Os métodos TEACCH, ABA e PECS e as possíveis contribuições para a avaliação pedagógica de estudantes com transtorno do espectro autista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Christiane Vieira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245906
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Pedagogia.
id UFSC_df8e3b35c94b180051b910ce003a2c16
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/245906
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Os métodos TEACCH, ABA e PECS e as possíveis contribuições para a avaliação pedagógica de estudantes com transtorno do espectro autistaAvaliação PedagógicaTranstorno do Espectro AutistaTEACCH, ABA e PECSTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Pedagogia.O presente trabalho de conclusão de curso (TCC) tem como tema a avaliação dos estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O aumento do número de estudantes com TEA no ensino regular justifica meu interesse nesse tema. Nosso objetivo de pesquisa foi analisar as possíveis contribuições dos métodos TEACCH, ABA e PECS para as avaliações pedagógicas dos sujeitos com TEA na escola regular de classe comum. Para isso, primeiramente foi realizada uma pesquisa bibliográfica referente a avaliação para os sujeitos com TEA. Em um segundo momento, analisamos livros e artigos escritos pelos fundadores e pesquisadores dos métodos TEACCH, ABA e PECS, buscando compreender como esses programas inserem o tema avaliação pedagógica. No que tange o levantamento bibliográfico observamos que há poucas produções que tratam sobre a avaliação pedagógica desses estudantes, sendo que a área da saúde e da psicologia apresenta um maior número de publicações e tratam sobre o desenvolvimento de habilidades e treino comportamentais. Quando a área de educação trata dessa temática o faz apresentando os obstáculos encontrados pelos docentes ao adaptar materiais e avaliar os estudantes com TEA em escolas regulares. O segundo procedimento de pesquisa teve por finalidade averiguar os objetivos apresentados nas proposições dos três métodos (TEACCH, ABA e PECS) além de perceber como/e se cada um deles contribuía para uma avaliação pedagógica. Apreendemos, então, que no que se refere a avaliação dos sujeitos com TEA os materiais analisados indicam que esse procedimento pedagógico serve para diminuição dos déficits e alteração dos comportamentos chamados de inadequados e, por consequência das avaliações, a elaboração de planejamentos cujo objetivo é controlar e moldar o sujeito. Ou seja, em relação à avaliação dos sujeitos com TEA, a perspectiva clínica-médica é a mais discutida no meio acadêmico e a que os métodos aqui analisados apregoam para esse grupo de sujeitos. Com essa investigação observamos a negligência relativa à escolarização dos estudantes com TEA, uma vez que a área de educação especial não trata dessa ação pedagogicamente e, ao mesmo tempo, os métodos também não nos dão parâmetros pedagógicos para tal.Florianópolis, SC.Michels, Maria HelenaUniversidade Federal de Santa Catarina.Nascimento, Christiane Vieira2023-05-18T18:19:37Z2023-05-18T18:19:37Z2023-04-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis61application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245906Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2023-05-18T18:19:37Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/245906Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-05-18T18:19:37Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Os métodos TEACCH, ABA e PECS e as possíveis contribuições para a avaliação pedagógica de estudantes com transtorno do espectro autista
title Os métodos TEACCH, ABA e PECS e as possíveis contribuições para a avaliação pedagógica de estudantes com transtorno do espectro autista
spellingShingle Os métodos TEACCH, ABA e PECS e as possíveis contribuições para a avaliação pedagógica de estudantes com transtorno do espectro autista
Nascimento, Christiane Vieira
Avaliação Pedagógica
Transtorno do Espectro Autista
TEACCH, ABA e PECS
title_short Os métodos TEACCH, ABA e PECS e as possíveis contribuições para a avaliação pedagógica de estudantes com transtorno do espectro autista
title_full Os métodos TEACCH, ABA e PECS e as possíveis contribuições para a avaliação pedagógica de estudantes com transtorno do espectro autista
title_fullStr Os métodos TEACCH, ABA e PECS e as possíveis contribuições para a avaliação pedagógica de estudantes com transtorno do espectro autista
title_full_unstemmed Os métodos TEACCH, ABA e PECS e as possíveis contribuições para a avaliação pedagógica de estudantes com transtorno do espectro autista
title_sort Os métodos TEACCH, ABA e PECS e as possíveis contribuições para a avaliação pedagógica de estudantes com transtorno do espectro autista
author Nascimento, Christiane Vieira
author_facet Nascimento, Christiane Vieira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Michels, Maria Helena
Universidade Federal de Santa Catarina.
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Christiane Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação Pedagógica
Transtorno do Espectro Autista
TEACCH, ABA e PECS
topic Avaliação Pedagógica
Transtorno do Espectro Autista
TEACCH, ABA e PECS
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Pedagogia.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-18T18:19:37Z
2023-05-18T18:19:37Z
2023-04-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245906
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245906
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Open Access.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Open Access.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 61
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652391382253569