Educação do corpo em ambientes educacionais na transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: um estudo em instituições do sistema federal de ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lacerda, Lisiane Silva de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196312
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.
id UFSC_e11cf90c7c710f404f9f01404f545c02
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/196312
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Educação do corpo em ambientes educacionais na transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: um estudo em instituições do sistema federal de ensinoInfânciaeducação do corpoeducação infantilescolaTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.O presente trabalho tem como objeto de estudo a educação do corpo em ambientes educacionais na transição da educação infantil para o ensino fundamental: um estudo em instituições do sistema federal de ensino, objetivando conhecer e compreender a forma como o corpo é tratado e concebido em ambientes educacionais formais, observando especialmente se existem, ou não, diferenças relativas ao tratamento conferido ao corpo na transição da educação infantil para o ensino fundamental. Tendo como foco de análise as práticas pedagógicas e experiências vividas em sala de aula, esta pesquisa se valeu de observações diretas do cotidiano escolar e também de entrevistas com as professoras de duas turmas de crianças – uma no curso final da educação infantil e outra no primeiro ano do ensino fundamental, de duas instituições públicas de Florianópolis ligadas ao sistema federal de ensino. Tratase, portanto, de uma pesquisa qualitativa, diagnóstica e descritiva, que buscou investigar e analisar o trato conferido ao corpo da criança nesse processo tão delicado que é a transição de uma forma escolar a outra e suas implicações para a educação de crianças pequenas. Como conclusões, este estudo permitiu identificar que apesar dos diferentes contextos institucionais, das diferentes formas de organizar a rotina, os tempos e espaços, e mais especificamente das diferentes metodologias utilizadas pelas professoras com relação ao trato conferido aos corpos das crianças, ambas mostram-se preocupadas em fazer com que essa fase de transição não cause uma ruptura no processo de ensino aprendizagem provocando impactos negativos à formação das crianças. Procuram, em suas práticas pedagógicas, garantir os direitos das crianças à brincadeira, às expressões corporais e de movimento, aos conhecimentos acumulados historicamente, porém, de forma lúdica e atendendo às necessidades fundamentais de viver a infância intensamente.Florianópolis, SCMarcassa, Luciana PedrosaUniversidade Federal de Santa CatarinaLacerda, Lisiane Silva de2019-05-29T13:47:51Z2019-05-29T13:47:51Z2014-06-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis87 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196312porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-29T13:47:51Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/196312Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-05-29T13:47:51Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação do corpo em ambientes educacionais na transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: um estudo em instituições do sistema federal de ensino
title Educação do corpo em ambientes educacionais na transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: um estudo em instituições do sistema federal de ensino
spellingShingle Educação do corpo em ambientes educacionais na transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: um estudo em instituições do sistema federal de ensino
Lacerda, Lisiane Silva de
Infância
educação do corpo
educação infantil
escola
title_short Educação do corpo em ambientes educacionais na transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: um estudo em instituições do sistema federal de ensino
title_full Educação do corpo em ambientes educacionais na transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: um estudo em instituições do sistema federal de ensino
title_fullStr Educação do corpo em ambientes educacionais na transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: um estudo em instituições do sistema federal de ensino
title_full_unstemmed Educação do corpo em ambientes educacionais na transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: um estudo em instituições do sistema federal de ensino
title_sort Educação do corpo em ambientes educacionais na transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: um estudo em instituições do sistema federal de ensino
author Lacerda, Lisiane Silva de
author_facet Lacerda, Lisiane Silva de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marcassa, Luciana Pedrosa
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Lacerda, Lisiane Silva de
dc.subject.por.fl_str_mv Infância
educação do corpo
educação infantil
escola
topic Infância
educação do corpo
educação infantil
escola
description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-26
2019-05-29T13:47:51Z
2019-05-29T13:47:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196312
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196312
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 87 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652249651478528