Profissional da educação: eterno saber na precariedade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129273 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2014 |
id |
UFSC_e29c24bb1fad33499d06d2526606eb50 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/129273 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Profissional da educação: eterno saber na precariedadeEngenharia de produçãoLetramentoProfessoresEducação permanenteDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2014Este trabalho objetiva repensar a pedagogia do letramento que,por força do fenômeno da globalização, exige novas competências e habilidades de especialistas em educação, professores, alunos e administradores. Todo o embasamento teórico foi retirado de bibliografia de renomados estudiosos brasileiros e estrangeiros bem como fundamentado em relatórios do PISA-2000 e do INAF -2001. O questionário dirigido a professores das mais diversas áreas revelou em que medida o letramento desses profissionais se reflete em seu fazer em salas de aula. Viver e trabalhar na sociedade do século XXI, altamente dominada pela tecnologia da informação e do conhecimento, implica em domínio cada vez maior da leitura e da escrita. Conseqüentemente conclui-se que a educação continuada de educadores é uma condição imprescindível para a formação de uma sociedade menos excludente.<br>Abstract: This research intends to reconsider literacy and its pedagogy that has been highly impacted by the globalization phenomenon and so, new competences and abilities are requested of educational experts, administrators, teachers and students. All the theoretical text was based on Brazilian and foreigners specialists as well as on the reports of PISA2000 and INAF-2001. The questionnaire, answered by teachers from different areas showed how their own literacy reflects the way they work in classes. To live and to work in the XXI Century, profoundly marked by information and media technology implies in an increasingly domination of writing and reading skills. For this reason, we may conclude that teacher's continued education is an inherent condition inorder to build a less excluding society.Pereira, Elson ManoelUniversidade Federal de Santa CatarinaWeber, Mary Raquel Storrer2015-02-05T20:53:48Z2015-02-05T20:53:48Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis101 p.| grafs.application/pdf331236https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129273porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-02-05T20:53:48Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/129273Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-02-05T20:53:48Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Profissional da educação: eterno saber na precariedade |
title |
Profissional da educação: eterno saber na precariedade |
spellingShingle |
Profissional da educação: eterno saber na precariedade Weber, Mary Raquel Storrer Engenharia de produção Letramento Professores Educação permanente |
title_short |
Profissional da educação: eterno saber na precariedade |
title_full |
Profissional da educação: eterno saber na precariedade |
title_fullStr |
Profissional da educação: eterno saber na precariedade |
title_full_unstemmed |
Profissional da educação: eterno saber na precariedade |
title_sort |
Profissional da educação: eterno saber na precariedade |
author |
Weber, Mary Raquel Storrer |
author_facet |
Weber, Mary Raquel Storrer |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pereira, Elson Manoel Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Weber, Mary Raquel Storrer |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia de produção Letramento Professores Educação permanente |
topic |
Engenharia de produção Letramento Professores Educação permanente |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2014 |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2015-02-05T20:53:48Z 2015-02-05T20:53:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
331236 https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129273 |
identifier_str_mv |
331236 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129273 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
101 p.| grafs. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652369440800768 |