Traços de crianças: investigando a visualidade matemática por meio de oficinas de arte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kerscher, Mônica Maria
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Flores, Cláudia Regina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244549
Resumo: Este texto apresenta algumas pesquisas que investigam visualidade e matemática por meio de oficinas de arte e crianças. Elas são produzidas não pelo traço acostumado de se procurar tão somente geometrias da Matemática na Arte, mas pela problematização de um pensamento matemático que se entremeia no ver e no saber no ensino de Matemática. São criadas e desenvolvidas, portanto, oficinas e arte com estudantes do Ensino Fundamental. Estas oficinas funcionam como estratégias de intervenção ou como dispositivos que permitem investigar como a matemática compõe práticas visuais. Assim, saberes que se interconectam, formam e informam como vemos: proporção, simetria, surrealismo, estética, volume, área, formas, de-formas, abstracionismo, geometrias, aritmética, hipercubo, cubismo.
id UFSC_28f1e3c15b9059d41859e38bd5794eb8
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/244549
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Traços de crianças: investigando a visualidade matemática por meio de oficinas de arteEducação Matemática e InfânciaMatemática e ArtePráticas VisuaisVisualidadeEste texto apresenta algumas pesquisas que investigam visualidade e matemática por meio de oficinas de arte e crianças. Elas são produzidas não pelo traço acostumado de se procurar tão somente geometrias da Matemática na Arte, mas pela problematização de um pensamento matemático que se entremeia no ver e no saber no ensino de Matemática. São criadas e desenvolvidas, portanto, oficinas e arte com estudantes do Ensino Fundamental. Estas oficinas funcionam como estratégias de intervenção ou como dispositivos que permitem investigar como a matemática compõe práticas visuais. Assim, saberes que se interconectam, formam e informam como vemos: proporção, simetria, surrealismo, estética, volume, área, formas, de-formas, abstracionismo, geometrias, aritmética, hipercubo, cubismo.2023-02-17T14:32:41Z2023-02-17T14:32:41Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf2178-034Xhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244549Kerscher, Mônica MariaFlores, Cláudia Reginaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-02-17T14:32:41Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/244549Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-02-17T14:32:41Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Traços de crianças: investigando a visualidade matemática por meio de oficinas de arte
title Traços de crianças: investigando a visualidade matemática por meio de oficinas de arte
spellingShingle Traços de crianças: investigando a visualidade matemática por meio de oficinas de arte
Kerscher, Mônica Maria
Educação Matemática e Infância
Matemática e Arte
Práticas Visuais
Visualidade
title_short Traços de crianças: investigando a visualidade matemática por meio de oficinas de arte
title_full Traços de crianças: investigando a visualidade matemática por meio de oficinas de arte
title_fullStr Traços de crianças: investigando a visualidade matemática por meio de oficinas de arte
title_full_unstemmed Traços de crianças: investigando a visualidade matemática por meio de oficinas de arte
title_sort Traços de crianças: investigando a visualidade matemática por meio de oficinas de arte
author Kerscher, Mônica Maria
author_facet Kerscher, Mônica Maria
Flores, Cláudia Regina
author_role author
author2 Flores, Cláudia Regina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kerscher, Mônica Maria
Flores, Cláudia Regina
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática e Infância
Matemática e Arte
Práticas Visuais
Visualidade
topic Educação Matemática e Infância
Matemática e Arte
Práticas Visuais
Visualidade
description Este texto apresenta algumas pesquisas que investigam visualidade e matemática por meio de oficinas de arte e crianças. Elas são produzidas não pelo traço acostumado de se procurar tão somente geometrias da Matemática na Arte, mas pela problematização de um pensamento matemático que se entremeia no ver e no saber no ensino de Matemática. São criadas e desenvolvidas, portanto, oficinas e arte com estudantes do Ensino Fundamental. Estas oficinas funcionam como estratégias de intervenção ou como dispositivos que permitem investigar como a matemática compõe práticas visuais. Assim, saberes que se interconectam, formam e informam como vemos: proporção, simetria, surrealismo, estética, volume, área, formas, de-formas, abstracionismo, geometrias, aritmética, hipercubo, cubismo.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2023-02-17T14:32:41Z
2023-02-17T14:32:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 2178-034X
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244549
identifier_str_mv 2178-034X
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244549
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652299936989184