Sou professora! e agora? os desafios do início à docência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196341 |
Resumo: | TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia. |
id |
UFSC_e04566f12aee2eae4d6059c11218051a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/196341 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Sou professora! e agora? os desafios do início à docênciaEstágioProfissionalidadeDocência.TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.O presente estudo aprofunda a importância do estágio e como ele é considerado por muitos autores, o início a docência. Os primeiros passos para fazê-lo indagam rememorar o período de estágio, tanto o não obrigatório como o obrigatório presente da grade curricular do curso de Pedagogia, procurando refletir sobre as experiências adquiridas e considerando as teorias aprendidas. Posteriormente, foi realizada uma pesquisa no acervo da Revista Brasileira de Educação da Anped, no período entre 2013 e 2017. Foram procurados artigos que obtivessem alguma relação com o tema, o mesmo processo foi feito com o GT08 (formação de professores), no entanto não se determinou o período, pois haveria pouco material para ser analisado nos Trabalhos de Conclusão de Curso de Pedagogia no período de 2015.2 até o primeiro semestre de 2017. As leituras de Agostinho (2016), Costa (2015), Fontana (2000), Larrosa (2002), Lima e Pimenta (2017), dentre outros, trouxeram a definição de estágio e experiência, possibilitando uma maior compreensão do estágio como uma etapa formativa inicial quando se trata da docência. A análise de conteúdo dos textos implicará pensar que o processo de profissionalidade está diretamente ligado ao de constituir-se docente, uma vez que o mesmo se inicia junto com a docência, neste caso, por meio dos estágios e suas experiências.Florianópolis, SCSouza, Simone Vieira deUniversidade Federal de Santa CatarinaSouza, Letícia de Bom de2019-05-29T18:43:15Z2019-05-29T18:43:15Z2017-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis39 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196341porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-29T18:43:15Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/196341Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-05-29T18:43:15Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sou professora! e agora? os desafios do início à docência |
title |
Sou professora! e agora? os desafios do início à docência |
spellingShingle |
Sou professora! e agora? os desafios do início à docência Souza, Letícia de Bom de Estágio Profissionalidade Docência. |
title_short |
Sou professora! e agora? os desafios do início à docência |
title_full |
Sou professora! e agora? os desafios do início à docência |
title_fullStr |
Sou professora! e agora? os desafios do início à docência |
title_full_unstemmed |
Sou professora! e agora? os desafios do início à docência |
title_sort |
Sou professora! e agora? os desafios do início à docência |
author |
Souza, Letícia de Bom de |
author_facet |
Souza, Letícia de Bom de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Souza, Simone Vieira de Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Letícia de Bom de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estágio Profissionalidade Docência. |
topic |
Estágio Profissionalidade Docência. |
description |
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-11 2019-05-29T18:43:15Z 2019-05-29T18:43:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196341 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196341 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
39 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651952879304704 |