de perspectivas culturais. |
id |
USP-70_f247c8d90023328ceefe0dfc56765d3d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/38199 |
network_acronym_str |
USP-70 |
network_name_str |
Matrizes (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Todas as indústrias são culturais: crítica à idéia de «indústrias culturais» e novas possibilidades de pesquisaTodas las industrias son culturales: crítica de la idea de “industrias culturales” y nuevas posibilidades de investigaciónindustrias culturalesconsumo culturalcríticateoríamétodo.Ainda que as categorias «indústrias culturais» e «consumo cultural» sejam úteis em valiosas publicações, não estão isentas de problemas. Este texto mostra como seu uso obstrui algumas possibilidades de pesquisa e como deixar de usá-las abre novas possibilidades. Destacar o atributo «cultural» de algumas indústrias e consumos, em particular, esconde a relevância cultural de todas as outras indústrias e consumos, o que atrapalha o estudo destas outras indústrias e consumos a partir de perspectivas culturais.Aunque las categorías “industrias culturales” y “consumo cultural” resultan útiles en valiosas publicaciones, no están exentas de problemas. Este texto muestra cómo su uso obstruye algunas posibilidades de investigación y cómo dejar de usarlas abre nuevas posibilidades. Destacar el atributo “cultural” de algunas industrias y consumos, en particular, oculta la relevancia cultural de todas las demás industrias y consumos, y así se obstaculiza el estudio de otras industrias y consumos desde perspectivas culturales.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação2008-04-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/3819910.11606/issn.1982-8160.v1i2p173-191MATRIZes; v. 1 n. 2 (2008); 173-191MATRIZes; Vol. 1 No 2 (2008); 173-191MATRIZes; V. 1 N. 2 (2008); 173-191MATRIZes; Vol. 1 No. 2 (2008); 173-191MATRIZes; Vol. 1 Núm. 2 (2008); 173-1911982-81601982-2073reponame:Matrizes (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporspahttps://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/38199/40947https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/38199/40948Mato, Danielinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-09-29T19:07:39Zoai:revistas.usp.br:article/38199Revistahttps://www.revistas.usp.br/matrizesPUBhttps://www.revistas.usp.br/matrizes/oaimatrizes@usp.br1982-81601982-2073opendoar:2023-01-12T16:39:17.084137Matrizes (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Todas as indústrias são culturais: crítica à idéia de «indústrias culturais» e novas possibilidades de pesquisa Todas las industrias son culturales: crítica de la idea de “industrias culturales” y nuevas posibilidades de investigación |
title |
Todas as indústrias são culturais: crítica à idéia de «indústrias culturais» e novas possibilidades de pesquisa |
spellingShingle |
Todas as indústrias são culturais: crítica à idéia de «indústrias culturais» e novas possibilidades de pesquisa Mato, Daniel industrias culturales consumo cultural crítica teoría método. |
title_short |
Todas as indústrias são culturais: crítica à idéia de «indústrias culturais» e novas possibilidades de pesquisa |
title_full |
Todas as indústrias são culturais: crítica à idéia de «indústrias culturais» e novas possibilidades de pesquisa |
title_fullStr |
Todas as indústrias são culturais: crítica à idéia de «indústrias culturais» e novas possibilidades de pesquisa |
title_full_unstemmed |
Todas as indústrias são culturais: crítica à idéia de «indústrias culturais» e novas possibilidades de pesquisa |
title_sort |
Todas as indústrias são culturais: crítica à idéia de «indústrias culturais» e novas possibilidades de pesquisa |
author |
Mato, Daniel |
author_facet |
Mato, Daniel |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mato, Daniel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
industrias culturales consumo cultural crítica teoría método. |
topic |
industrias culturales consumo cultural crítica teoría método. |
description |
Ainda que as categorias «indústrias culturais» e «consumo cultural» sejam úteis em valiosas publicações, não estão isentas de problemas. Este texto mostra como seu uso obstrui algumas possibilidades de pesquisa e como deixar de usá-las abre novas possibilidades. Destacar o atributo «cultural» de algumas indústrias e consumos, em particular, esconde a relevância cultural de todas as outras indústrias e consumos, o que atrapalha o estudo destas outras indústrias e consumos a partir de perspectivas culturais. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-04-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/38199 10.11606/issn.1982-8160.v1i2p173-191 |
url |
https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/38199 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.1982-8160.v1i2p173-191 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por spa |
language |
por spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/38199/40947 https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/38199/40948 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação |
dc.source.none.fl_str_mv |
MATRIZes; v. 1 n. 2 (2008); 173-191 MATRIZes; Vol. 1 No 2 (2008); 173-191 MATRIZes; V. 1 N. 2 (2008); 173-191 MATRIZes; Vol. 1 No. 2 (2008); 173-191 MATRIZes; Vol. 1 Núm. 2 (2008); 173-191 1982-8160 1982-2073 reponame:Matrizes (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Matrizes (Online) |
collection |
Matrizes (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Matrizes (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
matrizes@usp.br |
_version_ |
1797051313296506880 |