Sou professora! e agora? os desafios do início à docência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Letícia de Bom de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196341
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.
id UFSC_e04566f12aee2eae4d6059c11218051a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/196341
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Sou professora! e agora? os desafios do início à docênciaEstágioProfissionalidadeDocência.TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.O presente estudo aprofunda a importância do estágio e como ele é considerado por muitos autores, o início a docência. Os primeiros passos para fazê-lo indagam rememorar o período de estágio, tanto o não obrigatório como o obrigatório presente da grade curricular do curso de Pedagogia, procurando refletir sobre as experiências adquiridas e considerando as teorias aprendidas. Posteriormente, foi realizada uma pesquisa no acervo da Revista Brasileira de Educação da Anped, no período entre 2013 e 2017. Foram procurados artigos que obtivessem alguma relação com o tema, o mesmo processo foi feito com o GT08 (formação de professores), no entanto não se determinou o período, pois haveria pouco material para ser analisado nos Trabalhos de Conclusão de Curso de Pedagogia no período de 2015.2 até o primeiro semestre de 2017. As leituras de Agostinho (2016), Costa (2015), Fontana (2000), Larrosa (2002), Lima e Pimenta (2017), dentre outros, trouxeram a definição de estágio e experiência, possibilitando uma maior compreensão do estágio como uma etapa formativa inicial quando se trata da docência. A análise de conteúdo dos textos implicará pensar que o processo de profissionalidade está diretamente ligado ao de constituir-se docente, uma vez que o mesmo se inicia junto com a docência, neste caso, por meio dos estágios e suas experiências.Florianópolis, SCSouza, Simone Vieira deUniversidade Federal de Santa CatarinaSouza, Letícia de Bom de2019-05-29T18:43:15Z2019-05-29T18:43:15Z2017-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis39 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196341porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-29T18:43:15Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/196341Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-05-29T18:43:15Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Sou professora! e agora? os desafios do início à docência
title Sou professora! e agora? os desafios do início à docência
spellingShingle Sou professora! e agora? os desafios do início à docência
Souza, Letícia de Bom de
Estágio
Profissionalidade
Docência.
title_short Sou professora! e agora? os desafios do início à docência
title_full Sou professora! e agora? os desafios do início à docência
title_fullStr Sou professora! e agora? os desafios do início à docência
title_full_unstemmed Sou professora! e agora? os desafios do início à docência
title_sort Sou professora! e agora? os desafios do início à docência
author Souza, Letícia de Bom de
author_facet Souza, Letícia de Bom de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Simone Vieira de
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Letícia de Bom de
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio
Profissionalidade
Docência.
topic Estágio
Profissionalidade
Docência.
description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11
2019-05-29T18:43:15Z
2019-05-29T18:43:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196341
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196341
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 39 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651952879304704