Educação do corpo em ambientes educacionais na transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: um estudo em instituições do sistema federal de ensino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196312 |
Resumo: | TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia. |
id |
UFSC_e11cf90c7c710f404f9f01404f545c02 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/196312 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Educação do corpo em ambientes educacionais na transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: um estudo em instituições do sistema federal de ensinoInfânciaeducação do corpoeducação infantilescolaTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.O presente trabalho tem como objeto de estudo a educação do corpo em ambientes educacionais na transição da educação infantil para o ensino fundamental: um estudo em instituições do sistema federal de ensino, objetivando conhecer e compreender a forma como o corpo é tratado e concebido em ambientes educacionais formais, observando especialmente se existem, ou não, diferenças relativas ao tratamento conferido ao corpo na transição da educação infantil para o ensino fundamental. Tendo como foco de análise as práticas pedagógicas e experiências vividas em sala de aula, esta pesquisa se valeu de observações diretas do cotidiano escolar e também de entrevistas com as professoras de duas turmas de crianças – uma no curso final da educação infantil e outra no primeiro ano do ensino fundamental, de duas instituições públicas de Florianópolis ligadas ao sistema federal de ensino. Tratase, portanto, de uma pesquisa qualitativa, diagnóstica e descritiva, que buscou investigar e analisar o trato conferido ao corpo da criança nesse processo tão delicado que é a transição de uma forma escolar a outra e suas implicações para a educação de crianças pequenas. Como conclusões, este estudo permitiu identificar que apesar dos diferentes contextos institucionais, das diferentes formas de organizar a rotina, os tempos e espaços, e mais especificamente das diferentes metodologias utilizadas pelas professoras com relação ao trato conferido aos corpos das crianças, ambas mostram-se preocupadas em fazer com que essa fase de transição não cause uma ruptura no processo de ensino aprendizagem provocando impactos negativos à formação das crianças. Procuram, em suas práticas pedagógicas, garantir os direitos das crianças à brincadeira, às expressões corporais e de movimento, aos conhecimentos acumulados historicamente, porém, de forma lúdica e atendendo às necessidades fundamentais de viver a infância intensamente.Florianópolis, SCMarcassa, Luciana PedrosaUniversidade Federal de Santa CatarinaLacerda, Lisiane Silva de2019-05-29T13:47:51Z2019-05-29T13:47:51Z2014-06-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis87 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196312porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-29T13:47:51Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/196312Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-05-29T13:47:51Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação do corpo em ambientes educacionais na transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: um estudo em instituições do sistema federal de ensino |
title |
Educação do corpo em ambientes educacionais na transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: um estudo em instituições do sistema federal de ensino |
spellingShingle |
Educação do corpo em ambientes educacionais na transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: um estudo em instituições do sistema federal de ensino Lacerda, Lisiane Silva de Infância educação do corpo educação infantil escola |
title_short |
Educação do corpo em ambientes educacionais na transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: um estudo em instituições do sistema federal de ensino |
title_full |
Educação do corpo em ambientes educacionais na transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: um estudo em instituições do sistema federal de ensino |
title_fullStr |
Educação do corpo em ambientes educacionais na transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: um estudo em instituições do sistema federal de ensino |
title_full_unstemmed |
Educação do corpo em ambientes educacionais na transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: um estudo em instituições do sistema federal de ensino |
title_sort |
Educação do corpo em ambientes educacionais na transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: um estudo em instituições do sistema federal de ensino |
author |
Lacerda, Lisiane Silva de |
author_facet |
Lacerda, Lisiane Silva de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Marcassa, Luciana Pedrosa Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lacerda, Lisiane Silva de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Infância educação do corpo educação infantil escola |
topic |
Infância educação do corpo educação infantil escola |
description |
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-06-26 2019-05-29T13:47:51Z 2019-05-29T13:47:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196312 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196312 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
87 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652249651478528 |