Profissional da educação: eterno saber na precariedade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Weber, Mary Raquel Storrer
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129273
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2014
id UFSC_e29c24bb1fad33499d06d2526606eb50
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/129273
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Profissional da educação: eterno saber na precariedadeEngenharia de produçãoLetramentoProfessoresEducação permanenteDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2014Este trabalho objetiva repensar a pedagogia do letramento que,por força do fenômeno da globalização, exige novas competências e habilidades de especialistas em educação, professores, alunos e administradores. Todo o embasamento teórico foi retirado de bibliografia de renomados estudiosos brasileiros e estrangeiros bem como fundamentado em relatórios do PISA-2000 e do INAF -2001. O questionário dirigido a professores das mais diversas áreas revelou em que medida o letramento desses profissionais se reflete em seu fazer em salas de aula. Viver e trabalhar na sociedade do século XXI, altamente dominada pela tecnologia da informação e do conhecimento, implica em domínio cada vez maior da leitura e da escrita. Conseqüentemente conclui-se que a educação continuada de educadores é uma condição imprescindível para a formação de uma sociedade menos excludente.<br>Abstract: This research intends to reconsider literacy and its pedagogy that has been highly impacted by the globalization phenomenon and so, new competences and abilities are requested of educational experts, administrators, teachers and students. All the theoretical text was based on Brazilian and foreigners specialists as well as on the reports of PISA2000 and INAF-2001. The questionnaire, answered by teachers from different areas showed how their own literacy reflects the way they work in classes. To live and to work in the XXI Century, profoundly marked by information and media technology implies in an increasingly domination of writing and reading skills. For this reason, we may conclude that teacher's continued education is an inherent condition inorder to build a less excluding society.Pereira, Elson ManoelUniversidade Federal de Santa CatarinaWeber, Mary Raquel Storrer2015-02-05T20:53:48Z2015-02-05T20:53:48Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis101 p.| grafs.application/pdf331236https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129273porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-02-05T20:53:48Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/129273Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-02-05T20:53:48Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Profissional da educação: eterno saber na precariedade
title Profissional da educação: eterno saber na precariedade
spellingShingle Profissional da educação: eterno saber na precariedade
Weber, Mary Raquel Storrer
Engenharia de produção
Letramento
Professores
Educação permanente
title_short Profissional da educação: eterno saber na precariedade
title_full Profissional da educação: eterno saber na precariedade
title_fullStr Profissional da educação: eterno saber na precariedade
title_full_unstemmed Profissional da educação: eterno saber na precariedade
title_sort Profissional da educação: eterno saber na precariedade
author Weber, Mary Raquel Storrer
author_facet Weber, Mary Raquel Storrer
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Elson Manoel
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Weber, Mary Raquel Storrer
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia de produção
Letramento
Professores
Educação permanente
topic Engenharia de produção
Letramento
Professores
Educação permanente
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2014
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2015-02-05T20:53:48Z
2015-02-05T20:53:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 331236
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129273
identifier_str_mv 331236
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129273
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 101 p.| grafs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652369440800768