As contribuições do PIBID na formação e prática docente dos licenciados em Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Jéssica Suellem da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/192666
Resumo: TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Educação Física Licenciatura.
id UFSC_e43e6b836066054dccae9e098b681992
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/192666
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling As contribuições do PIBID na formação e prática docente dos licenciados em Educação Física da Universidade Federal de Santa CatarinaEducação FísicaEstágio curricular obrigatórioTeoria e práticaPIBIDTCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Educação Física Licenciatura.O presente trabalho tem como objetivo evidenciar as contribuições do PIBID na perspectiva dos IDs em relação a formação e prática docente dos licenciados em Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina. A pesquisa é do tipo exploratório e de natureza qualitativa e quantitativa. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi um questionário composto por 4 questões abertas relacionadas à temática, visando compreender as possíveis contribuições na prática docente e formação. Foram entrevistados 23 sujeitos que haviam participado do projeto entre os anos de 2012 a 2016. Constatou-se que o PIBID teve importâncio no processo inicial de formação dos licenciados, como possibilidade de qualificação do ensino, por permitir a inserção no ambiente escolar desde o início da vida acadêmica. Sendo também importante na aproximação entre universidade e a escola, pois permite tanto aos bolsistas quanto aos professores da própria instituição e também supervisores do projeto, um aprofundamento teórico prático das possibilidades da Educação Física e também da realidade escolar por meio de debates, leituras e relatos, contribuindo para a formação de professores capazes de refletir criticamente a sua futura profissão. Além disso, serviu para indicar uma proposta de currículo mais qualificado.Florianópolis, SCPinto, Fábio MachadoUniversidade Federal de Santa CatarinaSilva, Jéssica Suellem da2018-12-21T00:33:49Z2018-12-21T00:33:49Z2018-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis80 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/192666porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-21T00:33:49Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/192666Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-12-21T00:33:49Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv As contribuições do PIBID na formação e prática docente dos licenciados em Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina
title As contribuições do PIBID na formação e prática docente dos licenciados em Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina
spellingShingle As contribuições do PIBID na formação e prática docente dos licenciados em Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina
Silva, Jéssica Suellem da
Educação Física
Estágio curricular obrigatório
Teoria e prática
PIBID
title_short As contribuições do PIBID na formação e prática docente dos licenciados em Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina
title_full As contribuições do PIBID na formação e prática docente dos licenciados em Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina
title_fullStr As contribuições do PIBID na formação e prática docente dos licenciados em Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina
title_full_unstemmed As contribuições do PIBID na formação e prática docente dos licenciados em Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina
title_sort As contribuições do PIBID na formação e prática docente dos licenciados em Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina
author Silva, Jéssica Suellem da
author_facet Silva, Jéssica Suellem da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pinto, Fábio Machado
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Jéssica Suellem da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Estágio curricular obrigatório
Teoria e prática
PIBID
topic Educação Física
Estágio curricular obrigatório
Teoria e prática
PIBID
description TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Educação Física Licenciatura.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-21T00:33:49Z
2018-12-21T00:33:49Z
2018-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/192666
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/192666
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 80 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652223971852288