Os métodos TEACCH, ABA e PECS e as possíveis contribuições para a avaliação pedagógica de estudantes com transtorno do espectro autista
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245906 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Pedagogia. |
id |
UFSC_df8e3b35c94b180051b910ce003a2c16 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/245906 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Os métodos TEACCH, ABA e PECS e as possíveis contribuições para a avaliação pedagógica de estudantes com transtorno do espectro autistaAvaliação PedagógicaTranstorno do Espectro AutistaTEACCH, ABA e PECSTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Pedagogia.O presente trabalho de conclusão de curso (TCC) tem como tema a avaliação dos estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O aumento do número de estudantes com TEA no ensino regular justifica meu interesse nesse tema. Nosso objetivo de pesquisa foi analisar as possíveis contribuições dos métodos TEACCH, ABA e PECS para as avaliações pedagógicas dos sujeitos com TEA na escola regular de classe comum. Para isso, primeiramente foi realizada uma pesquisa bibliográfica referente a avaliação para os sujeitos com TEA. Em um segundo momento, analisamos livros e artigos escritos pelos fundadores e pesquisadores dos métodos TEACCH, ABA e PECS, buscando compreender como esses programas inserem o tema avaliação pedagógica. No que tange o levantamento bibliográfico observamos que há poucas produções que tratam sobre a avaliação pedagógica desses estudantes, sendo que a área da saúde e da psicologia apresenta um maior número de publicações e tratam sobre o desenvolvimento de habilidades e treino comportamentais. Quando a área de educação trata dessa temática o faz apresentando os obstáculos encontrados pelos docentes ao adaptar materiais e avaliar os estudantes com TEA em escolas regulares. O segundo procedimento de pesquisa teve por finalidade averiguar os objetivos apresentados nas proposições dos três métodos (TEACCH, ABA e PECS) além de perceber como/e se cada um deles contribuía para uma avaliação pedagógica. Apreendemos, então, que no que se refere a avaliação dos sujeitos com TEA os materiais analisados indicam que esse procedimento pedagógico serve para diminuição dos déficits e alteração dos comportamentos chamados de inadequados e, por consequência das avaliações, a elaboração de planejamentos cujo objetivo é controlar e moldar o sujeito. Ou seja, em relação à avaliação dos sujeitos com TEA, a perspectiva clínica-médica é a mais discutida no meio acadêmico e a que os métodos aqui analisados apregoam para esse grupo de sujeitos. Com essa investigação observamos a negligência relativa à escolarização dos estudantes com TEA, uma vez que a área de educação especial não trata dessa ação pedagogicamente e, ao mesmo tempo, os métodos também não nos dão parâmetros pedagógicos para tal.Florianópolis, SC.Michels, Maria HelenaUniversidade Federal de Santa Catarina.Nascimento, Christiane Vieira2023-05-18T18:19:37Z2023-05-18T18:19:37Z2023-04-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis61application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245906Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2023-05-18T18:19:37Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/245906Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-05-18T18:19:37Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os métodos TEACCH, ABA e PECS e as possíveis contribuições para a avaliação pedagógica de estudantes com transtorno do espectro autista |
title |
Os métodos TEACCH, ABA e PECS e as possíveis contribuições para a avaliação pedagógica de estudantes com transtorno do espectro autista |
spellingShingle |
Os métodos TEACCH, ABA e PECS e as possíveis contribuições para a avaliação pedagógica de estudantes com transtorno do espectro autista Nascimento, Christiane Vieira Avaliação Pedagógica Transtorno do Espectro Autista TEACCH, ABA e PECS |
title_short |
Os métodos TEACCH, ABA e PECS e as possíveis contribuições para a avaliação pedagógica de estudantes com transtorno do espectro autista |
title_full |
Os métodos TEACCH, ABA e PECS e as possíveis contribuições para a avaliação pedagógica de estudantes com transtorno do espectro autista |
title_fullStr |
Os métodos TEACCH, ABA e PECS e as possíveis contribuições para a avaliação pedagógica de estudantes com transtorno do espectro autista |
title_full_unstemmed |
Os métodos TEACCH, ABA e PECS e as possíveis contribuições para a avaliação pedagógica de estudantes com transtorno do espectro autista |
title_sort |
Os métodos TEACCH, ABA e PECS e as possíveis contribuições para a avaliação pedagógica de estudantes com transtorno do espectro autista |
author |
Nascimento, Christiane Vieira |
author_facet |
Nascimento, Christiane Vieira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Michels, Maria Helena Universidade Federal de Santa Catarina. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Christiane Vieira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação Pedagógica Transtorno do Espectro Autista TEACCH, ABA e PECS |
topic |
Avaliação Pedagógica Transtorno do Espectro Autista TEACCH, ABA e PECS |
description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Pedagogia. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-18T18:19:37Z 2023-05-18T18:19:37Z 2023-04-03 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245906 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245906 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Open Access. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Open Access. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
61 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC. |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652391382253569 |