Traços de crianças: investigando a visualidade matemática por meio de oficinas de arte
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244549 |
Resumo: | Este texto apresenta algumas pesquisas que investigam visualidade e matemática por meio de oficinas de arte e crianças. Elas são produzidas não pelo traço acostumado de se procurar tão somente geometrias da Matemática na Arte, mas pela problematização de um pensamento matemático que se entremeia no ver e no saber no ensino de Matemática. São criadas e desenvolvidas, portanto, oficinas e arte com estudantes do Ensino Fundamental. Estas oficinas funcionam como estratégias de intervenção ou como dispositivos que permitem investigar como a matemática compõe práticas visuais. Assim, saberes que se interconectam, formam e informam como vemos: proporção, simetria, surrealismo, estética, volume, área, formas, de-formas, abstracionismo, geometrias, aritmética, hipercubo, cubismo. |
id |
UFSC_28f1e3c15b9059d41859e38bd5794eb8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/244549 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Traços de crianças: investigando a visualidade matemática por meio de oficinas de arteEducação Matemática e InfânciaMatemática e ArtePráticas VisuaisVisualidadeEste texto apresenta algumas pesquisas que investigam visualidade e matemática por meio de oficinas de arte e crianças. Elas são produzidas não pelo traço acostumado de se procurar tão somente geometrias da Matemática na Arte, mas pela problematização de um pensamento matemático que se entremeia no ver e no saber no ensino de Matemática. São criadas e desenvolvidas, portanto, oficinas e arte com estudantes do Ensino Fundamental. Estas oficinas funcionam como estratégias de intervenção ou como dispositivos que permitem investigar como a matemática compõe práticas visuais. Assim, saberes que se interconectam, formam e informam como vemos: proporção, simetria, surrealismo, estética, volume, área, formas, de-formas, abstracionismo, geometrias, aritmética, hipercubo, cubismo.2023-02-17T14:32:41Z2023-02-17T14:32:41Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf2178-034Xhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244549Kerscher, Mônica MariaFlores, Cláudia Reginaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-02-17T14:32:41Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/244549Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-02-17T14:32:41Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Traços de crianças: investigando a visualidade matemática por meio de oficinas de arte |
title |
Traços de crianças: investigando a visualidade matemática por meio de oficinas de arte |
spellingShingle |
Traços de crianças: investigando a visualidade matemática por meio de oficinas de arte Kerscher, Mônica Maria Educação Matemática e Infância Matemática e Arte Práticas Visuais Visualidade |
title_short |
Traços de crianças: investigando a visualidade matemática por meio de oficinas de arte |
title_full |
Traços de crianças: investigando a visualidade matemática por meio de oficinas de arte |
title_fullStr |
Traços de crianças: investigando a visualidade matemática por meio de oficinas de arte |
title_full_unstemmed |
Traços de crianças: investigando a visualidade matemática por meio de oficinas de arte |
title_sort |
Traços de crianças: investigando a visualidade matemática por meio de oficinas de arte |
author |
Kerscher, Mônica Maria |
author_facet |
Kerscher, Mônica Maria Flores, Cláudia Regina |
author_role |
author |
author2 |
Flores, Cláudia Regina |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kerscher, Mônica Maria Flores, Cláudia Regina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Matemática e Infância Matemática e Arte Práticas Visuais Visualidade |
topic |
Educação Matemática e Infância Matemática e Arte Práticas Visuais Visualidade |
description |
Este texto apresenta algumas pesquisas que investigam visualidade e matemática por meio de oficinas de arte e crianças. Elas são produzidas não pelo traço acostumado de se procurar tão somente geometrias da Matemática na Arte, mas pela problematização de um pensamento matemático que se entremeia no ver e no saber no ensino de Matemática. São criadas e desenvolvidas, portanto, oficinas e arte com estudantes do Ensino Fundamental. Estas oficinas funcionam como estratégias de intervenção ou como dispositivos que permitem investigar como a matemática compõe práticas visuais. Assim, saberes que se interconectam, formam e informam como vemos: proporção, simetria, surrealismo, estética, volume, área, formas, de-formas, abstracionismo, geometrias, aritmética, hipercubo, cubismo. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2023-02-17T14:32:41Z 2023-02-17T14:32:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
2178-034X https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244549 |
identifier_str_mv |
2178-034X |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244549 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652299936989184 |