Diálogos sobre o não aprender
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2000 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78361 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. |
id |
UFSC_dfed531c911be83c3e8575b6242b4f51 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/78361 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Diálogos sobre o não aprenderEducaçãoAprendizagemCapacidade de aprendizagemDisturbios da aprendizagem nas criancasCompreensaoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação.Este estudo tem como propósito analisar os discursos pedagógicos sobre sujeitos que "não aprendem", com vistas a apreender suas condições de produção, bem como as contradições que determinam sua construção. Sua principal fonte de investigação é o conjunto de documentos que encaminha alunos das escolas da rede regular de ensino de Santa Catarina para o Serviço de Apoio Pedagógico, modalidade de ensino especializado em funcionamento nessas escolas. Os discursos mereceram um estudo aprofundado no sentido de compreender: Como e por que são produzidos ? Em que condições são produzidos? Com quem dialogam? O que expressam das relações sociais? As análises suscitaram a discussão de conceitos como: diferença e deficiência; linguagem, discurso e dialogia; pertencimento, exclusão e desfiliação. Para compreendê-los procurou-se aprofundar o diálogo com interlocutores como Vygotsky e Bakthin, expandindo-se as possibilidades de análise mediante articulações com estudos no campo da história e da sociologia - com as obras de Ginzburg, Thompson, Goffmann e Castel - bem como com estudos de Eni Orlandi no campo da análise do discurso. A pesquisa consistiu na descrição e análise dos textos (68 relatórios pedagógicos), elaborados por professores e especialistas das escolas regulares, no sentido de rastrear sua conexão íntima e identificar as suas marcas discursivas. À primeira vista, os textos em análise pareceram fortemente marcados pela repetição. Todavia, o que se observou, num olhar mais detido, foram as contradições que permeiam esse jogo instável de sentidos. Nesses discursos encontra-se, então, não só as palavras do outro, ocultas ou semi-ocultas nas palavras de professores e especialistas, como também, as ressonâncias longínquas e quase inaudíveis de elos anteriores, próximos e distantes, da comunicação cultural. Neles manifesta-se um diálogo entre as opiniões que se produzem na vida cotidiana, o sistema de crenças e superstições, as tendências teóricas, a ciência e a política. A compreensão dessa dinâmica conduziu ao estudo das metamorfoses da desfiliação ou da invalidação social e suas manifestações na escola, para compreender a constituição desse processo histórico que ameaça setores mais amplos da sociedade, criando os "inúteis para o mundo".Florianópolis, SCDa Ros, Silvia ZanattaFurlanetto, Maria MartaUniversidade Federal de Santa CatarinaHostins, Regina Célia Linhares2012-10-17T13:16:26Z2012-10-17T13:16:26Z20002000info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf175666http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78361porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-25T18:40:41Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/78361Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-25T18:40:41Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Diálogos sobre o não aprender |
title |
Diálogos sobre o não aprender |
spellingShingle |
Diálogos sobre o não aprender Hostins, Regina Célia Linhares Educação Aprendizagem Capacidade de aprendizagem Disturbios da aprendizagem nas criancas Compreensao |
title_short |
Diálogos sobre o não aprender |
title_full |
Diálogos sobre o não aprender |
title_fullStr |
Diálogos sobre o não aprender |
title_full_unstemmed |
Diálogos sobre o não aprender |
title_sort |
Diálogos sobre o não aprender |
author |
Hostins, Regina Célia Linhares |
author_facet |
Hostins, Regina Célia Linhares |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Da Ros, Silvia Zanatta Furlanetto, Maria Marta Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hostins, Regina Célia Linhares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Aprendizagem Capacidade de aprendizagem Disturbios da aprendizagem nas criancas Compreensao |
topic |
Educação Aprendizagem Capacidade de aprendizagem Disturbios da aprendizagem nas criancas Compreensao |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. |
publishDate |
2000 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2000 2000 2012-10-17T13:16:26Z 2012-10-17T13:16:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
175666 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78361 |
identifier_str_mv |
175666 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78361 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652391405322240 |