Diálogos sobre o não aprender

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hostins, Regina Célia Linhares
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78361
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação.
id UFSC_dfed531c911be83c3e8575b6242b4f51
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/78361
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Diálogos sobre o não aprenderEducaçãoAprendizagemCapacidade de aprendizagemDisturbios da aprendizagem nas criancasCompreensaoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação.Este estudo tem como propósito analisar os discursos pedagógicos sobre sujeitos que "não aprendem", com vistas a apreender suas condições de produção, bem como as contradições que determinam sua construção. Sua principal fonte de investigação é o conjunto de documentos que encaminha alunos das escolas da rede regular de ensino de Santa Catarina para o Serviço de Apoio Pedagógico, modalidade de ensino especializado em funcionamento nessas escolas. Os discursos mereceram um estudo aprofundado no sentido de compreender: Como e por que são produzidos ? Em que condições são produzidos? Com quem dialogam? O que expressam das relações sociais? As análises suscitaram a discussão de conceitos como: diferença e deficiência; linguagem, discurso e dialogia; pertencimento, exclusão e desfiliação. Para compreendê-los procurou-se aprofundar o diálogo com interlocutores como Vygotsky e Bakthin, expandindo-se as possibilidades de análise mediante articulações com estudos no campo da história e da sociologia - com as obras de Ginzburg, Thompson, Goffmann e Castel - bem como com estudos de Eni Orlandi no campo da análise do discurso. A pesquisa consistiu na descrição e análise dos textos (68 relatórios pedagógicos), elaborados por professores e especialistas das escolas regulares, no sentido de rastrear sua conexão íntima e identificar as suas marcas discursivas. À primeira vista, os textos em análise pareceram fortemente marcados pela repetição. Todavia, o que se observou, num olhar mais detido, foram as contradições que permeiam esse jogo instável de sentidos. Nesses discursos encontra-se, então, não só as palavras do outro, ocultas ou semi-ocultas nas palavras de professores e especialistas, como também, as ressonâncias longínquas e quase inaudíveis de elos anteriores, próximos e distantes, da comunicação cultural. Neles manifesta-se um diálogo entre as opiniões que se produzem na vida cotidiana, o sistema de crenças e superstições, as tendências teóricas, a ciência e a política. A compreensão dessa dinâmica conduziu ao estudo das metamorfoses da desfiliação ou da invalidação social e suas manifestações na escola, para compreender a constituição desse processo histórico que ameaça setores mais amplos da sociedade, criando os "inúteis para o mundo".Florianópolis, SCDa Ros, Silvia ZanattaFurlanetto, Maria MartaUniversidade Federal de Santa CatarinaHostins, Regina Célia Linhares2012-10-17T13:16:26Z2012-10-17T13:16:26Z20002000info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf175666http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78361porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-25T18:40:41Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/78361Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-25T18:40:41Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Diálogos sobre o não aprender
title Diálogos sobre o não aprender
spellingShingle Diálogos sobre o não aprender
Hostins, Regina Célia Linhares
Educação
Aprendizagem
Capacidade de aprendizagem
Disturbios da aprendizagem nas criancas
Compreensao
title_short Diálogos sobre o não aprender
title_full Diálogos sobre o não aprender
title_fullStr Diálogos sobre o não aprender
title_full_unstemmed Diálogos sobre o não aprender
title_sort Diálogos sobre o não aprender
author Hostins, Regina Célia Linhares
author_facet Hostins, Regina Célia Linhares
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Da Ros, Silvia Zanatta
Furlanetto, Maria Marta
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Hostins, Regina Célia Linhares
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Aprendizagem
Capacidade de aprendizagem
Disturbios da aprendizagem nas criancas
Compreensao
topic Educação
Aprendizagem
Capacidade de aprendizagem
Disturbios da aprendizagem nas criancas
Compreensao
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000
2000
2012-10-17T13:16:26Z
2012-10-17T13:16:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 175666
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78361
identifier_str_mv 175666
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78361
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652391405322240